Buscar

Avaliação Objetiva 2 processos operacionais (enunciado)

Prévia do material em texto

Avaliação Objetiva 2 – Adm de Processo operacionais
1Com base na filosofia do sistema Just-in-Time – JIT de produção, analise as afirmativas que seguem:
I - A tônica da analogia do rio-de-inventário é comprovar a importância da manutenção de níveis baixos de estoques para que as pedras do fundo do rio apareçam como problemas, e sejam eliminados.
II - No sistema JIT, a palavra Kanban da língua japonesa significa um marcador, e sua sinalização dependerá do comportamento das vendas dos produtos da empresa.  
III.  O JIT é um sistema de produção que surgiu no Japão com base no princípio de reposição das mercadorias nas prateleiras do supermercado, na medida em que as mercadorias fossem sendo tiradas pelas pessoas das prateleiras para compra. 
IV - Pode-se dizer que em essência o JIT é um sistema centralizado de produção baseado na previsão das vendas do produtos produzidos pela empresa.
Estão CORRETAS as afirmativas:
    Apenas I e III 
    apenas II e IV 
    apenas I e II 
    apenas I, II e III 
    apenas III e IV 
2O Just in Time - JIT é um sistema ativo, não aceita desperdícios, descobrindo uma fonte destes, trata de achar uma solução para eliminá-la. É agindo sobre as causas que levam à formação de estoques que o JIT consegue reduzi-los. Os sistemas ERP do sistema Just in Case -  JIC  são sistemas “passivos” que aceitam os desperdícios existentes, apenas incorporando essa informação no processo de planejamento e controle. Eles tentam minimizar os custos envolvidos no processo, mas, na maioria dos casos, com foco errado (Correa Gianesi, 1996) Com base no texto, e considerando que na década de 80, a Toyota fabricante de carros no Japão obteve lucros superiores ao da Ford fabricante de carros nos Estados Unidos, analise as seguintes afirmativas:
I – O sistema JIT por ser um sistema ativo irá gerar obrigatoriamente mais dinheiro e caixa na empresa.
II – O sistema JIC por ser um sistema passivo irá gerar mais dívidas com fornecedores pelo maior volume de estoques.
III – As palavras ativo e passivo no contexto do texto dos autores têm o significado de uma tomada de decisão ou uma ação.
IV – no termo dos autores –“o sistema JIC por minimizarem os custos envolvidos no foco errado” significará portanto, que não irão gerar lucro na empresa.
Estão INCORRETAS as afirmativas
    apenas I e IV 
    apenas III 
    apenas I, II e IV 
    apenas II e IV 
    apenas II, III 
3O sistema Just in Time JIT utiliza algumas terminologias próprias de procedimentos, dispositivos e ou ferramentas para o seu efetivo funcionamento. Entre eles podemos citar:  troca rápida de ferramenta, Poka Yoke, Kaizen, quadro Andon, o cartão sinalizador Kanban. Considere as seguintes afirmativas quanto a aplicabilidade de cada um:
I - O quadro Andon permite ao operador da célula de produção determinar que peça produzir e o momento em que deve ser produzida.
II – o tempo de troca de ferramenta da máquina de um processo não interfere na quantidade de estoque dos materiais em processo na manufatura, o qual é definido pelo Kanban.
III – poka Yoke programa para controlar as estatísticas dos desperdícios de produção 
IV – o sistema de cartão Kanban permite determinar a quantidade do estoque no processo de manufatura estritamente pelo ciclo de produção entre os processos, em função da demanda e do dimensionamento do sistema Kanban
Estão CORRETAS as afirmações:
    apenas I 
    apenas II 
    apenas III e IV 
    apenas I e II 
    apenas IV 
4O Kanban é um sistema que prima pela simplicidade e que possibilita o controle visual da produção. Um administrador que conhece esse sistema, consegue verificar muito da situação atual da empresa simplesmente andando pelo chão de fábrica: onde estão os problemas, as peças que tem de ser produzidas, as quantidades de peças nos containers, o lote de produção, quem produz a peça, quem fornece a matéria-prima para o processamento etc. (Carvalho 2012)  Em função do texto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Uma regra básica do Kanban: Conteiner com o seu cartão Kanban no painel, significa contêiner completo de peças      PORQUE se o contêiner estivesse vazio na expedição do processo, o cartão Kanban o acompanharia.
    as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira 
    as duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira 
    a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa 
    a primeira asserção é falsa e a segunda verdadeira 
     as duas asserções são falsas 
5Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas na relação visual que existe de fácil interpretação no sistema Kanban quanto ao comportamento da demanda do mercado ou do cliente interno . Todos os contêineres de uma área de expedição vazios significam que a demanda acabou PORQUE No momento em que havia demanda os conteiners vão sendo esvaziados 
    as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira 
    as duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira 
    a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa 
    as duas asserções são falsas 
    a primeira asserção é falsa e a segunda verdadeira 
6O sistema Kanban na filosofia de produção do Just in Time quando desenvolvido pela Toyota objetivou principalmente a:
    Quantificar o número de peças por contêiner (analogia da capacidade da prateleira do supermercado) 
