Buscar

REsumo 1 DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Dilemas contemporâneos

Prévia do material em texto

FACULDADE JK MICHELANGELO DE TAGUATINGA
PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE LINGUÍSTICA, ESCRITA E TEXTO
CARLA REJANE OLIVEIRA
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: 
Dilemas contemporâneos
 
TAGUATINGA – DF
DEZEMBRO DE 2017
GRUPO JK
FACULDADE JK MICHELANGELO DE TAGUATINGA
PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE LINGUÍSTICA, ESCRITA E TEXTO
CARLA REJANE OLIVEIRA
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: 
Dilemas contemporâneos
Resumo apresentado à disciplina de Docência de Ensino Superior de Curso da Faculdade Michelangelo de Taguatinga do Grupo JK Educacional, como parte de requisitos exigidos pelo Curso de Pós-graduação em Análise Linguística para a obtenção do grau de Especialista sob a orientação do Prof. Raimundo Damasceno Júnior.
TAGUATINGA – DF
DEZEMBRO DE 2017
RESUMO
	
O ensino tem que acompanhar a nova era da tecnologia, porque atualmente, as crianças estão cada vez mais cedo sendo apresentadas as novas tecnologias. O professor deve buscar atualização constante para acompanhar seus alunos na nova era da tecnologia para gerar conhecimento através da informação.
Assim, percebe-se que há grandes desafios no ensino básico para a formação continuada de professores, como falta de material didático, de acesso a computadores, etc. Muitos profissionais para investir em sua formação continuada possuem dificuldades, por falta de recursos financeiros, cuidados com os filhos etc. Outros investem, mas não veem nada que os incentiva, como baixos salários, alunos mal-educados, desvalorização do professor perante a sociedade, etc. Contudo, os professores não podem desistir, porque a sociedade precisa deles e ele tem o papel de construir uma sociedade mais justa e ensinar os seus alunos a luta por seus direitos.
O bom profissional de educação não vê dificuldades e sim oportunidades de melhorar a cada dia o ensino. Muitas lutas já foram superadas como a reforma na educação. Além do mais, hoje se conta também com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, para a educação superior, para educação infantil, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, avaliação do SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, ENADE, ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, entre outros.
Essas medidas favorecem a reforma educativa e servem de incentivo para que o educador invista em sua formação, abrindo caminhos para novas políticas de formação, financiamento e gestão mais justa de recursos para que se atenda as reais necessidades da educação nacional. Medidas como estas buscam a melhoria da qualidade de educação/
Atualmente, há o desenvolvimento de novas pesquisas cientificas que estão buscando construir novas práticas devido a necessidade da formação continuada dos professores. Estas investigações recentes estão conquistando consenso entre os profissionais de educação. Elas tratam de uma formação voltada para a escola, onde os professores podem aplicar e debater entre os pares os conhecimentos apreendidos em sua formação.
	Todo processo de formação deve ter como referencial o saber docente, o reconhecimento e valorização desse saber. É necessário desenvolver a formação continuada levando em consideração as etapas de desenvolvimento profissional do professor, pois existem inúmeras diferenças de anseios entre os que estão iniciando e os que já estão se aposentando.
	Segundo alguns pesquisadores sobre a formação continuada dos educadores, três eixos se destacam, os mesmos norteiam a prática profissional e busca adequá-la aos desafios do momento. Esses eixos são referências para se repensar	 a formação adequada de professores aos desafios atuais, são eles: a escola vista como um lugar de formação continuada, a valorização dos saberes na experiência profissional do professor e o tempo de experiência na sua docência.
	O ensino superior precisa reafirmar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes na área de formação e da pós-graduação para preparar o aluno para ser um profissional competente. O docente do ensino superior deve ter suas atribuições claras. Sabe-se que ser professor gera responsabilidades, cobranças próprias.
	Portanto, o ensinar no ensino superior não é fácil, é preciso mostrar aos discentes o mundo, colocá-lo para fazer pesquisas, é estar preparado para enfrentar os rótulos impostos pela sociedade. O professor deve fazer com que seu aluno aprenda e se desenvolva, pois é necessário que ele conclua o curso aprendendo de fato o conteúdo e principalmente, que tenha adquirido o conhecimento indispensável para a sua qualificação profissional. 
REFERÊNCIAS
MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Docência no ensino superior: dilemas contemporâneos. R. Faced, Salvador, n.12, p.71-87, jul/dez. 2007. Disponível na plataforma da Faculdade Jk Michelângelo Taguatinga. Disciplina de Docência de ensino superior.

Continue navegando