Buscar

TAREFA 01 P.O

Prévia do material em texto

FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
ISI ALVES VIEIRA R.A 555282
Pesquisa Operacional
São Paulo 
2018
 
Pesquisa Operacional
 A Pesquisa operacional é de origem militar, foi utilizada pela primeira vez na segunda guerra mundial em 1938 devido a problemas estratégicos e táticos militares, ela tem por objetivo de apoiar na tomada de decisões nas empresas. A P.O propõe uma abordagem cientifica, baseada na observação, formulação do problema, e construção do modelo cientifico (matemático ou simulação). No mundo atual conseguimos enxergar a P.O em todos os lugares, pode ser encontrada em praticamente tudo que fazemos, desde de a compra de uma passagem ônibus até fila que enfrentamos no banco, ajuda a gerenciar negócios e governos. Atualmente, a grande maioria das organizações possui uma grande quantidade de dados, e o mundo dos negócios tem investido muito em como enquadrar a P.O no núcleo do que elas fazem.
 Cabe ao decisor identificar e definir o problema, formular seus objetivos, analisar suas limitações, avaliar alternativas e escolher dentre elas a melhor. O processo de decisão pode ter duas abordagens:
Qualitativa: quando são problemas simples e baseadas na experiência do decisor . (onde não é usada a pesquisa operacional).
Quantitativa: problemas complexos, ou seja, não basta só olhar para verificar a melhor opção para ser tomada é necessário uma ótica cientifica (onde é aplicada pesquisa operacional).
 A pesquisa operacional é aplicada a Programação linear, programação não linear, programação dinâmica, programação inteira, modelos em redes, teorias das filas:
Programação linear: tem por objetivo descobrir a mais correta solução para questões que possuam sua forma representada por expressões lineares.
Programação dinâmica: envolve divisão dos problemas em estágios e resolve eles com a mesma base de cálculo (recursividade).
Programação inteira: é subgrupo da linear onde as variáveis devem ser inteiras.
Modelos em redes: são técnicas fundamentados em uma rede, formados para ajudar no planejamento, na programação e no controle de projetos.
Teoria redes e filas: analisar o fenômeno de formação de filas e suas características.
 A P.O é instrumento fundamental para organização, porque faz dela, mas competitiva em relação ao mercado, ela apresenta uma saída para com soluções práticas e precisas que façam que exista uma potencialização nos resultados como nos de processos administrativos, definição de metas e estratégias, produção e logística.
Dentre suas vantagens estão o poder de tomar decisões, mas assertivas, minimizar erros e avarias operacionais, aumento do desempenho, crescimento nos resultados, melhor gestão de processos internos, fornece solução, mas precisa, reduzir gastos e o aperfeiçoamento da produtividade 
 Podemos evidenciar a contribuição da pesquisa operacional quando nos deparamos com cinco fases da tomada de decisão citadas por Drucker (2002).
Web grafia
Pesquisa operacional: o que é isso e para que serve? Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/pesquisa-operacional-visao-geral/57475/ Acesso 12/02/2018
o processo decisório empresarial no Japão Disponível em:
 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901980000400008 Acesso 12/02/2018
Tomada de decisão. Disponível em: 
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/. Acesso em 12/02/2018
 A tomada de decisão e inteligência organizacional. Disponível em http://slideplayer.com.br/slide/3423347/ Acesso: 12/02/2018

Continue navegando