Buscar

Resumo do capitulo 01 livro Legislação Social e Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do livro Legislação Social e Trabalhista.
Lembrando que é o resumo do capitulo 01 ate o final semana estarei disponibilizado os demais capítulos. 
01 - O Direito do Trabalho, objetivo proteger e regular as relações de trabalho e emprego, voltado ao empregado, o mais frágil da relação empregado-empregador. O empregado não tem meios de produção, ao não ser sua força de trabalho.
02- Origem das Leis trabalhistas, No período da indústria, devido lutas entre empregados e empregadores, por melhores condições de trabalho, forçou o Estado a criar as leis trabalhistas através de uma relação tripartite entre empregado-empregador-Estado. Tripartite(três partes) é o elemento fundamental do Direito do Trabalho. Sua expansão foi através da OIT, Organização Internacional do Trabalho com os países que aderiram ao do Tratado de Versalhes,1919(Pôs 1º Guerra) Europa 
03 - Origem das Leis trabalhistas Brasil. Após escravidão extinta, em meio ao processo de industrialização, o Presidente Vargas em 1943 – a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como forma de proteger os trabalhadores, que já se avolumavam. 
04 - A CLT, os principais direitos; contrato de trabalho, o registro em carteira, a proteção ao salário e salário mínimo, jornada de trabalho semanal máxima de 44 horas, descanso semanal remunerado, férias, 13º salário, limite para as horas extras, entre outros.
05 - Caminho para criação das leis, a relação empregado-empregador-Estado, criam materiais e situações que são as fontes de criação do Direito do Trabalho, Sendo o caminho: o direito material é criado (situação real e concreto) e depois é fixado em lei; ou seja, é dado-lhe forma. Esse caminho de construção e constituição das leis do trabalho é muito peculiar(tem características especiais) e próprio.
06 - Tabela de Fontes Formais do Direito do Trabalho.
07 - Conceito de Trabalho: Qualquer forma de prestação de serviço de uma pessoa física para outra pessoa. PESSOA NATURAL ou PESSOA JURÍDICA Conceito de empregado, Considera-se
empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência e subordinação deste(empregador) e mediante pagamento de salário.
08 - O Contrato Individual de Trabalho é o instrumento pelo qual uma pessoa natural coloca sua força de trabalho à disposição de outra pessoa natural ou jurídica, com caráter de subordinação e não eventualidade,(trabalho fixo) mediante uma contraprestação pecuniária.(remunerado)
09 - Elementos essenciais ao contrato de trabalho. Princípio da pessoalidade, sendo o empregado a pessoa física e pessoa natural( direitos e obrigações na esfera civil) e para cada empregado corresponde um contrato de trabalho com outra pessoa (natural ou jurídica). Relacionamento de subordinação o empregado seja subordinado do empregador. Intuitu personae, o titular do contrato de trabalho é o único legitimado a cumpri-lo, consequentemente a prestação de serviço é intransferível, infungível e personalíssimo. Atividade profissional desenvolvida, não eventual e sim continuo, sendo obrigatório ao empregado uma jornada de trabalho horas a cumprir em determinado local. Regido por onerosidade ou seja a força do trabalho do empregado gera o seu salário.
10 – Contrato Trabalhista e Contrato do Direito Civil, Os contratos de trabalho possuem natureza semelhante aos contratos do Direito Civil, devido os princípios: o da boa-fé e o da função social do contrato. A boa-fé é condição essencial para a efetividade do contrato de trabalho, da mesma forma que a sua finalidade deverá atender às finalidades sociais a que se destina.
11) Requisitos do contratos. Parte 01 - Os contratos trabalhistas e os de negócios jurídicos assemelham-se, por meio de um acordo entre as partes, nos negócios se estabelece o equilíbrio entre as partes, no trabalho empregado é sempre a parte hipossuficiente(sem condições financeiras) logo o contrato sempre lhe beneficiara. Ambos os contratos devem atender a determinados requisitos legais sendo AGENTE CAPAZ,OBJETIVO LÍCITO, FORMA PRESCRITA EM LEI. sob pena de nulidade. 
12) Requisitos do contratos. Agente capaz relacionada à menoridade, que cessa aos 18 anos, capaz de cumprir os atos da vida civil; 16 anos completos, para aquele que se estabeleceu civil ou comercialmente, ou tenha relação de emprego. Objetivo nenhum contrato de trabalho terá validade jurídica caso o serviço a ser prestado seja contrário à lei. Forma prescrita é a forma de contratação entre as partes, pode ser explícito ou tácito(implícito), por escrito ou verbal e de boa-fé e livre espontaneidade.
13) A nulidade do contrato, devido inconformidades se torna nulo o próprio contrato, bem como todos os efeitos dele decorrentes que pode ser “tunc” desde o início ou “nunc” a partir de agora.
14) Contrato de trabalho temporário, esse contrato de trabalho é por prazo determinado e estipulado no mesmo, esse prazo será de no máximo 2 anos, e no caso do contrato de experiência, de 90 dias. Caso o contrato venha a ser prorrogado, por mais de uma vez, passará a ser indeterminado.
15) Algumas Modalidades de contratos de trabalho. Contratos por prazo determinado é o contrato com duração definida no momento da contratação (por período exato), contrato de experiência é o período de “teste” no qual ambas as partes decidirão se mantém o vínculo trabalhista, ou seja, se concretizarão o contrato por tempo indeterminado. Lei de estímulo aos novos empregos, 
Obra certa e Safra, contrato em que o período acompanha a execução de determinada obra ou serviço. 
Artista, Atleta, profissional para realização de espetáculos, no contrato tem que ter, local, jornada, ajuste para viagens e outros requisitos, pois é um serviço diferente de autônomo. Contratado ou transferido para trabalho no exterior funcionário é contratado diretamente por empresa estrangeira ou brasileira para trabalhar no exterior. 
16) Detalhes da modalidade de contratação determinado a empresa aloca trabalhadores em postos de trabalho específicos e período temporária, para cobrir férias ou demanda sazonal e não gera vínculo algum entre o empregado temporário ou permanente o prazo é de 3 meses quando autorizado (MT) ate 06 meses.
17) Invenções desenvolvidas pelo empregado, invenções do empregado, mesmo utilizando equipamentos do empregador, o invento será de propriedade comum, em partes iguais, exceto se o contrato de trabalho previr outra destinação, como contratos de pesquisa científica.
18) Empregado eleito diretor empregado prestador de serviço sem vínculo empregatício, exemplo o cargo de diretor que quando eleito a diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, não tem tempo de serviço e o salário é por honorário. Não pode permanecer a subordinação, jornada de trabalho e salário fixo.
19) O empregado em domicílio e o teletrabalho, O trabalho é realizado em sua casa ou em local da sua escolha, mas tem o salário e a subordinação vinculados ao empregador, porem se esse trabalhador desenvolver atividade de independência econômica, ele será considerado trabalhador independente, autônomo.
20) O empregado aprendiz, o empregado teve estar vinculado com a escola e ter inscrição em programa de aprendizagem, idade 14 a 24 anos e o prazo do contrato de até dois anos.
21) O trabalhador avulso, é aquele que, presta serviços a diversas empresas sem vínculo empregatício, sendo o sindicato ou o órgão gestor de mão de obra (OGMO) os responsáveis pelos direitos trabalhista e de intermediação entre a empresa que contrata e o empregado avulso. O pagamento prazo de 48 horas após o término do serviço, direito a férias, descanso semanal remunerado e salário-família. Exemplos, trabalhadores portuários.
22) O estagiário, deve estar em processo de formação acadêmico, o trabalho complementar sua formação escolar em acordo com a exigência curricular. Ex. Cursos Superior, Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Especial. Estágio não obrigatório o aluno poderá executar livremente, mas na área da sua formação.
23) Estagiário e as obrigaçõesda Instituição de Ensino, Elaborar plano de atividades. Indicar professor orientador. Verificar se a empresa possui instalações adequadas. Elaborar normas de avaliação do estágio e cobrar relatórios do estagiário. 
24) Estagiário e as obrigações da empresa, Indicar profissional para acompanhar o estagiário. Enviar à instituição de ensino relatório semestral sobre o estágio. Garantir o transporte e seguro de acidentes pessoais do estagiário. Pagar a bolsa estágio, quando for o caso.
