Seja Premium

MBA Provas e AV

Seja Premium e tenha acesso liberado!

São milhões de conteúdos disponíveis pra você.

Já tem cadastro?

Você viu 3 do total de 128 páginas deste material

Prévia do material em texto

1)
No cenário da década de 80 com o aumento da oferta e a ampla disseminação das técnicas de produção, as empresas viram, que apenas reduzir custos não as tornavam mais competitivas. Os ganhos de custos propiciados por altos investimentos na busca da "produção enxuta" já não representavam melhorias significativas no preço final ao consumidor. Qual das cinco ondas competitivas é fundamentada e disseminada neste momento histórico das indústrias japonesas.
Alternativas:
· Onda da customização
· Onda da inovação
 
· Onda dos custos baixos
 
 
· Onda da velocidade
 
 
· Onda da qualidade
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
Quando o cliente tem mais opções com pouca variação de custo, ele busca um diferencial, que geralmente está na qualidade do produto ou serviço. Nesta época, capitaneado pelas indústrias japonesas, o ‘boom’ da qualidade teve seu momento de apogeu, sobretudo na figura de grandes gurus da qualidade, como Deming, Juran, Crosby entre outros que, desenvolviam técnicas e metodologias de melhoria da qualidade.
Código da questão: 7621
2)
Estratégia é uma destas palavras que, juntamente com liderança e empreendedorismo, virou moda no meio corporativo nos últimos anos, e a massificação do seu uso acabou deturpando o seu conceito. Muitas empresas não praticam a estratégia porque não querem correr riscos, preferem continuar na mesma faixa, mais segura, conhecida. Marque a alternativa sobre as duas etapas fundamentais em estratégia para se fazer uma boa escolha.
Alternativas:
· no primeiro momento devemos utilizar a criatividade e após percorrer os caminhos dos concorrentes.
 
· inicialmente observar os concorrentes e no segundo momento fazer igual o que todos fazem.
 
 
· primeiramente é necessário identificar os caminhos possíveis e em seguida escolher qual caminho percorrer.
 
 
CORRETO
· tomar a decisão baseado nos acertos dos seus concorrentes e seguir o “sexto sentido”.
 
 
· iniciar sempre se baseando na razão e cálculos exatos e descartar outras alternativas de percurso. 
checkINCORRETO
Resolução comentada:
Para se fazer uma boa escolha, existem duas etapas fundamentais em estratégia. A primeira é a identificação dos possíveis caminhos e a segunda é a escolha em si. Cada etapa requer formas de pensamento completamente diferentes. Identificar possíveis caminhos requer um pensamento aberto, subjetivo, holístico e envolve a capacidade perceptiva, a intuição.
Código da questão: 7454
3)
As empresas se encontram hoje numa fase em que se busca o equilíbrio entre liberdade e burocracia. Os controles e a ordem são necessários, os pensamentos sistêmicos nos fluxos operacionais, são extremamente importantes e não podem ser substituídos simplesmente pela ingênua visão de que liberdade significa ausência de regras.
Marque a alternativa que representa uma das grandes barreiras à inovação nas organizações:
Alternativas:
· Excesso de controles e procedimentos burocráticos.
 
CORRETO
· Falta de recursos financeiros para fomentar as ideias dos funcionários.
 
 
· Falta de criatividade dos funcionários para ter ideias.
checkINCORRETO
· Falta de autonomia para a tomada de decisão.
· Dificuldade em encontrar o parceiro certo para inovar.
 
 
Resolução comentada:
Embora as demais alternativas representem dificuldades para o intraempreendedor, a única que pode ser caracterizada como barreira organizacional é o excesso de controles e procedimentos burocráticos.
Código da questão: 8439
4)
O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado. Planejamento é algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em níveis.
Marque a alternativa que contempla os níveis de planejamento.
Alternativas:
· nível tático, nível operacional e nível alto.
 
· nível tático, nível médio e nível alto
 
 
· nível baixo, nível médio e nível alto
 
 
· nível operacional, nível alto e baixo.
· nível tático, nível operacional e nível estratégico.
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
nível tático, nível operacional e nível
estratégico.
Código da questão: 7193
5)
Os objetivos estratégicos são definidos com palavras e frases e são mais precisos do que a missão, pois estabelecem resultados concretos a serem atingidos num determinado prazo e de maneira quantitativa, passível de mensuração. Para ajudar na definição dos objetivos estratégicos, podemos realizar as seguintes perguntas:
Alternativas:
· Qual nosso principal fornecedor? Quais são nossos principais clientes? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo?
checkINCORRETO
· Qual a participação de mercado pretendida pela empresa? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo? Quanto quer crescer ao ano?
 
 
CORRETO
· Quanto ela quer faturar? Quantos funcionários precisaremos contratar? E quais serão demitidos? Qual nosso principal fornecedor?
 
 
· Quantos funcionários precisaremos contratar? E quais serão demitidos? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo? Quanto quer crescer ao ano?
 
· Qual os objetivos principais da empresa? Quantos funcionários precisaremos contratar? E quais serão demitidos? Qual nosso principal fornecedor?
Resolução comentada:
São exemplos de perguntas que auxiliam na definição dos objetivos estratégicos: “Qual a participação de mercado pretendida pela empresa? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo? Quanto quer crescer ao ano? ”.
Código da questão: 8346
6)
Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta criada por Robert Kaplan e David Norton em 1992 para promover um equilíbrio nos indicadores de desempenho da implantação da estratégia. Os quatro grupos de indicadores que fazem parte do BSC são:
Alternativas:
· perspectivas dos clientes externos, perspectivas dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas do financeiro
 
checkCORRETO
· perspectivas dos clientes externos, perspectivas dos processos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas de créditos.
 
 
· perspectivas dos clientes internos, perspectivas dos processos externos, perspectivas do ensino e crescimento e perspectivas do financeiro.
· perspectivas dos fornecedores, perspectivas dos processos externos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas do financeiro
 
 
· perspectivas dos fornecedores, perspectivas dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas contábil.
 
