A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
ATIVIDADE ESTRUTURADA   Didática

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO AUTOR: ANGELO MACHADO PLAZA
ATIVIDADE ESTRUTURADA
PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PLANO DE AULA
RIO DE JANEIRO
2017
SUMÁRIO
	1 APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA ........................................
	03
	2 DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA .......
	05
	3 ELABORAÇÃO DO PLANO DIDÁTICO ...........................................................
	06
	REFERÊNCIAS .....................................................................................................
	07
1 APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA
A entrevista foi realizada com a Professora de Inglês da turma 1.501 Priscila dos Santos Batista que já havia trabalhado com a turma no ano anterior. A entrevista apresentou o seguinte desenvolvimento:
. Por que o conteúdo trabalhado com a turma foi escolhido?
. A escolha foi baseada em uma abordagem essencialmente comunicativa, priorizando situações que encorajem o aluno a perceber a língua inglesa como meio de comunicação.
. Qual a importância dessa escolha?
. Foi considerado o aspecto da globalização e a importância da língua inglesa nesse contexto. 
. Qual objetivo do conteúdo para os alunos?
. O principal objetivo é fazer com que o aluno se conscientize que está inserido em um mundo globalizado onde a língua inglesa é um instrumento importante para sua interação.
. Como o tema se encaixa no currículo geral?
. O tema tem complementado conteúdos apresentados em outras disciplinas. 
. O que os alunos já aprenderam sobre isso?
. O conteúdo foi iniciado coma turma no ano anterior. Até o momento a maioria dos alunos adquiriu as noções básicas da língua, ainda que o tempo não tenha sido suficiente para maiores desenvolvimentos. 
. Como a Professora pode despertar o interesse dos alunos?
. A melhor maneira de despertar o interesse do aluno é conectar sua realidade com o conteúdo estudado, utilizando exercícios baseados nos conhecimentos gerais adquiridos pelo aluno em sua rotina diária.
. Como o material tem sido apresentado?
. Utilizando livros, atividades orais ou na lousa ou ainda fazendo uso de vídeos.
. O que os alunos fazem durante a aula?
. Atividades orais, exercícios na lousa e nos cadernos, discussões sobre vídeos apresentados, leituras, participação em jogos e temas musicais.
. Existe outra maneira de elaborar cada aula?
. A elaboração de cada atividade pode mudar em função da aprendizagem. Nem sempre a maneira escolhida inicialmente será aquela com que o aluno se identifica.
. Como atender às necessidades de cada estudante?
. O conteúdo é adaptado considerando as dificuldades.
. As novas tecnologias têm ajudado nessa tarefa?
. As novas tecnologias têm contribuído para o desenvolvimento das aulas. A internet, as redes sociais ou aulas com vídeos têm sido usados como complementação para a aprendizagem.
2 DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA 
 . Conteúdos trabalhados: no processo de construção de conhecimentos, conceitos e habilidades a Professora visa uma abordagem essencialmente comunicativa, priorizando situações que encorajem o aluno perceber a língua inglesa como meio de comunicação.
 . Importância da escolha do conteúdo: foi considerado o aspecto da globalização na escolha do conteúdo e a relevância da língua inglesa no contexto.
. Objetivo: a conscientização do aluno e sua interação no mundo globalizado onde a língua inglesa é um instrumento importante para sua interação.
. Conteúdo e currículo geral: ampliação do vocabulário, atividades realizadas em tempo livre, itens lexicais, uso dos pronomes possessivos, itens do vestuário, presente contínuo, gêneros, atividades do cotidiano, identificação de lugares, coisas e animais, estações do ano e dias da semana, exercícios e atividades orais. O conteúdo complementa os conteúdos apresentados em outras disciplinas.
. Aprendizagem: a maioria dos alunos adquiriu as noções básicas da língua ainda que o tempo não tenha sido suficiente para maiores desenvolvimentos.
. Interesse dos alunos: o interesse do aluno é despertado fazendo uma ligação entre sua realidade e o conteúdo estudado utilizando exercícios baseados nos conhecimentos gerais adquiridos pelo aluno em sua rotina diária.
. Apresentação do conteúdo: o conteúdo é apresentado através do uso de livros, vídeos e atividades orais e na lousa.
. Atividades em aula: atividades orais, exercícios na lousa e nos cadernos, discussões sobre vídeos apresentados, leituras, participação em jogos e temas musicais.
. Diversificação das aulas: a elaboração de cada atividade pode mudar em função da aprendizagem. Nem sempre a maneira escolhida inicialmente será aquela com que o aluno se identifica. Aulas-passeio também são utilizadas.
. Diversidade educacional: há uma adaptação sendo consideradas as dificuldades. A turma apresenta um aluno integrado portador de altas habilidades.
. Novas tecnologias: as novas tecnologias têm contribuído para o desenvolvimento das aulas. A internet, as redes sociais ou aulas com vídeos têm sido usados como complementação para a aprendizagem.
3 ELABORAÇÃO DO PLANO DIDÁTICO
Plano de aula (referente ao 1º e 2º bimestre)
Escola Municipal 10.26.015 Nestor Victor
Turma 1.501 – 5º Ano do Ensino Fundamental
Língua Inglesa 
Professora: Priscila dos Santos Batista
. Tema: Abordagem essencialmente comunicativa, percepção da língua inglesa como meio de comunicação. Tema transversal: ética e pluralidade cultural. 
. Objetivo geral: utilização do conteúdo visando o conhecimento básico da língua inglesa. 
. Objetivos específicos: utilização dos pronomes possessivos his e her; descrição de objetos em sala de aula. 
. Metodologia: utilização da lousa, retroprojetor, notebook, atividades orais e exercícios. 
. Avaliação: exercícios diários, testes orais.
REFERÊNCIAS
12 perguntas para os professores revisarem o plano de aulas. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2012/09/10/965171/12-perguntas-professores-revisarem-plano-aulas.html>. Acesso em: 19 de agosto de 2017.
.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.