Buscar

Cultivo de Arroz: Produção e Colheita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�
Curso: Tecnologia em Agronegócio
Semestre: 5º semestre
Disciplina: Culturas II (Arroz, aveia, algodão, feijão, girassol, mandioca e plantas condicionadoras do solo) 
Atividade 1
Professor: Wilson Luiz de Miranda Finamore
Acadêmico (a):DHEYSON R. RIBEIRO__RGM: _293,4247_______
Pólo: ___ASSIS CHATEUBRIAND__________ Data: __01___/___04__/__18___
1 – O arroz é alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas e, segundo estimativas, até 2050, haverá uma demanda para atender ao dobro desta população. O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína per capita necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições de solo e clima, é considerado a espécie que apresenta maior potencial para o combate a fome no mundo.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
2 - A produção de grãos de arroz é positivamente correlacionada com a radiação solar, especialmente durante os últimos estádios de desenvolvimento da planta. O arroz não se desenvolve normalmente, a menos que sujeito a longo período de luz. Deficiência de luz retarda e diminui o perfilhamento. Dias claros, atmosfera límpida, trazem um aumento da atividade fotossintética e da capacidade potencial de produção, sendo ainda favoráveis à maturação e à melhor qualidade do grão. Período de crescimento muito chuvoso ou céu nublado concorre para diminuir a produção.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
3 - Na cultura do arroz de sequeiro, a diminuição de água concorre para uma diminuição no rendimento de grãos.A fase crítica da cultura do arroz compreende os períodos de "emborrachamento" (cerca de 30 dias) e o da floração (10 a 15 dias). Neste período a cultura para ter garantida a frutificação, necessita de cerca de 200 mm de chuva.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
4 - A cultura do arroz irrigado por submersão, durante grande parte de seu ciclo e com renovação constante de água, é considerado o sistema de cultivo mais favorável ao desenvolvimento da planta e obtenção de maiores produções. Sua limitação reside, em grande parte, nos investimentos, geralmente dispendiosos, para a sistematização das áreas e para a captação de água necessária à irrigação. O solo para esse sistema de cultivo deve apresentar uma camada pouco permeável abaixo da zona das raízes, mas não em maior profundidade, para reduzir o consumo de água de irrigação e evitar a lixiviação de nutrientes. Isso é mais importante, quando a camada superior do solo é de textura arenosa. A camada superficial do solo deve ser bem estruturada e porosa de tal forma que permita uma fácil drenagem do excesso de água, possibilitando as operações culturais e uma reoxigenação sufi ciente da camada explorada pelas raízes.
Além de reterem mais a água de irrigação parece haver evidência de que o arroz desenvolve-se melhor em solos de textura argilosa. Os solos mais importantes para essa modalidade de cultivo são os solos Aluviais,
geralmente de boa fertilidade natural, formados ao longo dos rios, onde é fácil a obtenção de água para irrigação, e os solos hidromórfi cos, quase sempre associados àqueles.
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
5 - As operações de colheita e pós-colheita constituem etapas importantes do processo de produção e, quando mal conduzidas, acarretam perdas elevadas de grãos, comprometendo os esforços e os investimentos dedicados à cultura. A colheita pode ser realizada por três métodos: o manual, o semimecanizado e o mecanizado.
Qualquer que seja o método de colheita utilizado, qual a melhor época para efetuar a colheita do arroz, ou seja, qual a época que você recomendaria? Colheita precoce: é realizada quando os grãos ainda estão com alto teor de umidade, oscilando em torno de 27%. Essa modalidade de colheita é feita para evitar danos futuros advindos de condições meteorológicas como, por exemplo, chuvas. Esse tipo de colheita diminui a produtividade da cultura. Ou Colheita tardia: é realizada quando os grãos estão com baixo teor de umidade, em torno de 14-16%. A colheita tardia favorece a colhedeira, que opera melhor, sendo baixas as perdas na limpeza e na batedura. Nesse tipo de colheita perde-se, portanto, em qualidade do produto, especialmente em se tratando de produção de sementes. Ou num momento entre a colheita precoce e a colheita tardia.
RESP>>> os dois tipos de colheitas, tardia e precose trazem suas vantagens e desvantagens, sendo que o produtor terá que ver a finalidade final do seu produto, se será para sementes ou consumo. A melhor época compreende entre a colheita precose e a tardia, sendo colhido quando atingir o teor de umidade em torno de 17- 25%.

Outros materiais