 
Resolução comentada:
Os grupos de indicadores que fazem parte do BSC são: perspectivas dos clientes externos, perspectivas dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas do financeiro
Código da questão: 9377
7)
O princípio de _________________ou ______________ é a criação de novos negócios separados da organização-mãe a partir de ideias baseadas em oportunidades identificadas, de fato têm interesse mais estratégico do que financeiro. Criar um negócio fora da estrutura da empresa a deixa livre dos controles e processos burocráticos que, embora necessários às grandes organizações, acabam por tirar a flexibilidade e o dinamismo de pequenos negócios nascentes.
De acordo com os conceitos apresentados, marque a alternativa com temas que completam às lacunas.
Alternativas:
· Organizações Ambidestras; Corporate Venture
 
 
· Intraempreendedorismo; Empreendimento Corporativo
 
 
· Corporate Venture; Intraempreendedorismo
· Empreendimento Corporativo; Corporate Venture
 
 
checkCORRETO
· Empreendimento Corporativo; Organizações Ambidestras
 
Resolução comentada:
O princípio de Empreendimento Corporativo ou Corporate Venture é a criação de novos negócios separados da organização-mãe a partir de ideias baseadas em oportunidades identificadas, de fato têm interesse mais estratégico do que financeiro.
Código da questão: 7143
8)
O modelo das forças competitivas parte do pressuposto de que nenhuma empresa é competitiva porque ela simplesmente quer. Deixadas ao acaso, as empresas tendem a cair na rotina e na repetição dos processos, honrando o velho ditado que diz "em time que estáganhando não se mexe". Ao contrário, segundo Porter, as empresas só são competitivas porque elas são forçadas a serem. As cinco forças de Porter são fundamentadas em cinco vertentes:
Alternativas:
· Rivalidade entre concorrentes; Fornecedor; Cliente; Novos entrantes e; Produtos substitutos, tema central das cinco forças.
 
 
· Rivalidade entre concorrentes; Produtos substitutos; Cliente; Novos entrantes e; o Fornecedor, tema central das cinco forças.
 
· Rivalidade entre concorrentes tema central das cinco forças; Produtos substitutos; Fornecedor; Cliente; Novos entrantes.
 
 
checkCORRETO
· Produtos substitutos; Fornecedor; Rivalidade entre concorrentes; Novos entrantes e; Cliente, tema central das cinco forças.
 
 
· Produtos substitutos; Fornecedor; Cliente; Rivalidade entre concorrentes e; Novos entrantes, tema central das cinco forças.
Resolução comentada:
A Rivalidade entre concorrentes é o tema central das cinco forçar de Porter. Produtos substitutos, Fornecedor, Cliente e Novos entrantes são influenciados e influenciam o tema central.
Código da questão: 7852
9)
As forças competitivas representam uma análise do ambiente mais próximo do negócio que força sua empresa a ser competitiva.
A análise __________ faz uma comparação das ameaças e oportunidades externas com as forças e fraquezas do negócio.
A matriz de __________ sugere caminhos estratégicos que consideram parâmetros de produtos e mercados.
A matriz __________ é uma análise interna que situa cada produto da empresa no ciclo de vida do portfólio
Seguindo uma ordem por parágrafos, marque a alternativa que completa as lacunas das definições referente aos modelos de competitividade.
Alternativas:
· SWOT, BCG, Ansoff
 
· SWOT, Porter, Ansoff
 
 
· BCG, Porter, Ansoff
 
 
· SWOT, Ansoff,  BCG
checkCORRETO
· Ansoff, BCG, SWOT
 
 
Resolução comentada:
A análise SWOT faz uma comparação das ameaças e oportunidades externas com as forças e fraquezas do negócio. A matriz de Ansoff sugere caminhos estratégicos que consideram parâmetros de produtos e mercados. A matriz BCG é uma análise interna que situa cada produto da empresa no ciclo de vida do portfólio.
Código da questão: 8202
10)
Assinale a alternativa correta em relação a possibilidade estratégica de ação, voltada para a Tecnologia.
Alternativas:
· imitar as práticas e copiar os produtos dos líderes de mercado, e depois investir em inovação.
 
· comprar tecnologias inovadoras de institutos de pesquisa e desenvolver produtos com base nelas.
 
 
checkCORRETO
· entrar com preço baixo por alguns meses, estabelecer um mercado e aos poucos ir adequando o preço ao que o mercado pratica.
· montar uma estrutura enxuta de produção, com base em recursos terceirizados para minimizar custos de entrada no mercado.
 
 
· constituir parcerias com redes de distribuidores para ganhar escala de capilaridade a curto prazo.
 
 
Resolução comentada:
A ação estratégica com foco na tecnologia, consiste em comprar tecnologias inovadoras de institutos de pesquisa e desenvolver produtos com base nelas.
Código da questão: 9248
1)
Segundo Hashimoto "O _________________é a forma do empreendedorismo corporativo que se concentra na ação individual do funcionário, não importando se ele atua diretamente com o negócio ou em órgãos de "staff", possuem características pessoais muito parecidas com as do empreendedor de negócio próprio: são automotivados, criativos, dinâmicos, cheios de energia, persistentes, bem relacionados, articulados, inteligentes, dotados de visão do futuro, perspicazes, entre outras coisas. "
De acordo com a definição apresentada qual tema completa a lacuna.
Alternativas:
· Engeneering Manager
 
 
· Freelance
 
 
· Intraempreendedorismo
 
checkCORRETO
· Empreendedor Oculto
· Ambidestro Empreendedor
 
 
Resolução comentada:
O Intraempreendedorismo é a forma do empreendedorismo corporativo que se concentra na ação individual do funcionário, não importando se ele atua diretamente com o negócio ou em órgãos de “staff”.
Código da questão: 7849
2)
O princípio de _________________ou ______________ é a criação de novos negócios separados da organização-mãe a partir de ideias baseadas em oportunidades identificadas, de fato têm interesse mais estratégico do que financeiro. Criar um negócio fora da estrutura da empresa a deixa livre dos controles e processos burocráticos que, embora necessários às grandes organizações, acabam por tirar a flexibilidade e o dinamismo de pequenos negócios nascentes.
De acordo com os conceitos apresentados, marque a alternativa com temas que completam às lacunas.
Alternativas:
· Corporate Venture; Intraempreendedorismo
· Intraempreendedorismo; Empreendimento Corporativo
 
 
· Organizações Ambidestras; Corporate Venture
 
 
· Empreendimento Corporativo; Organizações Ambidestras
 
· Empreendimento Corporativo; Corporate Venture
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
O princípio de Empreendimento Corporativo ou Corporate Venture é a criação de novos negócios separados da organização-mãe a partir de ideias baseadas em oportunidades identificadas, de fato têm interesse mais estratégico do que financeiro.
Código da questão: 7143
3)
Segundo Marcos Hashimoto "As declarações de missão e visão devem ajudar as empresas a inspirar suas estratégias e definições de objetivos de longo prazo". Marque a alternativa que distingue missão e visão.
Alternativas:
· Missão não está ligada ao propósito da empresa. A visão está diretamente ligada com o propósito e justificativa da existência da empresa.
 
· A Missão e a Visão estão diretamente ligadas com os propósitos e as justificativas da existência da empresa. Podemos dizer que Missão e Visão são a mesma coisa.
 
 
· Missão estão descritos os objetivos estratégicos da empresa. A visão está diretamente ligada com o propósito e justificativa da existência da empresa.
 
 
· Missão é uma bússola, que indica o norte para onde a empresa vai e o que ela será no futuro. A visão é o propósito da empresa, porque ela existe, é sua identidade, seu DNA.
 