25) Estagiário e características, o pagamento de uma bolsa é obrigatório apenas para o estágio não obrigatório, o encerramento do curso impede a realização do estágio, estagio é no máximo dois anos, exceto para deficiente seu termino dispensa qualquer anotação na CTPS. Paga-se mas sem gerar vínculo empregatício; o auxílio transporte, alimentação e saúde. Jornada de trabalho de até a trinta horas semanais. Obrigações são para evitar que a empresa aloque o estagiário no lugar do empregado habitual.
26) O trabalhador autônomo é a pessoa natural que exerce por conta própria atividade econômica com ou sem fins lucrativos e um tomador de serviços sem, contudo, a ele se subordinar.
27) O trabalhador eventual, serviços de caráter esporádico, ocasional ou fortuito, em que há intervalos temporais entre um e outro, não gera vínculo e pode ser realizada para uma ou mais empresas, por exemplo, do pintor de parede, encanador ou eletricista.
28) A CLT define a figura do empregador, a empresa, individual ou coletiva que assumi os riscos da atividade econômica, também é empregador o profissional liberal, a instituição de beneficência, a associação recreativa ou outra instituição sem fins lucrativos, que admite trabalhadores. Outro tipos de empregadores são as administrações públicas diretas; União, Estados, Distrito Federal e Municípios e as administrações indiretas; autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e agencias reguladores e executoras.
29) Diretoria e o desvio de finalidade as empresas são administradas por pessoal jurídicas, mas caso acha irregularidades na quitações de dividas o diretores ou sócios podem responder até como pessoas física, que é o desvio de finalidade, que consiste em uma fraude contra os direitos trabalhistas são motivos suficientes para o juízo do trabalho determinar que os bens particulares de seus sócios respondam solidariamente pela dívida da empresa, na medida da cota-parte de cada sócio.
30) Autônoma da empresa em grupo, cada empresa tem sua atividade-fim é por ela é responsável. No caso do Grupo Empresarial, será necessário identificar a unidade de decisão e direção do grupo, que poderá ser atribuída a apenas uma única pessoa jurídica ou a um conjunto de pessoas jurídicas.
33) Tipos de grupos empresarial: Holding: administra e possui a maioria das ações ou cotas das empresas componentes de um determinado grupo. Joint Venture: a união de duas ou mais empresas que já existem, com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica, sem perder sua personalidade jurídica. Exemplo no Brasil, Volkswagen e Ford, resultando na Autolatina.
34) CLT e os Grupos, Independentemente da natureza do grupo, a CLT não impõe limites ao controle de gestão da empresa e sim do regime de subordinação, sendo uma empresa distinta das demais e que representa o Grupo e responsável pela obrigação. Mas para os efeitos da relação de emprego são solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinada.
35) O Consórcio de Trabalhadores Rurais, deverá conter, identificação completa de cada produtor, Registro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Matrícula no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS de cada um dos produtores rurais , Ser matriculado no INSS em nome do empregado.
36) Equipara-se ao empregador rural pessoa física o consórcio simplificado de produtores rurais, formado pela união de produtores rurais pessoas físicas, que conceder a um deles poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores para prestação de serviços, exclusivamente, aos seus integrantes, mediante documento registrado em cartório de títulos e documentos.
37) Vantagens do Consórcio de Trabalhadores, Formalização dos vínculos de trabalho, Maior proteção do trabalhador, Continuidade da relação de trabalho, quando contratada sob a forma de emprego, Garantia dos mesmos direitos trabalhistas previstos pela legislação para o empregado.
38) Semelhante ao Consórcio de Empregados, e a cooperativa de trabalho criada a partir de 20 pessoas, dispensa capital social, renda através da cota-parte, pode ter conselho administrativo ou diretoria, são sujeita a falência, não a subordinação.
39) sucessão nas relações de trabalho, compra, venda e transferência de uma empresa ou arrematação em hasta(venda em leilão) pública não afetará os direitos adquiridos por seus empregados. bem como a mudança na propriedade ou na estrutura jurídica.

Outros materiais