Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS aula 05 exercicio 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1660_EX_A5_201802365656_V3 
	11/05/2018 19:33:19 (Finalizada)
	Aluno(a): JOEL MISSIANO DA SILVA
	
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	201802365656
	 
	Ref.: 201803228854
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Analise as alternativas a seguir e indique a opção correta:
I. As empresas, em geral, devem adotar um sistema de avaliação de cargos simples e de custo reduzido como o denominado escalonamento; 
II. A participação do gestor, na forma de um ou mais comitês, deveria ser considerada, inclusive com representação sindical, quando aplicável; 
III. A empresa deve contar com pessoal competente para desenvolver os planos de avaliação, podendo recorrer a consultores externos, se necessário, para atender seus objetivos técnicos.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	 
	As alternativas II e III estão corretas.
 
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
Explicação:
As empresas Não devem adotar um sistema de avaliação de cargos simples e de custo reduzido como o denominado escalonamento. Todos os cargos-chaves devem ser avaliados e a opção mais utilizada no mercado é pela metodologia de pontos. 
	
	 
	Ref.: 201802975455
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A avaliação dos cargos pelo método de pontos deve ser feita considerando-se 4 dimensões: Responsabilidades, Condições de Trabalho, Requisitos Mentais e Requisitos Físicos. Dentre os fatores que estão incluídas na dimensão Requisitos Mentais pode-se citar:
		
	 
	Concentração
	
	Riscos
	 
	Complexidade das tarefas
	
	Habilidade Manual
	
	Ambiente físico
	
Explicação:
O que são REQUISITOS MENTAIS: Neste tipo de classificação na avaliação de cargos, se incluem os aspectos que são importantes e imprescindíveis para a execução do trabalho, ou das tarefas. Podemos identificar como o nível de instrução que é necessário para o desempenho das atividades pertinentes ao cargo, bem como o nível de experiência que o cargo exige ou que o ocupante do cargo necessita possuir para desempenhar adequadamente as atividades que são peculiares ao cargo, além de aptidões necessárias. Nesse caso alguns cargos podem exigir destreza manual, raciocínio lógico, rapidez, complexidade das tarefas, etc., além de iniciativa, flexibilidade, agilidade, capacidade de tomada de decisões, entre outros aspectos. Os requisitos mentais são exigidos para cargos ocupantes de níveis estratégicos ou táticos, e alguns cargos operacionais.
 
	
	 
	Ref.: 201803218624
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A avaliação de cargos corresponde ao processo de
		
	 
	identificação e descrição dos fluxos de atividades de que os cargos fazem parte, bem como da relação de interdependência entre eles.
	
	descrição das especificações exigidas dos ocupantes dos cargos nas organizações.
	
	definição da natureza intrínseca de cada cargo de acordo com os grupos ocupacionais que constituem as organizações.
	
	identificação, descrição e registro do conjunto de tarefas, atividades e responsabilidades que constitui os cargos e as funções presentes na estrutura das organizações.
	 
	definição do valor relativo de cada cargo, com vistas ao estabelecimento de uma hierarquia de importância entre eles e, consequentemente, de uma estrutura salarial nas organizações.
	
Explicação:
A avaliação de cargos é um processo que faz parte da elaboração do PCS e é comumente realizado após a definição da estrutura de cargos, pois considera os fatores definidos na descrição das atividades. Esta prática tem como objetivo atribuir valor para cada cargo da organização, conforme o seu grau de relevância, assim como, inseri-los em uma hierarquia, que posteriormente norteará a estrutura de salários.
	
	 
	Ref.: 201803216745
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O profissional de remuneração deverá ser capaz de escolher o melhor método para a condução do levantamento das A avaliação proporciona ao cargo um valor relativo, um "status", uma posição hierárquica na estrutura organizacional. Sobre os métodos tradicionais de avaliação de cargos podemos afirmar que: 
I - O método de avaliação por pontos é o mais conhecido e aplicado método de avaliação, tendo em vista a objetividade, precisão, além de analítico e de fácil aplicação; 
II - O método dos graus predeterminados necessita de um manual no qual são estabelecidos graus crescentes em dificuldades, constituindo-se, então, numa "régua de avaliação", onde os cargos são comparados com as conceituações de cada grau e posicionados naquele com o qual possui mais afinidades; 
III - Método de comparação por fatores consiste na hierarquia dos cargos, realizadas pelos avaliadores e esta comparação dos cargos é global e o resultado dessa avaliação sofre, muitas vezes, influencia dos salários pagos.
		
