Buscar

CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ef.: 201703614922
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As manifestações artísticas demonstram, de um modo geral, a preocupação humana com a busca por expressar a beleza. Mas além disso, a arte possui múltiplos significados e está relacionada às demais atividades humanas. Como a arte era concebida nos primórdios da civilização, na Pré-História?
		
	 
	Como uma manifestação mítica e mágica.
	 
	Como artesanato e trabalho intelectual.
	
	Como trabalho instrumental feminino.
	
	Como atividade laboral e única das civilizações.
	
	Como trabalho exclusivamente masculino.
	
Explicação:
Nos primórdios da civilização as manifestações artísticas faziam parte dos rituais e cultos revelando uma função mítica e mágica.
	
	 
	Ref.: 201703378434
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Oliveira e Garcez (2006), no Egito, entre 4.000 a 1.000 a.C., observa-se um significativo desenvolvimento da arquitetura, escultura, desenho e pintura bem como o uso de linhas simplificando volumes e perspectivas associadas à ideia de eternidade. Isso pode ser verificado por meio das pirâmides, por exemplo. Destaca-se ainda na Mesopotâmia a arquitetura criada pelos sumérios que apresentam sofisticação e beleza além de murais decorativos em baixo relevo com figuras de animais, façanhas militares e caçadas, o que demonstrava como aquele povo vivia. É importante citar ainda os babilônios (612 a 539 a.C) que construíram belíssimos palácios e templos monumentais. Estamos falando da arte:
		
	 
	na contemporaneidade
	
	na Idade Média
	
	no período pré-colombiano
	
	no Renascimento
	 
	na Antiguidade
	
Explicação: Os períodos e obras indicados representam a arte na antiguidade.
	
	 
	Ref.: 201703647073
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia a reportagem abaixo e, a seguir, faça o que se pede:
PROJETO ESPAÇO CULTURAL
"Desde 1997 o Espaço Cultural Fazendo Arte, busca levar a linguagem artística e específica da cultura em geral para crianças, adolescentes e jovens do Morro do Turano. Seu objetivo é amenizar as questões que diversos tipos de violências trazem a vida dos mesmos, em relação ao cenário social representado atualmente dentro das favelas e morros dos espaços urbanos. Esse trabalho tornou-se possível por seu responsável Evandro Machado, membro fundador do Clube União e Lazer. Evandro Machado descobriu a Artes Cênicas aos 8 anos de idade, através da oficina de teatro realizado no espaço no ano de 1992. Hoje ator profissional, vem desenvolvendo a mesma formação teatral no projeto, sendo um dos criadores da atual proposta de trabalho do Fazendo Arte e multiplicador exemplo. Este fato confirma como a existência de projetos influi positivamente na formação profissional de crianças, adolescentes e jovens carentes. Em setembro de 2000, o Fazendo Arte tornou-se autônomo, pois já havia apresentado peças teatrais em diversos espaços do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu reconhecimento popular. Uma das apresentações chama-se Meninos de Rua, sucesso reconhecido entre 1997 até 2003. Atualmente o trabalho encontra-se autônomo e em busca de novas parcerias, para seguir com o sonho de brincar crescendo, aliando formação, cultura e trabalho. A luta pela construção de justiça social permeia diversas estratégias, e uma delas é a via cultural, por onde os grupos se encontram e se fortalecem. Por ser a arte uma linguagem direta, permite a interação de todos os envolvidos com a questão (sociedade e governo), trazendo a discussão de forma inclusiva, onde todos independente de condição financeira, étnica ou formação educacional, sintam-se com vontade de sonhar!
FONTE: http://www.fazendoarte.org.br/quem-somos.html
A arte, como forma de expressão humana, pode cumprir diferentes funções. Conhecendo estas funções, pode-se dizer que o projeto descrito no texto acima cumpre a função:
		
	
	educativa;
	
	terapêutica;
	
	comunicação;
	 
	social;
	 
	arte como mercadoria;
	
	 
	Ref.: 201703638248
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Vários autores, entre eles Ernest Fischer, compreendem a arte como uma produção social, mais do que produto de indivíduos isolados. Afirmam que as produções artísticas são datadas e situadas historicamente. Essa é uma perspectiva
		
	
	C) social;
	
	E) construtivista;
	 
	A) sócio-histórica;
	
	D) coletiva;
	
	B) histórica;
	
Explicação: A perspectiva sócio histórica percebe a arte como produção social e fundada na linguagem.
	
	 
	Ref.: 201702574791
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Refletir sobre a arte como linguagem, e a valorização dela no processo de aprendizagem mediado dialeticamente pelo professor, é um pressuposto teórico de:
		
	
	Piaget.
	
	Wallon.
	
	Ernst Fisher.
	
	Skinner.
	 
	Vygostky.
	
	 
	Ref.: 201703612971
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os professores de uma escola estão elaborando um projeto de trabalho com ênfase no ensino da Arte. Para redigir a justificativa desse projeto partiram da reflexão sobre o pensamento de Vygotsky sobre o campo da Arte e da Cultura. Quais afirmativas abaixo são adequadas ao pensamento desse autor e poderiam ser abordadas como justificativa do projeto? I - A Arte é uma produção social que deve ser valorizada pela escola. II - A democratização do acesso ao campo da Arte é função da iniciativa privada. III - A Arte é uma linguagem simbólica, mas não constitui nem representa o ser humano. IV - A democratização do acesso ao campo da Arte é função da escola.
		
	
	As afirmativas II e IV, apenas.
	 
	As afirmativas I e IV, apenas.
	
	As afirmativas I e III, apenas.
	
	As afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	As afirmativas I, III e IV, apenas.
	
Explicação:
A Arte é uma linguagem simbólica que faz parte da constituição de todo ser humano e é papel de toda escola, pública ou privada, democratizar o acesso a esse campo de conhecimento e expressão.
	
	 
	Ref.: 201703399339
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento da Arte, através de seu ensino na educação escolar, é significativo na formação dos estudantes por ser um dos meios de contribuição para as suas ações em seu:
		
	 
	ambiente sociocultural
	
	enfoque de mercado
	
	modelo de método
	
	domínio tecnológico
	
	código hegemônico
	
Explicação:
A formação no campo da Arte contribui para a formação de todos os educandos ampliando suas possibilidades de expressão, comunicação e atuação. Arte faz parte da vida.
	
	 
	Ref.: 201703655979
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(CESPE/2017) A arte pressupõe um conhecimento particular produzido pelo ser humano, assim como o conhecimento científico, o técnico e o filosófico. Esse conhecimento sobre a arte estrutura e organiza o mundo em um processo de transformação do homem e da realidade. PCN,1998 (com adaptações) Considerando o texto apresentado, é correto afirmar que a arte como disciplina escolar pressupõe
		
	
	o desenvolvimento de capacidade de reconhecer exclusivamente obras de arte nas diversas linguagens;
	 
	o estudo de diferentes saberes, de diferentes linguagens artísticas, assim como a aquisição de conhecimento estético;
	
	a aquisição de um saber específico limitado à linguagem pictórica.
	
	o desenvolvimento do interesse e competência crítica de valores estéticos específicos na linguagem;
	
	a valorização de conhecimento sobre a arte erudita, como valor estético absoluto;
	
Explicação:
Esse campo da arte deve envolver a articulação entre o fazer, o pensar e o conhecer as linguages artísticas envolvendo o estudo de diferentes saberes, linguagens artísticas e a aquisição de conhecimento estético.

Outros materiais