 
· Missão é o propósito da empresa, o porquê da sua existência, é sua identidade, seu DNA. A visão é uma bússola, que norteia o rumo e o futuro da empresa.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Missão é o propósito da empresa, o porquê da sua existência, é sua identidade, seu DNA. A visão é uma bússola, que norteia o rumo e o futuro da empresa.
Código da questão: 7820
4)
As empresas se encontram hoje numa fase em que se busca o equilíbrio entre liberdade e burocracia. Os controles e a ordem são necessários, os pensamentos sistêmicos nos fluxos operacionais, são extremamente importantes e não podem ser substituídos simplesmente pela ingênua visão de que liberdade significa ausência de regras.
Marque a alternativa que representa uma das grandes barreiras à inovação nas organizações:
Alternativas:
· Falta de criatividade dos funcionários para ter ideias.
· Excesso de controles e procedimentos burocráticos.
 
checkCORRETO
· Falta de autonomia para a tomada de decisão.
· Dificuldade em encontrar o parceiro certo para inovar.
 
 
· Falta de recursos financeiros para fomentar as ideias dos funcionários.
 
 
Resolução comentada:
Embora as demais alternativas representem dificuldades para o intraempreendedor, a única que pode ser caracterizada como barreira organizacional é o excesso de controles e procedimentos burocráticos.
Código da questão: 8439
5)
No cenário da década de 80 com o aumento da oferta e a ampla disseminação das técnicas de produção, as empresas viram, que apenas reduzir custos não as tornavam mais competitivas. Os ganhos de custos propiciados por altos investimentos na busca da "produção enxuta" já não representavam melhorias significativas no preço final ao consumidor. Qual das cinco ondas competitivas é fundamentada e disseminada neste momento histórico das indústrias japonesas.
Alternativas:
· Onda da velocidade
 
 
· Onda da qualidade
 
 
checkCORRETO
· Onda da customização
· Onda dos custos baixos
 
 
· Onda da inovação
 
Resolução comentada:
Quando o cliente tem mais opções com pouca variação decusto, ele busca um diferencial, que geralmente está na qualidade do produto ou serviço. Nesta época, capitaneado pelas indústrias japonesas, o ‘boom’ da qualidade teve seu momento de apogeu, sobretudo na figura de grandes gurus da qualidade, como Deming, Juran, Crosby entre outros que, desenvolviam técnicas e metodologias de melhoria da qualidade.
Código da questão: 7621
6)
O planejamento requer antecipação a coisas que podem acontecer no futuro, dados a instabilidade e o dinamismo do ambiente, no qual as variáveis que podem gerar algum impacto no negócio são tão diversas que é uma ilusão considerar que as condições mais relevantes para o negócio possam ser antecipadas para a elaboração de um plano eficaz e acurado.
Marque a alternativa pertinente ao cenário brasileiro.
Alternativas:
· No atual cenário brasileiro, a realização de um planejamento estratégico não requer muito esforço.
 
 
· No atual cenário brasileiro, a política não interfere no planejamento das empresas.
· No atual cenário brasileiro, o planejamento torna-se mais complexo devido as instabilidades políticas que afetam o mercado.
 
 
checkCORRETO
· No atual cenário brasileiro, as informações contábeis suprem todas as necessidades para realizar um planejamento eminente.
 
 
· No atual cenário brasileiro, as empresas precisam inovar para burlar as contraversões governamentais.
 
Resolução comentada:
No atual cenário brasileiro, o planejamento torna-se mais complexo devido as instabilidades políticas que afetam o mercado.
Código da questão: 7331
7)
O modelo das forças competitivas parte do pressuposto de que nenhuma empresa é competitiva porque ela simplesmente quer. Deixadas ao acaso, as empresas tendem a cair na rotina e na repetição dos processos, honrando o velho ditado que diz "em time que está ganhando não se mexe". Ao contrário, segundo Porter, as empresas só são competitivas porque elas são forçadas a serem. As cinco forças de Porter são fundamentadas em cinco vertentes:
Alternativas:
· Rivalidade entre concorrentes; Produtos substitutos; Cliente; Novos entrantes e; o Fornecedor, tema central das cinco forças.
 
· Produtos substitutos; Fornecedor; Cliente; Rivalidade entre concorrentes e; Novos entrantes, tema central das cinco forças.
· Rivalidade entre concorrentes; Fornecedor; Cliente; Novos entrantes e; Produtos substitutos, tema central das cinco forças.
 
 
· Produtos substitutos; Fornecedor; Rivalidade entre concorrentes; Novos entrantes e; Cliente, tema central das cinco forças.
 
 
· Rivalidade entre concorrentes tema central das cinco forças; Produtos substitutos; Fornecedor; Cliente; Novos entrantes.
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
A Rivalidade entre concorrentes é o tema central das cinco forçar de Porter. Produtos substitutos, Fornecedor, Cliente e Novos entrantes são influenciados e influenciam o tema central.
Código da questão: 7852
8)
Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta criada por Robert Kaplan e David Norton em 1992 para promover um equilíbrio nos indicadores de desempenho da implantação da estratégia. Os quatro grupos de indicadores que fazem parte do BSC são:
Alternativas:
· perspectivas dos clientes externos, perspectivas dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas do financeiro
 
checkCORRETO
· perspectivas dos clientes internos, perspectivas dos processos externos, perspectivas do ensino e crescimento e perspectivas do financeiro.
· perspectivas dos fornecedores, perspectivas dos processos externos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas do financeiro
 
 
· perspectivas dos clientes externos, perspectivas dos processos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas de créditos.
 
 
· perspectivas dos fornecedores, perspectivas dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas contábil.
 
 
Resolução comentada:
Os grupos de indicadores que fazem parte do BSC são: perspectivas dos clientes externos, perspectivas dos processos internos, perspectivas do aprendizado e crescimento e perspectivas do financeiro
Código da questão: 9377
9)
Nigel Slack (1997) apresenta um modelo de vantagem competitiva, também conhecido como modelo das ondas competitivas baseado em cinco "objetivos de desempenho" básicos que orientam na adoção de ações por parte do gestor, contribuindo no aumento da competitividade da empresa. Quais são os temas que sustentam o modelo de vantagem competitiva de Slack.
Alternativas:
· custo, produto, flexibilidade, criação e inovação.
 
