Buscar

MODALIDADES DE AULA DE GINÁSTICA

Prévia do material em texto

MODALIDADES DE AULA DE GINÁSTICA
SPINNING: Aula de ciclismo indoor que utiliza diversas metodologias, sendo que a base de treinamento é o controle da frequência cardíaca. Excelente opção para melhorar o condicionamento físico e a queima de gordura. O Spinning é uma aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica (desenho abaixo) desenhada especialmente para a modalidade que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treinamento. Ao praticá-lo você naturalmente entra num programa individualizado obtendo um alto gasto calórico (emagrece com eficiência), fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhando uma ótima melhora de VO2 máx (condicionamento cardio respiratório) o qual pode prepará-lo também para outras atividades. Os exercícios simulam vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de ladeiras e pedaladas no plano, em paisagens diversas (depende da criatividade do professor). Na bicicleta existe um graduador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum, onde cada pessoa controla o ritmo de acordo com a sua resistência. 
As aulas têm duração de 40-60 minutos, onde são simuladas manobras próprias do ciclismo com planos, subidas, descidas, variações de terreno, jump, running e mix. Ao som de músicas selecionadas e apropriadas, o professor conduz sua aula, buscando a melhoria da performance do aluno. A medida que vão pedalando, os praticantes são inspirados a fazer coreografias com os braços no ritmo da música, ou até mesmo criar por si mesmos. 
POWER LOCAL: É uma aula baseada em movimentos simples, porém eficientes, utilizando barras, anilhas e halteres, alternando com blocos de exercícios aeróbicos intensos (step e aeróbica).Pode-se dizer que parece uma aula de musculação devido aos movimentos, porém muito mais motivante, principalmente por ser realizada em grupo e sempre acompanhada de músicas e combinações seguras e eficazes. É uma ótima e divertida opção para quem quer resultados estéticos rapidamente, pois além de promover um alto gasto calórico, promove ainda alteração na composição corporal de seus praticantes, ou seja, ocorre um aumento da massa muscular ao mesmo tempo em que diminui a percentagem de gordura corporal. Durante 30 a 40 minutos, acontece a parte principal de uma aula de ginástica localizada. Nesse momento são exercitados intensamente os principais grupos musculares do corpo. Logo após, é a vez dos exercícios de solo que duram de 15 a 20 minutos e movimentam o abdômen, glúteos e adutores.
PILOXING: O novo programa intervalado trabalha com alta frequência cardíaca e com movimentos de baixo impacto, o que garante aumento de resistência e o máximo de queima calórica – 600 em 1h de treino – “você continua gastando energia por até 24 horas depois que termina os exercícios”, garante Jensen. O treino mistura a potência, a velocidade e a agilidade do boxe com a tonificação, a flexibilidade e o equilíbrio do Pilates. Com duração de uma hora, a aula é toda realizada com o pé no chão para dar mais agilidade e trabalhar os músculos dos pés e dos tornozelos. 
O Piloxing chegou está chegando no Brasil só agora, pela academia Bodytech, mas já está presente em mais de 40 países se tornou tendência por sua eficiência tanto para eliminar as gordurinhas quanto para tonificar os músculos. 
BODY PUMP: As aulas de Body pump seguem um padrão, então é bem provável que uma aula na academia que você frequenta seja bem parecida com as aulas em outros locais. Apesar disso, as academias normalmente trocam as músicas e coreografias das aulas de Body pump a cada mês, pois assim os alunos se mantêm mais motivados.
As aulas normalmente começam com um aquecimento, e duram até 60 minutos com exercícios de alta intensidade com barras, pesos e step. As músicas são bastante energizantes para motivar ainda mais os participantes, e cada uma delas vai servir para separar os grupos musculares que serão trabalhados. É comum que o professor sugira as cargas para os alunos durante a aula, mas cada um usa o peso que achar melhor. O Body pump é indicado para qualquer pessoa, mas o foco principal são mulheres sedentárias, pois é o tipo de aula ideal para quem está começando na academia.
Apesar disso, muitos homens também têm recorrido às aulas de Body pump, principalmente os que praticam algum tipo de exercício aeróbico, como a corrida, e que precisam também de um treino de força.
AULA ABDOMINAL: Aulas de 20 a 30 minutos que trabalham diferentes tipos de abdominais. A aula de ABS foi criada e direcionada para o fortalecimento e a definição da musculatura abdominal. Ela foi elaborada para trabalhar a musculatura com alta intensidade, permitindo que os benefícios ocorram rapidamente.
Desenvolve a força abdominal em função das caneleiras utilizadas nas pernas e braços. Os exercícios selecionados de acordo com critérios de segurança e eficiência promovem real sensação de trabalho de intensidade sobre a musculatura, ocorrendo a definição abdominal.

Continue navegando