Buscar

Trabalho de SIGMUND FREUD

Prévia do material em texto

2
PSICOLOGIA
SIGMUND FREUD, VIDA E OBRA DO CRIADOR DA PSICANÁLISE
SALVADOR
2014
SIGMUND FREUD, VIDA E OBRA DO CRIADOR DA PSICANÁLISE
Trabalho apresentado à disciplina História da Psicologia, na Faculdade Integrada da Bahia, como requisito parcial para aprovação da referida disciplina.
Orientadora: Patrícia Araújo
SALVADOR
 2014
SIGMUND FREUD
Introdução
Nasceu em Freiberg, na Morávia (hoje República Tcheca). Devido a problemas econômicos, sua família se mudou para a Aústria em 1860. Aos 17 anos, Freud ingressou na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1886, se casou com Martha Bernays e abriu uma clínica especializada em distúrbios nervosos, onde desenvolveu o princípio da psicanálise. No ano de 1900, foi designado professor na mesma universidade. Em 1938, refugiou-se com sua família em Londres, em função da perseguição nazista. Depois de sofrer dezenas de intervenções cirúrgicas devido a um câncer de palato, Freud faleceu, em 1939. Entre suas obras mais conhecidas se encontram A interpretação dos sonhos(1900), Totem e tabu (1912) e O ego e o id (1923).
As Teorias Freudianas
Podemos dividir suas teorias, a grosso modo, em dois campos distintos. Ao mesmo tempo em que ia descobrindo o funcionamento da mente e da conduta humana, foi criando uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente. Alguns terapeutas afirmam estar influenciados por um, mas não pelo outro campo em que Freud atuou. 
Provavelmente a contribuição mais significativa que Freud fez ao pensamento moderno é a de tentar dar ao conceito de inconsciente um status científico que, entretanto, não é compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia. Mesmo assim, é inegável que seus conceitos de inconsciente, desejos inconscientes e repressão foram revolucionários, até para permitir que sejam estudados pelas outras ciências. O modelo Freudiano propõe uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob a consciência e que se manifestam nos lapsos (“atos falhos”) e nos sonhos. 
Não por acaso, uma de suas obras mais conhecidas é o livro “A Interpretação dos Sonhos”. Nela Freud coloca seus argumentos para explicar seu modelo de funcionamento do inconsciente e desenvolve um método para conseguir o acesso ao mesmo, tomando elementos retirados de suas experiências prévias com as técnicas de hipnose. 
Como parte de sua teoria, Freud defende a existência de um pré-consciente, que descreve como a camada entre o consciente e o inconsciente (o termo subconsciente é utilizado popularmente, mas não é parte da terminologia psicanalítica). A repressão em si tem grande importância no conhecimento do inconsciente. De acordo com Freud, as pessoas experimentam repetidamente pensamentos e sentimentos que são tão dolorosos que não podem suportá-los. Tais pensamentos e sentimentos (assim como as recordações associadas a eles) não podem ser expulsos da mente mas, em troca, são expulsos do consciente para formar parte do inconsciente. 
Embora ao longo de sua carreira Freud tenha tentado encontrar padrões de repressão entre seus pacientes que derivassem em um modelo geral para a mente, ele observou que pacientes diferentes reprimiam fatos diferentes. Observou ainda que o processo da repressão é em si mesmo um ato não-consciente (isto é, não ocorreria através da intenção dos pensamentos ou sentimentos conscientes). Em outras palavras, o inconsciente era tanto causa como efeito da repressão. 
As obras 
Freud foi um intelectual que aliava a parte teórica à prática, visto que atendia em seu famoso consultório no número 19 da Rua Berggasse, onde tinha seu famoso divã que acabou se tornando um símbolo da própria psicanálise. Escritor compulsivo e extremamente produtivo, foi colocando suas teorias num estilo próprio e característico, em estilo científico mas sem exagerar nas citações a outros pensadores e cientistas. 
Seus livros foram e continuam sendo leitura obrigatória para todo mundo que lida com as ciências psíquicas, nem que seja para abandoná-las em favor de algo mais moderno ou funcional segundo os padrões científicos de cada corrente de pensamento e de ação. 
Além dos livros Freud escreveu inúmeras cartas e artigos, e muito deste material foi reunido em diversas coleções. Abaixo estão os principais escritos de Freud, em ordem cronológica, lembrando que as obras publicadas até 1920 formam a chamada Primeira tópica, enquanto que os publicados após 1920 formam a chamada Segunda tópica de Freud, pois este ano marca uma mudança no enfoque e nos pensamentos Freudianos: 
Sobre a psicopatologia da vida cotidiana
Título original ZurPsychopathologiedesAlltagslebens, 1901 — Nesta obra Freud discute o que ficou conhecido em inglês como “Freudianslip” ou “parapraxis”, termos que foram traduzidos como “ato falho”. São palavras ou atos físicos que se acredita serem causados pelo inconsciente, mostrando o que a pessoa realmente pensa sobre determinado assunto, e não o que diz de maneira consciente e “censurada” pelo superego. Entre os erros clássicos, estão o da esposa chamando o marido pelo nome de uma outra pessoa na qual estava pensando, e vice-versa. Em outros casos, o erro pode parecer trivial ou bizarro, mas pode dar uma importante fonte de análise. 
A interpretaçõo dos sonhos
Título original Die Traumdeutung, 1900 — Este livro marca a introdução do conceito do Ego, e descreve a teoria do inconsciente em relação à interpretação dos sonhos. Na visão de Freud, os sonhos eram formas de expressar os desejos e questões do inconsciente, uma tentativa que o inconsciente fazia para resolver algum tipo de dor ou conflito, seja de algo recente ou algo do passado longínquo. Assim, como a informação no inconsciente está num formato sem muitas regras e geralmente meio confuso, um “censor” no pré-consciente não permite que aquelas impressões passem para o consciente sem alteração. Durante os sonhos, o pré-consciente tem sua ação enfraquecida, mas ainda está funcionando: por isso, o inconsciente precisa distorcer e mascarar o sentido de suas informações para passar através da censura. Como tanto, as imagens e sonhos não costumam ser o que aparentam ser, mas são símbolos que precisam ser identificados para que o psicanalista consiga montar um modelo da estrutura do inconsciente daquela pessoa.. 
Totem e Tabu
Título original Totem und Tabu, 1913 — Coleção contendo quatro estudos publicados primeiramente no jornal Imago (1912-1913). Aplica conceitos psicanáliticos para fazer estudos comparativos nos campos da arqueologia, antropologia e religião. Os quatro estudos são intitulados “O horror do incesto”, “Tabu e a Ambivalência emocional”, “Animismo, Mágica e a Onipotência dos Pensamentos, e “O retorno do totemismo na infância”.
O Ego e o Id
Título original Das Ichund das Es, 1923 — Outra obra importante, fruto de um estudo meticuoloso conduzido ao longo de anos de pesquisa, onde Freud faz a análise da psique humana, definindo a teorias da dinâmica entre o id, o ego e o superego, teoria esta que foi fundamental no desenvolvimento da teoria psicanalítica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes