Buscar

Atividade Contextualizada - ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
 PEDAGOGIA
ORGNIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
CARLA FERREIRA
UEUDJA SILVA
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Caro(a) Aluno(a),
Chegou a hora de você fazer um estudo de caso. A partir das leituras realizadas e vídeos assistidos, interaja com seus (as) colegas para debater e construir pontos de vista. Dê sua opinião, troque experiências, esclareça dúvidas e amplie seus conhecimentos. As possibilidades são diversas, é só começar!
Tudo entendido até agora? Precisa de ajuda?
Sinalize seu tutor, ele está pronto para lhe ajudar no que for preciso.
Temática: O Direito à Educação e o Dever de Educar
Segundo a legislação, a educação, é dever da família e do Estado, garantir o processo educacional à criança a partir do momento que nasce, sendo obrigatório na faixa etária dos quatro aos dezessete anos, inclusive aos estudantes com deficiência. Ciente disso, a mãe de Rafael, criança surda com 8 anos de idade, buscou matrícula na escola pública próxima à sua residência, mas a gestora da escola negou a vaga, alegando que nenhum professor estava preparado suficientemente para fazer o atendimento pedagógico ao seu filho, visto que ele precisava de profissional habilitado para se fazer compreender. Com base na LDB nº 9394/96, em seus artigos 58 a 60, execute as tarefas a seguir:
Como você reagiria e que providências tomaria, se fosse mãe do aluno em questão;
Elabore uma carta à mãe de Rafael, orientando-a legalmente quanto aos direitos de Rafael enquanto cidadão e deveres do Estado e da família na efetivação deste direito. Como base, você pode utilizar os aspectos legais presentes na Constituição Federal de 1988,no Estatuto da criança e do Adolecente, na LDB nº 9394/96 e as leituras e discussões desencadeadas ao longo da disciplina de Organização e Legislação da Educação.
Lembre-se você deve elaborar o seu material em até 30(trinta) linhas, para que em breve o seu tutor possa lhe dar um retono com a correção.
Aguardo sua resposta.
	
	Considerando que os surdos estão inseridos nas comunidades de pessoas surdas e ouvintes, eles precisam manter contato com duas línguas: a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa. A aprendizagem simultânea das duas línguas promove o desenvolvimento cognitivo e social do aluno com surdez, isto é, uma língua auxilia na compreensão da outra, permitindo modos de análise diferenciados e ampliação nos processos comunicativos. 
A Língua de Sinais por meio de suas nuances, produções e dos parâmetros apresentados consiste no modo mais viável para o surdo comunicar-se e constituir novas aprendizagens e que precisa envolver, particularmente, a presença de um outro surdo para a criação de um espaço dialógico de construção de sentidos e de vivência na Língua.
Ações importantes desenvolvidas na educação da pessoa surda:
Organização do ensino a partir da Orientação Bilíngüe4
Oferecimento de Salas de Recursos Multifuncionais
Atribuições do professor da sala de recursos para atendimento às necessidades educacionais dos alunos com surdez ou deficiência auditiva.
	As salas de recursos para alunos surdos ou com deficiência auditiva são espaços educacionais destinados à realização da complementação curricular específica, em turno contrário ao da classe comum. O objetivo da organização dessas salas é viabilizar condições para o acesso aos níveis mais elevados de ensino, considerando que esses alunos têm condições de comunicação diferenciada. Nessas salas de recursos, o professor, preferencialmente bilíngue, com conhecimentos acerca de metodologias para o ensino da língua deve:
Complementar os estudos referentes aos conhecimentos construídos nas classes comuns do ensino regular; 
 Ofertar suporte pedagógico aos alunos, facilitando-lhes o acesso a todos os conteúdos curriculares; 
 Promover o aprendizado da Libras para o aluno que optar pelo seu uso; 
 Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa; 
 Desenvolver a Libras como atividade pedagógica, instrumental, dialógica e de conversação; 
 Promover a aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos surdos, como segunda língua, de forma instrumental, dialógica e de conversação; 
 Aprofundar os estudos relativos à disciplina de Língua Portuguesa, principalmente na modalidade escrita; Produzir materiais bilíngues (Libras – Português - Libras); 
 Favorecer a convivência entre os alunos surdos para o aprendizado e o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais; 
 Utilizar equipamentos de amplificação sonora e efetivar interface com a fonoaudiologia para atender alunos com resíduos auditivos, quando esta for a opção da família ou do aluno.
BIBLIOGRAFIA
https://ihainforma.files.wordpress.com/2010/08/orientacoes-sobre-a-pratica-pedagogica-e-o-ensino-voltado-para-o-aluno-surdo.pdf

Continue navegando