Buscar

Empreendedorismo AVA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação - Fórum [AVA 1]
212212 respostas não lidas.284284 respostas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EMPREENDEDORAS
 
 
 
Diversos autores e pensadores, como Dornellas e Chiavenato, ao tratarem da questão empreendedora, estão de acordo em que existe uma série de habilidades que são importantes para um perfil empreendedor.
Seguindo esta linha de raciocínio e considerando que você conhece as habilidades necessárias ao empreendedor, quais os argumentos para justificar que a disposição para assumir riscos e a busca por inovação são duas características consideradas críticas para o sucesso de um projeto empreendedor? Qual deveria ser, portanto, o perfil do empreendedor para ter sucesso nesse projeto? Apresente seus argumentos. Troque ideias com seus colegas de turma.
Além disso, ilustre a sua participação com exemplos reais que estão presentes em nossa sociedade.
 
Indicação de leitura:
Primeiro capítulo do livro: MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson, 2012.
Respostas:
No meu ponto de vista, um bom empreendedor é aquele que está imerso no mercado de trabalho sempre se aprimorando e estando por dentro que tudo o que acontece dia após dia dentro e fora da empresa. Ele deve ser criativo e ter capacidades de sofrer mudanças e inovações. Além disso, acredito que um bom empreendedor deve sim se arriscar, obviamente depois de estudar bastante o mercado. Nos dias de hoje é necessário andar lado a lado com os diversos tipos e tecnologia e saber fazer com que sua empresa tenha um diferencial.
Uma referência de grande empreendedor que temos aqui no Brasil é o do Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show. Ele revendia chocolates de uma fábrica em São Paulo para ajudar nas despesas que ele tinha em casa, ia de porta em porta apresentando o produto para os moradores e viu uma grande oportunidade de empreender, quando na páscoa descobriu que a fábrica na qual ele trabalhava não vendia ovos de 50g, então pediu o equivalente a 500 dólares para um parente e comprou todos os ingredientes para uma senhora fazer, naquela pascoa ele vendeu 2000 ovos de 50g.  Fundou a Cacau Show que hoje fatura mais de 500 milhões de reais com várias lojas espelhadas por todo brasil.    
Segundo o autor Joseph A. Schumpeter - “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias." Outro conceito, da Amar Bhide / Harvard Business School define que” trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando a partir daí um novo negócio."
Ao meu ponto de vista ambos os conceitos estão corretos, pois o significado de empreendedor e muito amplo. O perfil dos empreendedores tem de a serem inovadores, inquietos, criativos, persistentes, ousados e sempre devem estar com a visão voltada para o futuro, devem manter sempre a coragem para assumir riscos, planejamento, pesquisas, rede de contatos, comprometimento e um conhecimento do negócio e do mercado profundo em que deseja empreender para alcançar os objetivos esperados.
Visto todas essas características, justifica o porquê de muitas pessoas terem ideias e não passarem nunca para a ação e fazerem as coisas acontecerem. As dificuldades são extremas e poucas pessoas têm coragem para enfrentar os desafios que surgem em seu caminho. O verdadeiro empreendedor é um campeão que não desiste jamais, pois acredita em sua capacidade, e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais.
Um exemplo de empreedendor é o, Harland Sanders, fundador – e icônico símbolo – da rede de fast food Kentucky Fried Chicken (KFC).
A história de Sanders é um exemplo para qualquer um que diz ser muito velho para começar a empreender: ele começou a empreender aos 65 anos de idade, assim que se aposentou.
A cozinha, porém, vem desde muito cedo. O pai de Sanders faleceu quando ele tinha seis anos e o futuro empreendedor teve de assumir as refeições, enquanto a mãe trabalhava para sustentar Sanders, seu irmão e sua irmã. Para complementar a renda, passou a servir pratos para viajantes. Seu nome ficou conhecido não só em Kentucky, mas em outros estados, e Sanders foi aprimorando sua receita de frango frito.
Depois de ter seu restaurante fechado em função da construção de uma estrada que passaria pelo local, Sanders resolveu se aposentar. Mas o benefício de 105 dólares mensais o deixou inconformado. O ano era 1930, logo após a crise econômica que ficou conhecida como A Grande Depressão. Foi uma época marcada pela falência de muitas empresas que não imaginavam sequer a possibilidade de crise em um mercado até então tão próspero.
