Buscar

04 diferenças entre posse e propriedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CESED No. 4
FACISA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Direito Civil V
PROFESSOR: Mário Vinícius Carneiro
Diferença entre posse e propriedade
	A posse é o fato que permite e possibilita o exercício do direito de propriedade. Quem não tem posse não pode utilizar-se da coisa. Assim, o ordenamento jurídico protege sempre e com maior celeridade e eficácia aquele que detém o aspecto externo da propriedade. 
	O jus possidendi é o direito de posse fundado na propriedade (em algum título, quer seja propriedade ou em outros direitos reais e obrigações com força real). O possuidor tem a posse e é também proprietário. Poderá até perdê-la, mas nem por isso deixará de ser sistematicamente de ser proprietário. 
	O jus possessionis é o direito fundado no fato da posse, Nesta hipótese, o possuidor pode não ser proprietário. Ainda assim, encontrará proteção jurídica, conforme prevê o artigo 1.196 do CC. 
	A posse e a propriedade têm elementos comuns: a submissão da coisa à vontade da pessoa. É por conta deste princípio que emerge a noção de aparência no conceito de posse, pois a posse é a forma ordinária de ser exercido o direito de propriedade. Daí porque existe a presunção de ser o possuidor da coisa seu proprietário. 
	Da propriedade decorrem todos os demais direitos reais. Ela, portanto, é maior que todos eles. Por conta deste princípio, podemos distinguir claramente os juízos possessório e petitório. Nas ações possessórias (interditos), trata-se exclusivamente da questão da posse. Nas ações petitórias (petitorium iudicium), leva-se em conta exclusivamente o direito de propriedade. 
	A decisão que esclarece o conflito possessório não inibe nem prejulga o âmbito petitório. Isto significa dizer que se alguém perde a ação que buscava a posse, lhe restará ainda a via petitória, para provar seu direito de propriedade, ou outro direito real, para haver a coisa, exercendo assim o direito de seqüela. 
BIBLIOGRAFIA: 
VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: direitos reais, vol. V. 11º edição – São Paulo: Editora Atlas, 2010

Outros materiais