Buscar

ESTATÍSTICA E SEUS CONCEITOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTATÍSTICA E SEUS CONCEITOS
Para RAMOS (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura da ciência, tecnologia, e lógica para que o problema de várias áreas do conhecimento humano, seja em uma investigação ou na solução de algum caso. A estatística pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento humano, em algumas áreas recebem um nome diferenciado, é o caso da bioestatística que trata de aplicações da estatística em ciências biológicas da saúde. A utilização do método estatístico é de extrema importância, ele estabelece o ligamento dos resultados alcançados aos propostos problemas. A utiliza-se através das teorias probabilísticas para tornar clara a frequência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos futuramente.
O estudo estatístico é muito importante para no desenvolvimento do raciocínio lógico, exige forte censo crítico quando vamos fazer pesquisas. A estatística vem ao encontro da necessidade de tornar reais as análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos.
As empresas atuais estão se tornando cada vez mais dependentes dos dados estatísticos para a obtenção de informações importantes sobre seus segmentos de trabalho e principalmente sobre a ação econômica e social.
Segundo CASTRO (1967) Possui sua origem praticamente com o surgimento dos primeiros dos primeiros homens, todavia, destacando apenas os momentos mais importantes, podendo se dividir a sua evolução histórica em três fases;
O primeiro período se caracteriza pelos registros sistemáticos e cadastro de informações do estado com finalidades principais ligadas à guerra ou interesses. Este modelo vai desde o período feudal meados do século. XVII. O segundo período dá á estatística o caráter de disciplina autônoma, os primeiros estudos se referiam as análises de registros de batismos, casamentos e enterros. O mesmo autor complementa que em 1949 a estatística foi definida em termos de objetos em relações com as ciências por GRODOFRED ACHINWAL. E por ultimo o terceiro período, que constitui a evolução da estatística até os dias de hoje. Caracterizando por constantes aperfeiçoamentos técnicos e científicos
A estatística conforme explica castro (1967), o estadista e o sociólogo pela necessidade de conhecer sobre as populações, os meteorologistas pela a necessidade de conhecimento sobre o tempo e seus reflexos na agricultura, nas navegações etc., a biologia pelo o estudo das doenças, suas causas e consequências. A estatística para SPIEGEL (1977) é a área que compreende o conjunto de métodos que cientificamente permite a coleta, organização, o resumo a apresentação e a análise dos dados com interesses na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis doseadas em três análises.
FERNANDES (1999) define a estatística como um objetivo de fornecer informações (conhecimentos) utilizando quantidades numéricas. Segundo este raciocínio, pode-se dizer que ela divide o estudo e a análise dos dados (fatos numéricos) em três fases;
1-primeiro na obtenção de dados
2-segundo na descrição, classificação e na apresentação de dados
3- terceiro nas conclusões a tirar dos dados.
APLICAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA 
No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e tomadores de decisão mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usa-la eficazmente. 
Iremos apresentar a utilizações da estatística nas áreas da administração e economia.
Contabilidade:
Empresa pública de contabilidade utilizam procedimentos de amostragem estatísticas ao realizarem auditorias para seus clientes. Por exemplo, suponha que uma firma de contabilidade queira determinar se o valor das contas a receber indicado na folha de balancete de um cliente representa fielmente o valor real das contas a receber. Geralmente o grande número de contas a receber individuais torna a revisão e validação de cada conta demasiadamente demorado e dispendioso. A pratica comum nessas situações é a equipe de auditores selecionar um subconjunto das contas, denominado amostra. Depois de revisar a exatidão das contas amostradas, os auditores concluem se o valor das contas a receber apresentado na folha de balancete do cliente é aceitável.
Finanças:
Os analistas financeiros usam uma série de informações estatísticas para orientar suas recomendações de investimentos. No caso dos títulos financeiro, os analistas revisam uma série de dados financeiros que incluem os índices de preço/ganhos ou lucros e rentabilidade em dividendos. Comparando a informação correspondente a um título individual com as informações sobre a média do mercado de ações, o analista financeiro pode concluir se um titulo individual está valorizado ou desvalorizado.
Por exemplo: uma revista, publicou que a médias dos índices de preço/ganhos ou lucros dos 30 títulos na média industrial Dow Jones era de 22,36. A general Eletric apresentava um índice de preço/ganhos ou lucros igual a 16. Neste caso, a informação estatística sobre os índices de preço/ganhos ou lucros indicava um preço comparativamente menor para os ganhos ou lucros da General Eletric em comparação aos títulos da Dow Jone. Portando, um analista financeiro poderia concluir que os títulos da general Eletric estavam desvalorizados. Esta e outras informações sobre a General Eletric ajudariam o analista a recomendar a compra, venda ou manutenção dos título.
Marketing:
Scannes eletrônicos utilizados nas caixas registrado registradoras da lojas de venda e varejo coletam dados que são usados em uma série de aplicações de pesquisas de Marketing. Por exemplo, fornecedores de dados como a ACNilsen e a information Resources Inc. compram dados colhidos por scanners eletrônicos localizados em ponto-de-venda de mercearias, processam esses dados e depois vendem seus sumários estatísticos a empresa de manufatura. Empresas manufatureiras gastam centenas de milhares de dólares por categoria de produtos para obter esse tipo de informação. A indústria também compra dados e sumários estatísticos a respeito de atividade promocionais, como a fixação de preços especiais e o uso de exibições em vídeos nas lojas. Gerentes de marca podem revisar os dados estatísticos dos scanners e os dados estatísticos da atividade promocional para obter um entendimento melhor da relação entre as atividades promocionais e as vendas. Esse tipo de análise muitas vezes é útil para estabelecer as futuras estratégias de marketing para os vários produtos.
Produção

Outros materiais