    Ser apenas um sinalizador visual de máquina quebrada ou maquina funcionando 
    Ser um sistema limitador dos estoques de manufatura que atendesse a demanda do mercado ou cliente interno em função do ciclo de reposição das peças. 
    Ser um complemento mais detalhado ao sistema Andon 
    Um sinalizador para ¿empurrar¿ a produção 
7Goldratt em sua Teoria das Restrições demonstrou nos processos de manufatura os efeitos das incertezas, que segundo ele, em todos os sistemas de produção, trabalha-se  com incertezas. Os Lead-Times (ou tempos de entrega) utilizados normalmente são tempos médios e não exatos, portanto, podem ocorrer no prazo estimado, antes ou depois dele. A Teoria das restrições mostra que o tempo de atraso em uma linha de produção tem reflexo direto na operação seguinte. Por exemplo, se uma máquina atrasar cinco minutos na sua operação, a seguinte só poderá começar a operar cinco minutos depois do planejado. (Carvalho, 2012)  Em função do texto considere que o seguinte enunciado: Um processo A produz em média 20 peças por hora, levando 40 minutos nas primeiras 10 peças e 20 minutos nas 10 peças restantes. As peças produzidas em A passam individualmente de imediato para o Processo B que também produz em média 20 peças por hora, levando cada peça 3 minutos exatos, sem variabilidade no tempo, já que se  trata de máquina automática. As peças produzidas em B passam para o processo C que inicia no mesmo momento que a peça é concluída no processo B e também produz 20 peças por hora, levando 20 minutos nas primeiras 10 peças e 40 minutos nas 10 peças restantes.
    Processo A--->  Processo B --> Processo C -->   Saida
            Media            Media            media
         20 pç /h          20 pç / h        20 pç/h          pç /h ???
Pergunta-se quantas peças por hora sairão depois do processo C ?
    6,675 peças/hora (estatística media de 20 peças por hora em cada processo dividido pelos três processos) 
    9 peças/hora (em função da variação do tempo das peças do processo A e C) 
    12,89 peças/hora (em função da variabilidade do tempo do processo A e C) 
    13,95 peças/hora (em função da variação do tempo das peças do processo A e C
    20 peças/hora (estatística media de 20 peças por hora em cada processo dividido pelos três processos) 
8O fluxograma da figura mostra as operações envolvidas para produzir cada unidade do componente A e B. O produto C montado na Operação M necessita 1 unidades do componente A e 3 unidades do componente B. As operações tem as seguintes capacidades de produção de peças para cada unidade de componenteX =4 un/h; Y =9 un/h; Z =7 un/h; R =5 un/h; S =6 un/h; T =8 un/h e M = 10 un/h.
Pode-se afirmar que:
I - O gargalo do sistema produtivo é a operação X.
II - A produção máxima será de 1,66 peças por hora do produto C, pela restrição do sistema da produção.
III - se aumentarmos a capacidade da operação R em 20 %, aumento similar ocorrerá na produção do produto C
IV – Para produzir 5 unidades por hora do produto C somente é necessário ajustar a capacidade da operação X, única de todas, com produção hora abaixo do valor.
Estão CORRETAS as afirmativas:
<="" img="" style="cursor: pointer;">
Peso: 1.0
    apenas I 
    apenas II 
    apenas II e III 
    apenas I e II 
    apenas I e III 
9Uma empresa fabricante de moveis planeja realizar uma alteração no layout industrial para reduzir os deslocamentos e transportes de peças e pessoas entre os processos da manufatura. Para tanto, o gerente de manufatura e sua equipe programaram os serviços das mudanças por uma rede Critical Path Method (CPM) conhecido como método de caminho crítico para cumprimirem com precisão as etapas e a data de conclusão das alterações, objetivando o menor tempo de parada das maquinas de produção.
A figura do arquivo anexo apresenta a rede estabelecida pelo gerente e sua equipe, sendo a mesma composta por 10 atividades representadas pelas letras A, B, C, D, E, F, G, H, I e J pelas flechas que unem os nós de início e termino de cada atividade. O tempo de cada atividade é expresso em dias.
Pelo exposto, analise as seguintes afirmativas:
I – a alteração do layout será concluída em 8 dias.
II – as atividades que apresentarem folga, será no máximo de 2 dias
III – das 10 atividades do projeto, 4 delas são criticas e 6 não críticas.
IV – Atividade D poderá atrasar 1 dia que não afetará a data de conclusão do projeto
Estão CORRETAS as afirmativas
<="" img="" style="cursor: pointer;">
    apenas II e IV 
    apenas II e III 
    Apenas I e III 
    apenas II, III e IV 
    apenas IV 
10Com o surgimento da teoria das restrições de Eliyahu Goldratt, surgiram novos principios e algumas terminologias, tais como Drum-Buffer-Rope (Tambor-Pulmão-Corda), as quais  passaram a ser adotadas  nos sitemas de administraçao da produção. Nesse sentido considere as seguintes afirmativas
I – tambor fornece o comportamento ou ritmo da demanda do produto no mercado.
II – a teoria das restrições dá ênfase no fluxo de produção determinado pela restrição, e não pela capacidade instalada das operações ou dos processos industriais da fabrica  .
III – melhorar a produtividade dos processos produtivos sempre resultará em melhores ganhos, mesmo tratando-se dos não gargalos
IV – a programação deve ser estabelecida levando-se em consideração o fluxo estabelecido pela restrição do sistema.
Estão CORRETAS as afirmativas:
    apenas II e IV 
    apenas I, II e IV 
    apenas II e III 
    apenas III e IV 
    apenas I e III

Continue navegando