Buscar

prova idade media ocidental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O conceito Idade Média apresenta em sua própria designação uma noção pejorativa. Tal construção mantém relação direta com a ideologia daqueles que construíram esta classificação, o que está devidamente explicitado na opção:
	
	
	
	
	os iluministas pensaram a Idade Média como um período de continuidade da evolução humana.
	
	
	os iluministas consideravam a Idade Média um intervalo entre a Antiguidade e a Idade Moderna que apresentavam.
	
	
	os iluministas pensaram o conceito de uma idade mediana, mas sem que isto representasse uma visão pejorativa sobre o período.
	
	
	os iluministas classificaram a Idade Média como espaço de tempo onde o mundo moderno foi gestado.
	
	
	os iluministas do século XVII objetivavam anunciar o "moderno" e resgatar o que havia de bom na Idade Média
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Se utilizássemos em uma conversa com homens medievais a expressão "Idade Média", eles não entenderiam. Eles, como todos os homens de todos os tempos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. Assim, falarmos em Idade Média representa uma rotulação, uma necessidade de se dar nome aos períodos passados. Foi o século XVI que elaborou tal conceito, que acabou por absorver concepções dos homens renascentistas. Com relação ao termo "Idade Média", é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Expressava como um período visto como de barbárie, ignorância e superstição. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média, situada entre o apogeu das sociedades greco-romanas e da retomada de seus valores, já na Idade Moderna.
	
	
	Expressava uma valorização indisfarçada pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Tudo que estivera entre estes dois períodos de criatividade artístico-literário (do ponto de vista do século XVI) era apreciado e entendido como berço da civilização moderna.
	
	
	Expressava como um período de extrema dominação religiosa pagã e que relegando a Igreja Católica a um segundo plano. A hegemonia Católica, de fato, só viria no Período Moderno. Como conseqüência, há uma desvalorização do período medieval pelos eclesiásticos, que viam os medievos como hereges.
	
	
	Expressava s valorização de um período que seria lembrado como o berço dos futuros estados europeus. Assim vista como momento de origens das nacionalidades ela satisfazia os novos sentimentos políticos do século XIX.
	
	
	Expressava um período de Romantismo, da primeira metade do século XIX. Vista como época de fé, autoridade e tradição o período medieval oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de um culto exagerado ao cientificismo.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A respeito do período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média a historiografia tem questionado alguns termos tradicionalmente utilizados. A este respeito marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações germânicas buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de evitar assumir uma perspectiva romana e parcial da história
	
	
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por invasões germânicas enfatizando o caráter de invasão de povos que não tinham contato com Roma e tomaram o Império a partir de violentos combates
	
	
	Os termos invasões germânicas tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de ressaltar as características violentas dos povos do norte
	
	
	Os termos migrações bárbaras tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter bárbaro do processo, onde muitas Igrejas católicas foram destruídas por povos sem fé ou religião
	
	
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações bárbaras, enfatizando o caráter migratório de povos bárbaros, sem uma cultura definida e com características de violência natural
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A passagem da Antiguidade romana para a Idade Média foi marcada por profundas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. A respeito deste período podemos afirmar:
	
	
	
	
	O processo de invasões bárbaras foi muito intenso, marcado por grandes lutas e batalhas que os bárbaros venciam por serem mais agressivos e violentos que os romanos, especialmente impiedosos com mulheres e crianças
	
	
	O processo de migrações bárbaras se deu durante um período específico, marcado pela conquista de territórios estratégicos dos romanos que não conseguiram resistir ao poderio da cavalaria bárbara e sucumbiram em poucos anos
	
	
	O processo de migrações germânicas ocorreu de forma lenta e gradual marcado, especialmente numa fase inicial, por trocas econômicas e culturais e mesmo pela participação destes povos no exército romano
	
	
	O processo de migrações germânicas foi entendido pela historiografia como sendo um período que põe fim ao império Bizantino, pois os bárbaros participavam dos exércitos com muito vigor e entusiasmo para se tornarem grandes generais.
	
	
	O processo de invasões germânicas foi pontual, pegando os romanos desprevenidos, posto que seus exércitos estavam voltados para as disputas nas guerras médicas
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Na organização dos reinos germânicos notamos que suas características se diferenciam entre si. Neste processo podemos exemplificar com o reino Suevo, que apresenta como uma de suas características:
	
	
	
	
	Ter dominado a península Itálica e se mantido arianos o tempo todo.
	
	
	Eram vikings e se estabeleceram fazendo saques contínuos até se organizarem na Islândia.
	
	
	Eram bárbaros cruéis que destruiram toda a Península Ibérica.
	