· preço, quantidade, qualidade, barganha e criatividade
 
 
· custo, qualidade, rapidez, flexibilidade e inovação.
 
 
checkCORRETO
· mercado, qualidade, inovação, concorrente e rapidez.
· mercado, produto, fornecedor, concorrente e criatividade
 
 
Resolução comentada:
Os temas abordados no modelo das ondas competitivas, que sustentam os cinco “objetivos de desempenho” de Slack são: custo, qualidade, rapidez, flexibilidade e inovação.
Código da questão: 7328
10)
Planejamento estratégico é abordado em estudos na área da gestão e está presente nas pequenas, médias e grandes organizações. Vejamos as afirmações:
(__) Planejamento estratégico é a forma de colocar a estratégia em prática, de forma ordenada, estruturada e orientada.
(__) O planejamento estratégico pode ser subdividido em planos menores, mais detalhados e específicos. São eles os planos táticos e operacionais.
(__) A missão e a visão correspondem à definição da identidade da empresa e à orientação para o seu futuro, respectivamente.
(__) Objetivos estratégicos são a parte do planejamento estratégico originada a partir da missão e visão e estabelecem as metas a serem atingidas pela estratégia.
Marque a alternativa que preenche as lacunas referente as afirmações com V = verdadeiro ou F = falso.
Alternativas:
· V – V – F – V.
 
 
· F – V – V – V.
· V –F – V – V.
 
· V – F – V – F.
 
 
· V – V – V – V.
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
Todas afirmações são definições e aplicáveis ao planejamento estratégico.
Código da questão: 7654
1)
A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômica financeira da empresa a partir das informações disponibilizadas pela contabilidade. Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira. Do ponto de vista da empresa, os usuários dividem-se em grupos:
I) Os usuários internos são os responsáveis pela gestão da empresa, ou seja são os executivos intimamente relacionados com o processo decisório da organização.
II) Os usuários externos são os prestadores de serviços, os bancos, os clientes, os concorrentes, etc.
III) Os observadores de mercado, ditos especuladores.
Alternativas:
· I – verdadeiro; II – verdadeiro; III - falso.
· I – verdadeiro; II – falso; III - verdadeiro.
 
· I – falso; II – falso; III - falso.
 
 
· I – falso; II – falso; III - verdadeiro.
 
 
· I – falso; II – verdadeiro; III - verdadeiro.
Código da questão: 7615
2)
As operações de desconto praticadas pelos bancos comerciais costumam apresentar os seguintes encargos financeiros, os quais são geralmente cobrados sobre o valor nominal do título (valor de resgate) e pagos a vista (descontados no momento da liberação dos recursos), observe as afirmações abaixo e assinale:
I) Taxa de Desconto, com características de desconto bancário, basicamente representam a relação entre os juros e o valor nominal do título. Esta taxa costuma ser definida em bases mensais e empregada de forma linear nas operações de desconto.
II) IOF - Identicamente à taxa de desconto, este percentual é calculado linearmente sobre o valor nominal do título e cobrado no ato da liberação dos recursos.
III) Taxa Administrativa, cobrada muitas vezes pelas instituições financeiras visando cobrir certas despesas de abertura, concessão e controle do crédito. É calculada geralmente de uma única vez sobre o valor do título e descontada dos recursos.
Alternativas:
· I – falso; II – falso; III - verdadeiro.
 
 
· I – verdadeiro; II – falso; III - verdadeiro.
 
· I – verdadeiro;II – verdadeiro; III - verdadeiro.
· I – falso; II – falso; III - falso.
 
 
· I – falso; II – verdadeiro; III - verdadeiro.
Código da questão: 8294
3)
O prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos de caixa nominais cubram o investimento inicial. Tem como principais pontos fracos: não considerar o valor do dinheiro no tempo, não considerar todos os capitais do fluxo de caixa, não ser uma medida de rentabilidade do investimento e exigir um limite arbitrário de tempo para a tomada de decisão. Estamos falando do conceito de:
Alternativas:
· TIR – Taxa Interna de Retorno.
 
 
· TMA – Taxa Mínima de Atratividade.
 
 
· Gestão Orçamentária.
· Payback.
 
· VPL – Valor Presente Líquido.
Código da questão: 9240
4)
Um conceito fundamental da matemática financeira é definido como o conjunto de entradas e saídas monetárias (pagamentos e recebimentos) referentes a uma transação financeira de uma empresa, projeto de investimento e etc.
Nesse contexto, tal representação gráfica torna-se indispensável instrumento de análise de rentabilidade, custos, viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento. Tal ferramenta torna mais fácil a visualização da movimentação monetária, facilitando o processo de análise. Estamos falando:
Alternativas:
· Diagrama econômico.
 
· Diagrama de contenção de despesas.
 
 
· Diagrama de fluxo de caixa.
· Diagrama de dispersão.
 
 
· Diagrama de classes.
 
 
Código da questão: 8433
5)
Suponha que você possua um certo capital e gostaria de dobrar o seu valor no prazo de 2 anos. Com base nestas informações, qual a taxa trimestral mínima a que você deve aplicar o seu capital para atingir o seu objetivo?
Alternativas:
· 4,1%
 
 
· 16%
 
 
· 0,9%
 
· 9,05%
 
 
· 8,1%
Código da questão: 9281
6)
Um determinado título de renda fixa tem valor nominal de R$1.000,00 no vencimento e pode ser adquirido, a 221 dias úteis do vencimento, por R$904,21. Por sua vez, um determinado banco oferece um CDB com valor de face equivalente a R$100.000,00 na data de emissão, a ser resgatado por R$118.450,30 em 18 meses. Com base nestas informações assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· O CDB oferece uma taxa de juro menor, 0,95% ao mês ante 0,96% ao mês do título público.
· O título de renda fixa oferece uma taxa de juro maior, 12,17% ao ano ante 10,95% ao ano do CDB.
 
 
· O CDB e o título de renda fixa possuem a mesma taxa de rentabilidade.
 
· O título possui uma rentabilidade aproximada a taxa de inflação de mercado.
· O título de renda fixa oferece uma taxa de juro menor, 12,17% ao ano ante 12,95% ao ano do CDB.
Código da questão: 9082
7)
É a melhor taxa obtida pelo investidor. Sua mensuração pode ser através da melhor aplicação bancária em instituição financeira disponível ou derivada da operação produtiva da empresa, onde ela aplica seus recursos. Estamos falando da:
Alternativas:
· Taxa de Custódia.
· Taxa de Custeio.
· Taxa Mínima de Atratividade.
· Taxa Over.
· Taxa Selic.
Código da questão: 9080
8)
Você fez um empréstimo de R$5.000,00 a uma taxa de juro simples de 12% ao ano a ser pago em dois anos. O valor a ser pago é próximo de:
Alternativas:
· R$6.200,00.
· R$6.400,00.
· R$4.030,00.
· R$6.270,00.
· R$5.070,00.
 
Código da questão: 8111
9)
Da capitalização simples, sabemos que o rendimento se dá de forma linear ou proporcional. A base de cálculo é sempre o capital inicial. No regime composto de capitalização, dizemos que o rendimento se dá de forma exponencial. Os juros do período, são calculados com base num capital, formando um montante, que será a nova base de cálculo para o período seguinte. A taxa de juro é, normalmente, expressa em:
Alternativas:
· Porcentagem ao ano.
· Decimal por mês.
· Porcentagem por dia útil.
 
