A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
apanhadao de corporeidade Silvana

Pré-visualização | Página 1 de 8

Objetivas de Corporeidade
1)Em relação ao sistema de avaliação da disciplina de Educação Física, ao PCN sugerem ao profissional que ele deve trabalhar essas informações, que são fornecidas a partir dos alunos e da cultura corporal, sem abandonar as dimensões reflexivas e críticas da realidade, como os:
R- E) Métodos de organização escolar, mostrando os limites e as competências corporais e valorizando as diferenças de cada aluno.
2)Freitas (2001) entende que há um paradoxo na linguagem corporal e que quando se pensa em corpo vê-se um fenômeno específico e independente. Embora esse problema ainda não tenha sido resolvido, os teóricos pensam numa construção cultural e histórica, buscando o conceito de um corpo integrado, biopsíquico e sociocultural.
 Qual dos aportes teóricos a seguir é utilizado pelos cientistas para interpretar o problema?
R- C) Antropologia
3)Ana Mae Barbosa (2003, p. 18) discute que: “A na educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento individual. Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação , apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida, e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada”.
A partir da fala de Barbosa, escolha a alternativa relacionada ao conceito de cultura:
R- D) Cultura é a expressão de um povo independentemente da classe social.
4)Micheli (1991, p. 41) explica: Com o Dadaísmo, uma nova realidade toma posse de seus direitos. A vida parece uma simultânea confusão de barulhos, de cores e de ritmos espirituais que são imediatamente retratados na arte dadaísta pelos gritos e pelas febres sensacionais da sua audaz psique quotidiana e em toda a sua brutal realidade. Eis a encruzilhada bem definida que distingue o Dadaísmo de todas as outras tendências da arte{....}. A imprensa tipográfica teve grande importância para o artista dadá; combinava-se o produto industrializado com o artesanal, Todo o objetivo consistia em integrar os objetos do mundo das máquinas e da indústria ao mundo da arte. As colagens tipográficas, ou montagens, pretendiam realizar isso impondo, sobre uma coisa que só podia ser feita à mão, a aparência de algo que havia sido totalmente feito a máquina, Numa composição imaginativa, eles reuniam elementos retirados de livros, jornais, cartazes ou folhetos, num arranjo que até então nenhuma máquina podia compor.
Escolha, dentre as alternativas a seguir, aquela que não corresponde ao Dadaísmo:
R- Integravam-se as pinturas clássicas com motivos românticos.
5)Leia atentamente os itens a seguir a respeito do Renascimento, movimento que modificou fortemente o cenário europeu:
I- Na Itália houve um elevado crescimento nas administrações públicas.
II- Em Florença, não aconteceram melhorias nem na arquitetura e nem nas ciências.
III- Em Veneza e Roma, devido à presença de gravadores e impressores originados da Alemanha, a tipografia era bem aceita.
IV- Na Itália, a principal característica desse movimento foi a busca da compreensão da humanidade como um todo.
Estão corretas:
R- E) As alternativas I, III e IV
6)A Arte Barroca promove um mundo de significados sobre a natureza do homem e sua cultura. Os detalhes constroem um painel de variedade de formas, com uma mescla de sombras, luzes e cores compondo uma exuberância. É a expressão artística mais sinestésica, como fala Percival Tirapelli (1993, p. 40), o maior especialista em Barroco no Brasil: “Só entendemos o Barroco quando o vemos frente a frente!” Verificamos que o Barroco, além de inaugurar um estilo estético, também tem uma função política. Foi a maior manifestação da igreja em termos de propaganda, ou seja, teve um papel importante na Contrarreforma, sendo utilizado como modo de divulgar o catolicismo e chamar os fiéis de volta à igreja após os movimentos ocorridos na Idade Média, conforme já estudamos.
O Barroco foi, portanto:
R- C) A maior manifestação da igreja utilizada como propaganda divulgando o catolicismo.
7)As experiências de corpo, segundo Funke-Wieneke (1998), baseiam-se em experiências corporais e se estruturam em: experiência com o corpo, experiência do corpo, apresentação do corpo e interpretação da linguagem corporal.
Escolha a alternativa que não é compatível com a teoriade Funke-Wieneke:
R- B) A experiência do corpo não utiliza o diálogo com outra criança para desenvolver sua interação social.
8)Na história da humanidade, o homem sempre criou sua arte, ainda presente, em vários locais do Brasil e do mundo. Essa arte retrata expressões do homem desde 4mil a.C.. Pesquisadores dedicam parte de seus estudos para entender como era essa arte, quais recursos materiais o homem utilizava e como ele se vestia e se enfeitava.
Assinale a alternativa que reflete essa teoria:
R- D) A arte rupestre era uma linguagem rude do homem daquela época.
9)”Nunca se falou tanto em corpo neste tempo que tanto o profana. Nas fabricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina , como Chapolin crítica em seu filme “Tempos Modernos”. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espirito. “Frei Betto. Jornal do Brasil, 14jun. 2001
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente das academias de ginásticas está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físicos e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve:
R- A) Orientar o aluno quanto ás inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercício físicos, pois neste caso, o corpo deixa de ser compreendido como músculos, ossos e órgãos.
10)Utilizamos a arte para nos expressar e criarmos, de forma simbólica, as coisas que nos rodeiam. A verdade é que a obra artística expressa não o que de fato existe (embora seja concreta), e sim o que representa para o artista, o que nem sempre é o povo vê. Como exemplo, podemos pensar numa tela em branco. Quando um pintor utiliza esse espaço criando uma imagem, a tela deixa de ser tela e se transforma na imagem que produziu.
Diante dessa afirmação, pense como uma obra de arte é construídas e escolha a alternativa que mostra de forma mais completa o que está representando numa obra de arte:
R- E) É criada a partir de imaginação, histórias, cores, formas, sons e gestos.
11)Um professor, ao utilizar um plano de aula referente á disciplina de Educação Física, poderá privilegiar a coordenação motora, contanto que tais atividades inseridas contemplem as estruturas amplas do movimento e os aspectos específicos do ato motor, Assim, o profissional elaborará movimento ao plano de aula contemplando as condutas motoras que podem ser vistas nos itens a seguir:
I- Condutas motoras de base ou formas básicas de movimento – quadrupedar, sentar e levantar, rolar, andar, largar, apanhar, pegar ,levantar e transportar objetos, subir e descer.
II- Condutas motoras de base ou formas básicas de movimentos – girar, galopear, correr, saltar, saltitar, pular em um pé e com os pés juntos.
III- Condutas motoras de base ou formas básicas de movimento – equilibrar, respirar, brincar, relaxar.
São condutas motoras os itens apresentados na(s) alternativas:
R- D) I, II, III
12)A Revolução Industrial, que é um marco importante da história da humanidade, revolucionou o cenário artístico mundial. Uma das razões para isso foi a fabricação de diferentes materiais, abrindo a possibilidade de construção de vários