	
	Eram um grupo germânico que ocupam o norte da África e mantém a animosidade frente aos cristãos.
	
	
	Convertem-se ao cristianismo como forma de se aproximar da população local.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A respeito do povo Vândalo identifique a alternativa correta:
	
	
	
	
	Os vândalos foram povos de origem Alemã, que negociaram com os germânicos a invasão do Império Romano
	
	
	Os vândalos foram povos violentos vindos do Norte da África que invadiram à Escandinávia no século V
	
	
	Os vândalos foram povos de língua latina, que invadiram o Império Romano a partir das fronteiras Bizantinas
	
	
	Os vândalos foram povos de língua árabe, com forte cultura islâmica que tomaram o território do Antigo Império Romano do Oriente
	
	
	Os vândalos foram povos de origem germânica que entraram no território romano no período das chamadas migrações germânicas
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Ao contrário da concepção difundida nos bancos escolares, o Reino Franco não possuía a mesma forma política do Império Romano. A partir desse raciocínio, identifique a assertiva que melhor identifica essa concepção de poder:
	
	
	
	
	possuía uma visão centralizadora e unicista, instituindo uma figura real quase teocêntrica.
	
	
	conceberam uma ideologia de poder sustentada por pensadores políticos, o que estabeleceu uma grande burocratização ao reino.
	
	
	formataram uma lógica de poder esvaziado, onde o rei era uma figura simbólica desde os tempos de Carlos Magno.
	
	
	estabeleciam uma concepção trinitária de poder, onde o rei era equivalente à figura de Deus.
	
	
	partiam de uma visão patrimonial de poder, com uma maior valorização das relações pessoais.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A organização do reino Merovíngio relata um hiato nas documentações: de um lado a Igreja afirma sua unidade, do outro havia uma concepção patrimonial do poder. Podemos pensar nesta questão a partir...
	
	
	
	
	Da chegada de Chilperico ao poder Franco,que usa seu pai, Meroveu, para aformar que a unidade dos Francos precisava ser estabelecida.
	
	
	Da sucessão de Carlos Magno, que estabelece uma dinastia enquanto a Igreja, com a Doação de Constantino, defendia seu direito sobre a Itália.
	
	
	Da vitória de Carlos Martel sobre os muçulmanos, uma vez que Carlos Martel queria dominar a Aquitânica e a Igreja o transforma em rei dos Francos.
	
	
	Da sucessão de Clóvis, em que ele divide o território entre seus filhos e Gregório de Tours afirmava que seu papel era de unificar os Francos.
	
	
	Da sucessão de Clóvis, em que ele deixa seu trono para um só filho, defendendo a continuidade do reino e a igreja propõe uma divisão entre terras laicas e terras da Igreja.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		No medievo, o império de Carlos Magnos constituiu-se como uma eficiente máquina de guerra, vencendo inimigos e conquistando territórios da Germânia à Península Ibérica, da Inglaterra à Península Itálica. Entretanto, a manutenção deste território conquistado não se mostrava tarefa muito fácil, pois:
	
	
	
	
	teria que enfrentar as populações locais que muitas vezes eram avessas ao seu domínio imperialista
	
	
	não se tratava de um Estado Moderno centralizado, mas de um território disperso e liderado por nobres
	
	
	os muçulmanos ameaçavam invadir o território de Carlos Magno, que montava prontidão esperando o ataque
	
	
	teria que empregar tempo no controle das guerras típicas dos séculos IX e X, os quais precisava evitar
	
	
	havia povos distintos no território, redobrando o trabalho de unificação implementado por Carlos Magno
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		"O enfraquecimento gradual do poder central (...) leva insensivelmente, e sem que se dê por isso, ao deslocamento dos diretos do Estado. Os Condes, Duques etc. alcançam tão grande poderio, no decorrer do século X, que as suas funções se tornam, de fato, hereditárias (...). Nesta altura, reduzido o soberano à simples função de senhor feudal, como suserano dos suseranos, a organização dos feudos transforma-se em regime político e aparece verdadeiramente constituído o Feudalismo." Mattoso. In: Aquino et al, p. 387.
O texto aborda um dos principais elementos constitutivos do sistema feudal vigente, nas sociedades da Europa ocidental, durante a Idade Média, ou seja:
	
	
	
	
	o crescente predomínio do Império Romano sobre os poderes locais.
	
	
	a pequena interferência da Igreja Católica nos assuntos de natureza política.
	
	
	a descentralização política e administrativa.
	
	
	o absolutismo monárquico dos soberanos franceses e ingleses.
	
	
	a estrutura política radicalmente democrática predominante nos feudos

Outros materiais