	
	Somente esta correta a afirmativa III
	
	Somente estão corretas às afirmativas II e III
	 
	Somente estão corretas às afirmativas I e II
	
	Somente esta correta a afirmativa II
	
	Somente esta correta a afirmativa I
	
Explicação:
O método de comparação por fatores utiliza os princípios de avaliação por pontos juntamente com o princípio de escalonamento. É uma técnica analítica no sentido de que os cargos são comparados através de fatores de avaliação. Na criação do método de comparação de fatores utiliza-se 5 fatores genéricos, a saber: Requisitos mentais; Habilidades requeridas; Requisitos físicos; Responsabilidade e Condições de trabalho.
 
	
	 
	Ref.: 201803234929
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Método de avaliação de cargos bastante subjetivo, utilizado para pequena quantidade de cargos, fácil e rápido de ser aplicado e custo baixo para aplicação.
		
	 
	Método de avaliação por escalonamento;
	
	Método de avaliação de cargos por pontos;
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	Método de avaliação de cargos por comparação de fatores;
	
	Método de avaliação de cargos por graus pré determinados;
	
Explicação:
O Método de Escalonamento é o sistema mais simples de avaliação de cargos. Por esse método os cargos são hierarquizados de acordo com as dificuldades e/ou requisitos. Os cargos são comparados de uma forma global e a avaliação é, muitas vezes, influenciada pelos salários que atualmente percebem os ocupantes. O método propicia duas formas de escalonar os cargos: escalonamento simples e por comparação binária.
	
	 
	Ref.: 201802669812
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O estabelecimento dos salários, no contexto organizacional, é determinado por um conjunto complexo de ações. Qual das opções a seguir melhor auxilia no entendimento de uma das principais ações?
		
	
	Através de uma negociação com o sindicato dos empregados.
	
	O comitê determina os salários em razão das condições financeiras da organização e das empresas concorrentes;
	
	A pesquisa analisada pelo comitê e pelas condições financeiras das unidades envolvidas;
	 
	A avaliação dos cargos, pois este provê suporte no estabelecimento de uma estrutura salarial.
	 
	A pesquisa de mercado é único instrumento que poderá dar esta condição.
	
Explicação:
As avaliações dos cargos, juntamente com a pesquisa salarial, darão importantes subsídios para a elaboração, e montagem, da estrutura salarial no plano de cargos e salários.
	
	 
	Ref.: 201802975450
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Pedro, Analista de Remuneração da TKY, foi incumbido de realizar a avaliação dos cargos de sua empresa. Para tanto, inicialmente, decidiu
escolher alguns cargos chaves para a amostra de seu trabalho. Ao escolher os cargos-chave Pedro deve considerar que:
		
	
	Os cargos-chave representem somente as áreas finalísticas da empresa.
	
	Os cargos-chave tenham poucos ocupantes
	 
	Os cargos-chave representem toda a estrutura da empresa, do maior ao menor cargo em nível de importância.
	 
	Os cargos-chave representem somente as áreas de apoio da empresa.
	
	Os cargos-chave devem ser os dos gerentes da empresa
	
Explicação:
Na resposta: Os cargos-chave representem toda a estrutura da empresa, do maior ao menor cargo em nível de importância", identificamos que todos os cargos-chave são importantes, porém tem o seu peso e a sua representatividade dentro dessa organização. Esse será o primeiro passo antes de se começar a avaliar os cargos na empresa.
	
	 
	Ref.: 201803007863
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O método de avaliação por pontos é o mais utilizado nas empresas como um método de avaliação e classificação de cargos. Assinale a alternativa correta no que diz respeito a esse método.
		
	
	São três os fatores de avaliação: requisitos físicos, mentais, responsabilidades envolvidas;
	
	O fator emocional é um dos requisitos essenciais para este tipo de método;
	
	Possuem alguns fatores de avaliação como requisitos físicos e emocionais;
	 
	É um método de avaliação qualitativo e quantitativo;
	 
	Uma das etapas desse método é a ponderação de fatores;
	
Explicação:
A etapa de ponderação de fatores e o início do processo de avaliação de cargos por essa metodologia. Antes de iniciarmos precisamos dar pesos (%) a esses fatores, e posteriormente esses pesos serão representados por pontos, em cada um dos graus desses fatores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais