Buscar

Tratamentos fisioterapêuticos aplicados a Incontinência Urinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tratamentos fisioterapêuticos aplicados a Incontinência Urinária
A fisioterapia para incontinência urinária é uma das possibilidades de tratamento, pois ela fortalece os músculos do assoalho pélvico de modo que o períneo fique tão fortalecido que impeça a perda involuntária da urina.
A fisioterapia deve ser realizada preferencialmente todos os dias, no entanto, caso não seja possível, é recomendado no mínimo a realização de 2 sessões por semana. O indivíduo, em casa e aos fins de semana, deve fazer os exercícios de Kegel para manutenção.
A fisioterapia para incontinência urinária feminina pode recorrer de dois métodos, o uso de cones vaginais associado aos exercícios de Kegel e a eletroestimulação através de aparelhos de eletroterapia.
– Biofeedback Eletromiográfico: através de sinais auditivos ou visuais, se consegue uma leitura e interpretação em tempo real da atividade elétrica das fibras musculares do assoalho pélvico, capacitando o paciente a identificar os músculos a serem trabalhados, aumentando a percepção sensorial, restabelecendo a coordenação e o controle motor voluntário, resultando numa melhora funcional e consequentemente dos sintomas urinários.
– Eletroestimulação: utilizada no fortalecimento dos músculos de assoalho pélvico, melhorando a função urinária, aprimorando coordenação e força desses músculos e inibindo as contrações da musculatura detrusora.
– Cones vaginais: são pesos que variam de 20g a 100g para o treinamento funcional dos músculos do assoalho pélvico. Inicialmente são utilizados cones muito leves, mas à medida que o períneo vai sendo fortalecido, o peso pode ir sendo aumentado. Os primeiros exercícios devem ser realizados com a mulher deitada e depois a intensidade dos exercícios deve ir aumentando até que a mulher consiga manter o cone dentro da vagina por pelo menos 5 segundos na posição de pé, e depois ao realizar um outro exercício ao mesmo tempo, como, por exemplo, fazendo um exercício de agachamento. 
– Bolinhas Tailandesas: É um dispositivo bastante interessante para que a mulher aprenda a diferenciar e trabalhar estas contrações são as bolinhas tailandesas. O treino é realizado em duas etapas distintas: a introdução (introdução das bolinhas uma-a-uma na vagina utilizando-se, na medida do possível, apenas a força de contração dos MAP); e a expulsão (expulsão das bolinhas da vagina, uma-a-uma, utilizando principalmente o relaxamento da MAP). Para o ganho de sensibilidade e percepção vaginal (o que tecnicamente chamamos propriocepção), um exercício interessante é introduzir as bolinhas e caminhar, pular, e etc. As bolinhas de chumbo que existem dentro de cada bolinha de plástico vão vibrar, fornecendo um estímulo interessante para o incremento desta sensibilidade.
A cinesioterapia é então, uma terapia através dos movimentos, onde estes são utilizados como forma de tratamento, tendo como base de que os movimentos voluntários repetidos proporcionam o aumento da força muscular, uma resistência à fadiga, melhorando a mobilidade, a flexibilidade e a coordenação muscular (AMARO & GAMEIRO, 2001). E baseado neste preceito das contrações repetidas, esses exercícios têm sido indicados em alguns casos de incontinência urinária, devido ao aumento do tônus das fibras musculares lentas ou tipo I (que constituem 70% e que promovam sustentação e resistência na contração muscular) e das fibras musculares rápidas ou tipo II (os 30% restantes, que promovem contrações fortes e breves) (LAYCOCK, 1994; BERNARDES et al., 2000; CAMARRÃO et al., 2003).
Os exercícios de Kegel podem ser realizados em qualquer posição, seja sentado, deitado ou de pé, e podem inclusive ser realizados com o auxílio de bolas de ginástica. Esses exercícios consistem na contração do músculo pubococcígeo, assim proporcionando o fortalecimento da região dos MAP.
Bibliografia:
http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Feminav37n7p385-8.pdf acesso em 29 de abril.
http://www.efdeportes.com/efd117/fortalecimento-muscular-do-assoalho-pelvico-feminino.htm acesso em 29 de abril.

Outros materiais