 
· Decimal ao ano.
 
 
· Decimal por dia útil.
 
Código da questão: 9504
10)
Observe o gráfico e mediante o texto assinale a alternativa correta:
Como podemos ver no gráfico, enquanto um regime descreve uma progressão linear, a outra forma de capitalização apresenta uma progressão geométrica, demonstrando o poder da cobrança de juros sobre juros. Estamos falando respectivamente:
Alternativas:
· Juros compostos e desconto simples.
 
 
· Desconto composto e desconto simples.
 
· Juros simples e desconto simples.
· Juros simples e juros compostos.
 
 
· Juros simples e desconto composto.
Código da questão: 9338
1)
O prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos de caixa nominais cubram o investimento inicial. Tem como principais pontos fracos: não considerar o valor do dinheiro no tempo, não considerar todos os capitais do fluxo de caixa, não ser uma medida de rentabilidade do investimento e exigir um limite arbitrário de tempo para a tomada de decisão. Estamos falando do conceito de:
Alternativas:
· Gestão Orçamentária.
· VPL – Valor Presente Líquido.
· TMA – Taxa Mínima de Atratividade.
 
 
· Payback.
 
checkCORRETO
· TIR – Taxa Interna de Retorno.
 
 
Resolução comentada:
O Payback ou prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos de caixa nominais cubram o investimento inicial.
Código da questão: 9240
2)
Intuitivamente, sabemos que R$ 4.000,00 hoje "valem" mais que esses mesmos R$ 4.000,00 daqui a um ano, por exemplo. A princípio, isso nos parece muito simples, porém, poucas pessoas conseguem explicar porque isso ocorre.
É aí que entram os juros. Os R$ 4.000,00, hoje, valem mais do que os R$ 4.000,00 daqui a um ano porque esse capital poderia ficar aplicado em um banco, por exemplo, e me render juros que seriam somados aos R$ 4.000,00, resultando numa quantia, obviamente, maior que esse capital, este fato é chamado de.
Alternativas:
· Valor da taxa de juros.
· Valor Futuro agregado.
checkINCORRETO
· Valor Presente descontado.
 
· Valor do dinheiro no tempo.
 
 
CORRETO
· Valor de Juros.
Resolução comentada:
Temos a criação da matemática financeira que advém da necessidade de se levar em conta o valor do dinheiro no tempo.
Código da questão: 7182
3)
Para mesmo prazo, mesmo valor nominal e mesmo valor descontado, uma taxa de desconto comercial (ou bancário) é:
Alternativas:
· Sempre igual à taxa de juro simples da mesma operação.
 
· Sempre menor que a taxa de juro simples da mesma operação.
checkCORRETO
· Igual à média da taxa de juro simples e de juro compostos da mesma operação.
 
 
· Sempre maior que a taxa de juro simples da mesma operação.
 
 
· Igual à média da taxa de juro compostos da mesma operação.
Resolução comentada:
Será sempre menor devido sua taxa ser simples e dentro de uma mesma operação.
Código da questão: 9227
4)
Estes índices revelam o grau de endividamento da empresa. A análise desse indicador por diversos exercícios mostra a política de obtenção de recursos da empresa. Isto é, se a empresa vem financiando o seu Ativo com Recursos Próprios (Patrimônio Liquido) ou de Terceiros (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) e em que proporção. Em suma o que é o índice de endividamento geral:
Alternativas:
· É o índice das dívidas empresariais, calculado pelo IBGE, aglutinando as empresas pelo setor de atuação.
 
 
· É o índice que mede a capacidade teórica que a empresa tem em pagar suas obrigações.
 
 
checkCORRETO
· É um índice fornecido pelo BNDES como teto para concessão de novos empréstimos.
· É uma métrica divulgada pelo Banco Central do Brasil para avaliar a capacidade das empresas contraírem mais dívidas.
 
· É o indicador que a empresa calcula para saber quanto do Patrimônio Líquido será necessário para pagar todas as dívidas que estão registradas no Ativo.
Resolução comentada:
Temos como a capacidade teórica que a empresa tem em pagar suas obrigações.
Código da questão: 9225
5)
Você fez um empréstimo de R$5.000,00 a uma taxa de juro simples de 12% ao ano a ser pago em dois anos. O valor a ser pago é próximo de:
Alternativas:
· R$6.270,00.
checkINCORRETO
· R$6.200,00.
CORRETO
· R$5.070,00.
 
· R$6.400,00.
· R$4.030,00.
Resolução comentada:
Se a taxa de juros é simples então temos de multiplicá-la pordois e aplicá-la ao capital inicial: 12% dividido por 100 = 0,12; que multiplicado por 2 = 0,24; daí 5.000 multiplicados por 0,24 = 1.200 e soma-se 5.000 = R$6.200,00.
Código da questão: 8111
6)
Um produto é vendido por $ 600.000 à vista ou com uma entrada de 22% e mais um pagamento de $ 542.880 após 30 dias. Qual a taxa de juros simples mensal envolvida na operação?
Alternativas:
· 10%
· 12%
checkINCORRETO
· 20%
· 5%
· 16%
 
CORRETO
Resolução comentada:
Código da questão: 9111
7)
Não importa o quanto uma empresa esteja capitalizada e nem de quanto dinheiro disponha em caixa, toda e qualquer empresa sempre terá certo nível de endividamento, essa situação é normal. O passivo circulante é composto por compras que serão pagas em menos de um ano, em geral são compras de matérias-primas, em que o fornecedor concede prazo para pagamento, empréstimos de curto prazo, impostos a pagar e, inclusive, folha de pagamento, quando os salários são pagos após a virada do mês. Este índice mede a capacidade teórica que a empresa tem em pagar suas obrigações, porém há o viés de não considerar o acionista/sócio como credor da empresa. Mas ainda assim é um indicador relevante, pois ele compara o ativo total com o passivo exigível total, em que se excetua o patrimônio líquido. Sua fórmula, é simples, mas muito útil:
Alternativas:
· Índice de endividamento geral = Passivo exigível total / Ativo total.
checkCORRETO
· Índice de endividamento geral = Patrimônio liquido / Ativo contingencial.
· Índice de endividamento geral = Passivo exigível total / Patrimônio liquido.
· Índice de endividamento geral = Passivo circulante / Ativo total.
· Índice de endividamento geral = Passivo exigível total / Ativo circulante.
Resolução comentada:
Este índice mede a capacidade teórica que a empresa tem em pagar suas obrigações, porém há o viés de não considerar o acionista/sócio como credor da empresa. Mas ainda assim é um indicador relevante, pois ele compara o ativo total com o passivo exigível total, em que se excetua o patrimônio líquido. Dessa fórmula surgirá um índice, na forma percentual, que representa quanto da empresa é financiada por capitais de terceiros, Índice de endividamento geral = Passivo exigível total / Ativo total.
Código da questão: 8292
1)
Uma vez conhecido o custo de capital de terceiros e o custo de capital próprio, com base na estrutura de capital é possível encontrar o custo médio ponderado de capital, que represente o custo de capital realmente pago pela empresa.
Tendo a empresa a seguinte estrutura de capital:
Onde o passivo exigível representa 40% da fonte de financiamento e o capital próprio os 60% restantes, a ponderação obedecerá a seguinte fórmula:
WACC = CCP x (% CP) + CCT x (% CT) x (1 - T)
Desta feita indique as nomenclaturas corretas:
Alternativas:
· CCP = Custo de capital próprio, CCT = Custo de capital de tangencial.
 
