A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
Simulado

Pré-visualização | Página 1 de 5

Administração de recursos humanos
	 1a Questão (Ref.: 201308161881)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um dos desafios da moderna administração de pessoal e de recursos humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
		
	
	em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos.
	
	cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
	
	as organizações são legalmente obrigadas a garantir a qualidade de vida no trabalho para os funcionários e isso significa apenas mais gastos para a empresa.
	
	a qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título "qualidade de vida no trabalho", nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308789805)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O profissional de RH desempenha dois papéis essenciais no exercício da sua função. Ora ele atua como especialista, ora como estrategista. Quando suas ações são de estrategista podemos afirmar que ele assume os papéis de: 
		
	
	d. Agente de Mudanças e Prestador de Serviços. 
	
	c. Prestador de Serviço e Assessor. 
	
	e. Parceiro de Negócios e Prestador de Serviços.
	
	b. Assessor e Parceiro de Negócios. 
	
	a. Parceiro de Negócios e Agente de Mudanças. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308130781)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada a liderança e poder; estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do potencial competitivo individual e coletivo.
		
	
	É fato que a desmotivação das pessoas retarda o processo evolutivo e competitivo das organizações. A gestão de pessoas tem como desafio maior identificar os indivíduos que exercem suas funções com menor comprometimento e desenvolvê-los, se possível for.
	
	A Gestão de Pessoas deve, por meio do processo de recrutamento e seleção, captar profissionais com maior experiência de mercado e aplicar maciçamente treinamentos para buscar o desenvolvimento esperado pela organização.
	
	A saída para as organizações é cada vez mais a automação de processos e setores na busca pela redução de investimentos relacionados com pessoal. Este cenário é resultado da globalização e do avanço tecnológico que, de maneira geral, estimulam a concorrência desenfreada. A ARH é forçada à recessão interna e a administrar equipes mais enxutas, com indivíduos mais preparados e multitarefas.
	
	A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalização os benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura.
	
	A gestão de pessoas ou RH tem como desafio maior estabelecer critérios de avaliação de desempenho dos integrantes nas organizações. É unicamente de responsabilidade do RH a elaboração de planos e projetos para a motivação das pessoas, para que estas se comprometam com a estratégia competitiva das organizações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308789786)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a alternativa correta: 
		
	
	c. Qualidade de Vida, Suprimento, Remuneração e Gestão do Clima Organizacional são alguns dos principais processos da ARH.
	
	b. Os focos/alvos de atuação da ARH são o ambiente de trabalho, a sociedade, o Estado, a empresa e o processo produtivo
	
	e. A Administração de Recursos Humanos é um segmento independente da empresa, sem manter qualquer conexão com os demais departamentos da organização. 
	
	a. Os trabalhadores das organizações e todas as demais questões que relacionem as pessoas às organizações são objetos de estudo da Administração de Materiais.
	
	d. Medicina Homeopática, Psicologia, Administração, Serviço Social, Engenharia de produção, Direito e Pedagogia são profissões relacionadas à ARH. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308129347)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
		
	
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações. 
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308703889)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise as duas afirmações seguintes: I- O ser humano é uma verdadeira fonte de emoções e, através do seu comportamento, expressa as características de sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente. Se, antes, revelar os sentimentos era considerado puro romantismo ¿ muito evidenciado na literatura brasileira no século XVII, hoje, as emoções são vistas por outro prisma. Muitas organizações, por exemplo, quando realizam um processo seletivo, não avaliam o candidato apenas por sua bagagem técnica. PORQUE II- A aptidão em lidar com as emoções influencia diretamente o comportamento das pessoas no dia a dia das organizações, inclusive a performance diante das atividades. A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que: 
		
	
	as duas afirmações são falsas. 
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações