Buscar

NEURO 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408317434)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação do paciente neurológico deve ser feita de forma criteriosa e cuidadosa. Quando se trata de doenças neurológicas o fisioterapeuta precisa ter conhecimento dos sintomas e sinais que podem ser gerados decorrentes dessas lesões. Analise as afirmações abaixo sobre a avaliação do paciente neurológico e marque a alternativa correta: I ¿ O sinal do canivete é encontrado nas hipertonias espásticas; II ¿ Nas apraxias o paciente consegue fazer o movimento isolado, porém não consegue sequenciar o ato motor; III ¿ Agnosia é a dificuldade que o paciente tem em frear o movimento.
		
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira
	
	São verdadeiras as afirmativas I e III
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III
	 
	São verdadeiras as afirmativas I e II;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407861949)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) apresenta três fatores de risco mais comumente reconhecidos da doença cerebrovascular: a hipertensão (mais importante); o Diabetes Mellitus e as doenças do coração. As insuficiências neurológicas focais originadas de um AVC embólico, trombótico ou hemorrágico dependem do tamanho e da localização da lesão, além da quantidade do fluxo sanguíneo colateral. Escolha a alternativa correta: I - É Proporcional quando compromete mais o membro superior que o membro inferior; II - Na fase aguda o hemicorpo contralateral a lesão cerebral apresenta hipotonicidade; III- Na fase crônica o membro superior pode adquirir a postura de rotação interna e adução do ombro, flexão cotovelo, pronação do antebraço, flexão de punhos e dedos; IV- A goniometria, neste caso, poderá ser aplicada de forma passiva, tanto pela postura de hipotonia como pela postura de rigidez articular que impossibilitam os movimentos ativos livres; IV- A marcha helicoidal é favorecida pela fraqueza das musculaturas flexoras das articulações do membro inferior contralateral a lesão cerebral, assim como pela postura extensora do membro citado.
		
	
	Todas as afirmativas estão verdadeiras
	
	A afirmativa I está verdadeira
	
	Todas as afirmativas estão falsas
	
	Apenas as afirmativas II e IV estão verdadeiras
	 
	A afirmativa I está falsa
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407973791)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Encefálica Vascular (DEV) tem como seu principal fator de risco a hipertensão arterial. Outros fatores podem ser citados, como o diabetes mellitus, a obesidade, as doenças cardíacas, o sedentarismo, etc. A DEV pode ser hemorrágica (DEV H) ou isquêmica (DEV I) e pode trazer vários prejuízos à funcionalidade do indivíduo. Em relação à DEV analise as afirmações a seguir: Em relação ao aspecto fisiopatológico, o infarto trombótico é pior que o infarto embólico no quadro clínico final PORQUE A DEV-H pode ser causada por picos hipertensivos, rompimento de aneurismas ou má formações arteriovenosas, enquanto que as DEV-I são decorrentes da oclusão dos vasos com isquemia do tecido distal. Com base na leitura acima conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa;
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira;
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira;
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408392452)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente vítima de um acidente vascular encefálico, decorrente de uma obstrução da artéria cerebral média direita, pode apresentar a seguinte sequela:
		
	
	Hemiparesia bilateral sem perturbações visuo-espaciais
	
	Hemiparesia ipsilateral e perturbações visuo-espaciais
	 
	Hemiparesia contralateral e perturbações visuo-espaciais
	
	Hemiparesia ipsilateral sem perturbações visuo-espaciais
	
	Hemiparesia contralateral sem perturbações visuo-espaciais
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408399453)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Homem, 52 anos, apresentou fraqueza no hemicorpo D e tombou no solo, enquanto trabalhava na lavoura. Foi encontrado após algumas horas e transportado ao hospital local. Recebeu diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) resultante de bloqueio súbito de uma artéria, impedindo o fluxo de sangue para uma região cerebral. Foi encaminhado à fisioterapia e, na avaliação, o paciente apresentava a face direita alterada, incapacidade de mover o braço e a perna direitos, e diminuição da sensibilidade no lado direito do corpo, necessitando de assistência máxima para se movimentar. Nesse caso, com base na incapacidade decorrente da lesão (sequela), o quadro deste paciente pode ser classificado de:
		
	
	hemiparesia completa desproporcionada, com predomínio braquial à direita.
	
	hemiplegia incompleta proporcionada à direita.
	 
	hemiplegia completa proporcionada à direita.
	
	hemiparesia incompleta proporcionada à direita.
	
	hemiplegia completa desproporcionada com predo- mínio braquial à direita.

Continue navegando