· CCP = Custo de capital primário, CCT = Custo de capital de terceiros.
 
 
· CCP = Custo de capital próprio, CCT = Custo de capital de terceiros.
 
 
checkCORRETO
· CCP = Custo de capital participativo, CCT = Custo de capital de trimestral.
 
 
· CCP = Custo de capital apropriado, CCT = Custo de capital de terceiros.
Resolução comentada:
CCP = Custo de capital próprio, CCT = Custo de capital de terceiros.
Código da questão: 7166
2)
É comum nas operações de curto prazo, onde predominam as aplicações de com taxas referenciadas em juros simples, ter-se o prazo definido em número de dias. Nestes casos, o número de dias pode ser calculado de duas maneiras:
1) pelo tempo exato, utilizando o calendário civil (365 dias).
2) pelo ano comercial, admitimos o mês com 30 dias e o ano com (360 dias).
Desta forma calcule 12% a taxa diária pelos dois modos:
Alternativas:
· Juro Exato = 0,038772% a.d. e Juro Comercial = 0,034444% a.d.
· Juro Exato = 0,032877% a.d. e Juro Comercial = 0,033333% a.d.  
checkCORRETO
· Juro Exato = 0, 033333% a.d. e Juro Comercial = 0,033333% a.d.  
· Juro Exato = 0,032877% a.d. e Juro Comercial = 0, 032877% a.d. 
· Juro Exato = 0, 033333% a.d. e Juro Comercial = 0, 032877% a.d.  
Resolução comentada:
Juro Exato 12%/365 = 0,032877% a.d. e Juro Comercial 12%/360 = 0,033333% a.d.
Código da questão: 9448
3)
Quando a empresa compra uma máquina à vista, desembolsou caixa, mas adquiriu um novo meio de produção que aumentará o resultado financeiro da empresa, porém, quando se paga juros, esse desembolso não traz consigo nenhum benefício. Assim, quanto mais juros uma empresa paga, pior é a aplicação que ela está dando aos seus recursos, exatamente por isso calcula-se o índice de cobertura de juros. Este índice nada mais é que a capacidade de a empresa gerar caixa para pagamento dos juros estamos falando do índice:
Alternativas:
· Índice de cobertura de juros.
 
checkCORRETO
· Margem de lucro operacional.
· Custo de capital próprio.
· Índice de cobertura de pagamentos fixos.
 
· Índice de endividamento geral.
 
Resolução comentada:
Este índice nada mais é que a capacidade da empresa gerar caixa para pagamento dos juros, ou seja, índice de cobertura de juros.
Código da questão: 8258
4)
A matemática financeira visa estudar as formas de evolução do dinheiro com o tempo nas aplicações e pagamentos de empréstimos. Tal definição é bem geral, mas também podemos afirmar que:
I) A matemática financeira fornece instrumentos para analisar alternativas para aplicação de dinheiro, bem como alternativas para pagamento de empréstimos.
II) A matemática financeira serve somente para auferir lucro.
III) A matemática financeira deriva dos estudos estatísticos e contábeis e que pode propiciar a seu utilizador a resposta exata de um futuro investimento.
Alternativas:
· I – verdadeiro; II – falso; III - falso.
CORRETO
· I – falso; II – verdadeiro; III - verdadeiro.
 
 
· I – verdadeiro; II – falso; III - verdadeiro.
 
checkINCORRETO
· I – verdadeiro; II – verdadeiro; III - falso.
 
 
· I – falso; II – falso; III - falso.
 
 
Resolução comentada:
A matemática financeira auxilia a contabilidade e trabalha em conjunto com a estatística mas, fornece instrumentos para analisar alternativas para aplicação de dinheiro, bem como alternativas para pagamento de empréstimos e não uma resposta exata para tais questões.
Código da questão: 7802
5)
A análise das demonstrações financeiras consiste em verificar a situação econômica financeira da empresa a partir das informações disponibilizadas pela contabilidade. Tal análise se faz de acordo com o interesse do usuário da informação contábil e financeira. Do ponto de vista da empresa, os usuários dividem-se em grupos:
I) Os usuários internos são os responsáveis pela gestão da empresa, ou seja são os executivos intimamente relacionados com o processo decisório da organização.
II) Os usuários externos são os prestadores de serviços, os bancos, os clientes, os concorrentes, etc.
III) Os observadores de mercado, ditos especuladores.
Alternativas:
· I – falso; II – verdadeiro; III - verdadeiro.
· I – verdadeiro; II – falso; III - verdadeiro.
 
· I – falso; II – falso; III - falso.
 
 
· I – verdadeiro; II – verdadeiro; III - falso.
checkCORRETO
· I – falso; II – falso; III - verdadeiro.
 
 
Resolução comentada:
No caso do item III não existe observadores de mercado e sim investidores externos que estariam classificados no item II.
Código da questão: 7615
6)
As operações de desconto praticadas pelos bancos comerciais costumam apresentar os seguintes encargos financeiros, os quais são geralmente cobrados sobre o valor nominal do título (valor de resgate) e pagos a vista (descontados no momento da liberação dos recursos), observe as afirmações abaixo e assinale:
I) Taxa de Desconto, com características de desconto bancário, basicamente representam a relação entre os juros e o valor nominal do título. Esta taxa costuma ser definida em bases mensais e empregada de forma linear nas operações de desconto.
II) IOF - Identicamente à taxa de desconto, este percentual é calculado linearmente sobre o valor nominal do título e cobrado no ato da liberação dos recursos.
III) TaxaAdministrativa, cobrada muitas vezes pelas instituições financeiras visando cobrir certas despesas de abertura, concessão e controle do crédito. É calculada geralmente de uma única vez sobre o valor do título e descontada dos recursos.
Alternativas:
· I – falso; II – falso; III - verdadeiro.
 
 
· I – verdadeiro; II – falso; III - verdadeiro.
 
· I – falso; II – verdadeiro; III - verdadeiro.
· I – verdadeiro; II – verdadeiro; III - verdadeiro.
checkCORRETO
· I – falso; II – falso; III - falso.
 
 
Resolução comentada:
Em diversos sites, livros as informações são as prestadas acima sendo todas as afirmações verdadeiras.
Código da questão: 8294
7)
É a melhor taxa obtida pelo investidor. Sua mensuração pode ser através da melhor aplicação bancária em instituição financeira disponível ou derivada da operação produtiva da empresa, onde ela aplica seus recursos. Estamos falando da:
Alternativas:
· Taxa Mínima de Atratividade.
checkCORRETO
· Taxa de Custódia.
· Taxa Selic.
· Taxa Over.
· Taxa de Custeio.
Resolução comentada:
Este é o conceito de Valor Presente Líquido.
Código da questão: 9080
8)
Entende-se por Custo de Oportunidade:
(   ) O ganho que se deixa de auferir ao se optar por uma alternativa em detrimento a outra.
(   ) Corresponde ao custo do investimento na melhor alternativa por se escolher o menor custo de investimento.
(   ) É representado pelo valor das oportunidades sacrificadas (não escolhidas).
Assinale a alternativa que traga a sequência correta, julgando como verdadeiras (V) ou falsas (F) as asserções acima:
Alternativas:
· V - V - F.
 
 
· F - V - V.
· F - F - F.
 
 
· V - F - V.
checkCORRETO
· V - V - V.
Resolução comentada:
As afirmações I e III são verdadeiras, pois todo sacrifício em detrimento a outra escolha torna-se custo de oportunidade, sempre auferindo algum tipo de lucro.
Código da questão: 7613
9)
Estes índices revelam o grau de endividamento da empresa. A análise desse indicador por diversos exercícios mostra a política de obtenção de recursos da empresa. Isto é, se a empresa vem financiando o seu Ativo com Recursos Próprios (Patrimônio Liquido) ou de Terceiros (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) e em que proporção. Em suma o que é o índice de endividamento geral:
Alternativas:
· É uma métrica divulgada pelo Banco Central do Brasil para avaliar a capacidade das empresas contraírem mais dívidas.
 
· É o indicador que a empresa calcula para saber quanto do Patrimônio Líquido será necessário para pagar todas as dívidas que estão registradas no Ativo.
· É o índice que mede a capacidade teórica que a empresa tem em pagar suas obrigações.
 
 
checkCORRETO
· É um índice fornecido pelo BNDES como teto para concessão de novos empréstimos.
· É o índice das dívidas empresariais, calculado pelo IBGE, aglutinando as empresas pelo setor de atuação.
 
 
Resolução comentada:
Temos como a capacidade teórica que a empresa tem em pagar suas obrigações.
Código da questão: 9225
10)
Neste sistema, as prestações são uniformes, sendo todas iguais, da primeira à última. Os juros são decrescentes e a amortização crescente, de forma a manterem a prestação constante. Primeiro calcula-se o valor da prestação e depois dos juros, e por subtração, a amortização. Estamos falando:
Alternativas:
· Sistema de amortização constante (SAC).
 
checkINCORRETO
· Sistema de amortização Misto (SAM).
 
 
· Sistema de amortização Americano.
· Sistema de pagamento único.
· Sistema de amortização Frances (SAF).
CORRETO
Resolução comentada:
O valor do Juros são decrescentes e a amortização crescente e mantém a parcela constante, sistema também conhecido como sistema PRICE.
Código da questão: 9500
1)
Quando analisamos custos em diversos cenários, ou seja, tipo de empresas é correto afirmarmos que.
Alternativas:
· Em um supermercado não existem gastos variáveis, pois é tudo considerado como custos fixos.
· Em uma empresa de consultoria de engenharia, é impossível segregar os gastos variáveis. Portanto, não é possível calcular o ponto de equilíbrio contábil.
 
 
· Se não houver uma correta segregação dos gastos entre fixos e variáveis, bem como entre os gastos desembolsáveis ou não, o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro será prejudicado e poderá não refletir a realidade.
checkCORRETO
· Em uma transportadora não existem gastos que não representem desembolsos, portanto não é possível calcular o ponto de equilíbrio financeiro.
 
· Em uma empresa de aviação, todos os gastos são fixos, portanto não é possível calcular o ponto de equilíbrio contábil das atividades.
 
Resolução comentada:
Alternativa B = Há a necessidade da separação dos gastos fixos e variáveis para calcular o ponto de equilíbrio. (correta)
Código da questão: 8336
2)
Uma empresa que tenha um total de custos diretos no valor de R$ 50.000,00 e custos indiretos no valor de R$ 35.000,00, caso produza 2.000 unidades acabadas e não existirem unidades inacabadas de um determinado do produto, o custo total por unidade será de:
Alternativas:
· $ 45,00
· $ 42,50
checkCORRETO
· $ 54,00
· $ 58,60
 
· $ 36,00
Resolução comentada:
para calcular o custo total unitário de determinado produto, somamos os custos diretos com os custos indiretos, logo> (50.000,00 + 35.000,00) / 2000 = 42,50
Código da questão: 8430
3)
Uma matéria prima foi adquirida com um valor total da nota fiscal de R$ 5.000,00. Sabendo-se que na nota fiscal constam 18% de ICMS e 8% de IPI, poderíamos verificar que o valor do custo da mercadoria que vai para p estoque é de:
Alternativas:
· R$ 3.958,85.
· R$ 5.000,00.
· R$ 4.629,63.
 
 
· R$ 4.380,32
 
· R$ 3.796,29
checkCORRETO
Resolução comentada:
pegamos o valor total e dividimos pelo índice da alíquota do IPI: 5.000 / 1,08 = 4.629,63 e em seguida multiplicamos por 0,82 (a diferença de 100 para 18 na forma decimal) 4.629,63 x 3.796,29.
Código da questão: 8275
4)
Toda Indústria produz ou transforma matéria prima em produtos e este por sua vez é colocado no mercado para a venda. Possui departamentos que são considerados produtivos e departamentos considerados improdutivos. Podemos dizer que nos departamentos produtivos poderemos encontrar materiais como:
Alternativas:
· Matéria Prima
 
 
checkCORRETO
· Peças de almoxarifado
· Materiais de despesas
· Materiais de escritório
 
 
· Talheres
 
Resolução comentada:
A matéria prima é considerada como material direto para uma indústria.
Código da questão: 7244
5)
No controle periódico de estoques, quando o valor do estoque final resulta das quantidades e valores referente às primeiras entradas, compras, significa que se está utilizando o método:
Alternativas:
· Preço Médio Ponderado 
· Custo médio móvel
· PEPS.
 
