Buscar

O sucesso de todo negócio depende de uma série de fatores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sucesso de todo negócio depende de uma série de fatores: é preciso conhecer e conquistar os clientes, oferecer produtos e serviços de qualidade, garantir um bom atendimento, ter um preço competitivo. E para que o ecossistema de sua empresa esteja balanceado, funcionando bem, é importante observar e potencializar o relacionamento com fornecedores e parceiros.
Um bom gestor sabe que os fornecedores estão entre os públicos mais importantes da empresa. Construir relações de confiança com aqueles que são diretamente responsáveis pelo funcionamento do seu negócio pode ser uma ótima maneira de se destacar da concorrência e deixar os clientes ainda mais satisfeitos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante que o empreendedor desenvolva estratégias para se fortalecer e se diferenciar dos concorrentes. Nesse cenário, contar com parceiros estratégicos que podem oferecer condições especiais de compra e que têm o interesse em crescer junto, pode ser fundamental.
Um bom relacionamento com fornecedores é essencial se você quer repassar boas condições de compra para os seus clientes.
Uma das maiores vantagens das relações de parceria é a possibilidade de expandir a sua cartela de clientes. Bons parceiros sempre indicam os serviços um do outro. Por isso, é fundamental consolidar um bom relacionamento com aqueles fornecedores que você admira e cujo trabalho você indicaria aos seus próprios clientes.
Fortalecer as relações com os fornecedores significa, também, conhecer melhor os processos e o modo de trabalho de cada um. Com um diálogo aberto e franco com os seus fornecedores você pode organizar melhor a sua cadeia de produção e venda, seus prazos internos e as entregas para os clientes. E, claro, processos mais eficientes geram melhores resultados.
Uma parceria com fornecedor requer condições diferenciadas de compra. A negociação de melhores preços em troca de exclusividade, ou assinar um contrato de longo prazo. O importante aqui é entender as necessidades do seu fornecedor, oferecer condições interessantes para ambas as partes e assim conseguir repassar melhores preços aos seus clientes, mantendo ainda uma boa margem de lucro.
Um bom relacionamento com fornecedores é também muito interessante a longo prazo – empresas que procuram crescer juntas tendem a ser muito mais fortes no mercadoO relacionamento com os fornecedores é um dos pontos cruciais para o empreendedor que quer se destacar e alcançar sucesso no mercado. Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de se construir parcerias estratégicas com os fornecedores, é só determinar quais são os seus parceiros mais importantes e traçar um planejamento para otimizar as trocas.

Outros materiais