Assim como muitos empreendedores em busca de tirar uma ideia do papel, Coronel Sanders também ouviu alguns “não”. Ou melhor, ele recebeu ao todo 1.009 nãos durante os dois anos que passou dirigindo e dormindo em seu próprio carro pelas estradas americanas, indo de restaurante em restaurante na tentativa de vender a ideia de sua franquia de frango frito.
A persistência do Coronel Sanders foi realmente extraordinária. Mesmo com tantas negativas, ele não deixou de confiar no potencial e na qualidade que tinha a oferecer. O esforço de Sanders valeu a pena. Depois de meses viajando, ele finalmente conseguiu vender sua receita de frango frito a um restaurante de beira de estrada. Nascia em 1952 a Kentucky Fried Chicken (KFC), que veio a ser uma das maiores redes de fast food do mundo.
O KFC foi vendido em 1964, com cerca de 600 unidades franqueadas, pois Sanders já pensava em sua sucessão nos negócios (na época, ele tinha 74 anos de idade). Sanders faleceu apenas aos 90 anos, em 1980. O empreendedor continua como a cara da empresa – e é admirado pelos funcionários, até hoje, como um “gênio”.
Hoje, são mais de 5 mil estabelecimentos espalhados por 120 países, 12 milhões de clientes por dia e cerca de 1 bilhão de pedaços de frango servidos por ano. 
Antes de começar a descrever o meu ponto de vista, gostaria de dizer que estou muito feliz em participar de um fórum com tantas pessoas bem preparadas, seus argumentos, pensamentos e exemplos por si, já fazem desse fórum uma grande aula! 
              Mas vamos ao que interessa! Quando eu vejo um empreendimento de sucesso, logo penso no grande empreendedor desse projeto e por mais infantil que parece, lembro da célebre frase do Tio Ben (Homem-Aranha) "grandes poderes trazem grandes responsabilidades", pois no momento em que um pensamento se torna um projeto, não existe caminho fácil para sucesso, o empreendedor deve possuir características conquistadas através de muito esforço.
             Um grande empreendedor é um apaixonado pelo que faz, para ele não existe a palavra "impossível" ele é perseverante e constante, com uma capacidade de observação incrível, projeta o futuro e não tem medo, a sua coragem supera os limites, pois ele é capaz de sofrer mudança de uma forma que outras pessoas não conseguiriam, tem uma criatividade e poder de persuasão que levam ao seu grupo uma certeza que vai dar tudo certo, pois o empreendedor é um visionário, pensa em inovar e trazer o que todos acreditam que é importante, ele conhece o mercado e tendências futuras, não tem medo da concorrência pois sempre está na frente com sua criatividade e inteligência, os riscos para ele são apenas variáveis, ele arrisca sem medo pois conhece seu potencial e de seus aliados e assim cria um padrão indissolúvel para o sucesso.
              A história de empreendedorismo que deixo aos colegas é a do Silvio Santos, aliás quem nunca ouviu falar de Silvio Santos? de camelô a bilionário o empreendedor mais carismático do Brasil que construiu um império usando a TV para divulgar seus empreendimentos. Filho de dois imigrantes judeus, nasceu no Rio de Janeiro e aos 14 anos teve seu primeiro gesto como empreendedor, vendia capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio. O potencial da voz de Silvio logo chamou a atenção nas ruase ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara, passando em primeiro lugar. Servindo ao Exército, com 18 anos, continuou a sua carreira como radialista, já aos 20 foi tentar a vida em São Paulo onde apresentava espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. O talento para os negócios abriu as portas para o empreendimento que transformaria Silvio em bilionário. Em 1958, seu amigo e também radialista Manoel da Nóbrega, estava com dificuldades para administrar uma empresa de brinquedos "O Baú da Felicidade" que era um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos, então pediu a ajuda de Silvio que viu no "Baú da Felicidade" uma grande oportunidade, assumiu o controle total da empresa e assim foi o início do Grupo Silvio Santos. Atualmente o Império do garoto de origem humilde reúne emissoras de TV, empresa de cosméticos e hoteis. O Grupo Silvio Santos segue firme graças ao talento para os negócios de seu proprietário, faturando US$ 5,9 bilhões por ano.
"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário." Steve Jobs (Links para um site externo)
 https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/de-camelo-a-bilionario-conheca-trajetoria-de-silvio-santos,f79e6b9dcf37a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html (Links para um site externo)
 
 
Por fim, deixo uma pergunta: Você considera ter um comportamento empreendedor? Deixe seu comentário.

Continue navegando