· UEPS.
 
 
checkCORRETO
· Custo médio fixo
Resolução comentada:
UEPS – Ultimo que entra primeiro que sai, logo o saldo do estoque que fica é referente às primeiras entradas.
Código da questão: 7446
6)
Uma empresa fabrica um único produto, o produto A. Esta empresa possui um custo fixo total de R$ 150.000,00 e um custo variável unitário, de R$3,00. Caso a empresa produza em determinado período 30.000 unidades deste produto, poderemos afirmar que neste período o custo total de fabricação é de:
Alternativas:
· R$ 280.000,00.
· R$ 200.000,00
· R$ 135.000,00
 
 
· R$ 240.000,00
 
checkCORRETO
· R$ 150.000,00
Resolução comentada:
CT = CF + CV = 150.000,00 + (3,00 x 30.000,00) = 150.000,00 + 90.000,00 = Custo Total = 240.000,00
Código da questão: 9197
7)
Quando falamos em custeio variável falamos que é um custeio de gastos voltados à produção e ou demanda de um determinado item. Com isso podemos concluir que pelo custeio variável, o custo variável de determinado item não se altera, porém, o custo fixo se altera de acordo com a quantidade produzida. Uma empresa que tenha um custo fixo no valor total de R$ 85.000 e um custo variável de R$ 9,00 por unidade, e produza no mês 20.000 unidades, terá como custo unitário total:
Alternativas:
· R$ 20,50.
· R$ 14,50
 
· R$ 13,25
checkCORRETO
· R$ 15,80
 
 
· R$ 12,85
Resolução comentada:
Como o custo fixo total é R$ 85.000 e o custo variável éde R$ R$ 9,00 e a empresa produziu 20.000 unidades, pegamos o custo variável unitário, logo: (9,00 * 20.000) = 180.000, e somamos com o custo fixo, 180.000,00 + 85.000,00 = 265.000,00, depois dividimos pela quantidade produzida, logo 265.000,00 / 20.000 = 13,25.
Código da questão: 8616
8)
Classifica-se como mão de obra indireta, quando se está apurando custo em nível de diferente tipo de produto.
Alternativas:
· Todo custo de produção
· Apenas aquela alocada a cada produto por rateio
 
checkCORRETO
· Apenas aquela apropriada a cada produto
· Toda aquela disponível para aplicação na produção
· Toda aquela existente na empresa
Resolução comentada:
Pelo fato de ser a mão de obra indireta como um supervisor de produção seu custo é alocado a cada produto por rateio
Código da questão: 8367
9)
A margem de contribuição é um instrumento encontrado no método:
Alternativas:
· Custeio Misto 
· Custeio por Absorção
 
· Custeio Variável
 
 
checkCORRETO
· Custeio ABC
· Custeio Padrão
Resolução comentada:
No preço de venda, são subtraídos os custos e despesas variáveis, podemos dizer que a margem de contribuição é um instrumento encontrado no custeio variável.
Código da questão: 8086
10)
Quando falamos sobre lucratividade nos defrontamos com o conceito de ponto de equilíbrio. Analise as afirmações abaixo
I. Se uma empresa atuar abaixo do seu ponto de equilíbrio financeiro por diversos meses, terá dificuldades de caixa para honrar os seus compromissos.
II. Se uma empresa atuar abaixo do seu ponto de equilíbrio contábil, terá prejuízo no período.
III. Uma indústria tem gastos fixos de R$ 600.000,00 por mês. A margem de contribuição unitária de seu produto é R$ 200,00. Nos meses em que vender 4000 unidades terá lucro
IV. O ponto de equilíbrio contábil não serve para determinar o nível de atividades necessárias para cobrir todas as despesas e custos de um período
V. O ponto de equilíbrio não está relacionado aos custos e despesas fixas
Poderemos considerar como corretas as afirmações:
Alternativas:
· III, IV, V
· I, III, V
 
 
checkINCORRETO
· I, II, V
 
· II, III, IV
 
 
· I, II, III
CORRETO
Resolução comentada:
I a decorrente dementa de um número inferior ao do ponto de equilíbrio causara com toda certeza turbulências financeiras na empresa (prejuízo). II Se o ponto de equilíbrio não permite a visualização do lucro ou prejuízo, naturalmente uma quantidade abaixo do ponto de equilíbrio causara prejuízo à entidade. III sim, pois com os valores denotados a empresa tem um ponto de equilíbrio de 3000 unidades, vendendo 4.000 unidades terá lucro.
Código da questão: 7344
1)
Uma empresa que vende um produto X e tem na venda deste produto uma margem de contribuição de R$ 50,00. Sabendo-se que o ponto de equilíbrio é de 500 unidades vendidas, caso a empresa venda 600 unidades, poderemos dizer que a empresa terá um lucro de:
Alternativas:
· R$ 4.500,00.
· R$ 5.400,00.
· R$ 5.000,00.
checkCORRETO
· R$ 5.500,00.
· R$ 4.580,00.
Resolução comentada:
Pegamos a quantidade que ultrapassou o ponto de equilíbrio e multiplicamos pela margem de contribuição, logo:
100 unidades x 50,00 (margem de contribuição) = R$ 5.000,00
Código da questão: 9199
2)
Dado o quadro abaixo:
	CUSTOS $
	CUSTOS $
	Energia elétrica para
Iluminação da fábrica 1.000,00
Depreciação dos equipamentos
da fábrica 3.000,00
Pessoal da limpeza geral 5.500,00
Mão-de-obra 140.000,00
Seguro da fábrica 10.000,00
	Aluguel da fábrica 5.000,00
Gerência do departamento 10.000,00
Materiais diretos 60.000,00
Seguro das máquinas da fábrica 6.000,00
Combustíveis de acionamento
de máquina 5.500,00
Os totais dos custos diretos e dos indiretos aplicados no produto do Quadro acima são respectivamente:
Alternativas:
· $ 111.000,00 e $ 46.500,00  
· $ 111.000,00 e $ 34.500,00
· $ 111.000,00 e $ 45.500,00
checkINCORRETO
· $ 100.000,00 e $ 34.500,00
 
· $ 200.000,00 e $ 46.000,00
 
 
CORRETO
Resolução comentada:
Como custo direto tem: MOD e Material direto (200.000,00), que são custos ligados diretamente no produto, já em custos indiretos, que são custos ligados indiretamente no processo têm: Iluminação da Fábrica, Depreciação dos equipamentos da Fábrica, Pessoal da limpeza geral, seguro da fábrica, aluguel da fábrica, gerencia do departamento, seguro das maquinas da fábrica, combustível da máquina.(46.000,00)
Código da questão: 8606
3)
Qual é o método de custeio adotado por uma empresa industrial que na apuração do custo de fabricação (ou custo de produção) de seus produtos, considera apenas os custos diretos, agregando os custos indiretos à apuração do resultado do exercício.
Alternativas:
· Custeio por sazonalidade.
· Custeio por inventario permanente.
· Custeio por absorção.
· Custeio por inventario periódico.
 
 
· Custeio Direto.
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
No custeio direto, são considerados na apuração somente os custos diretos.
Código da questão: 8891
4)
Toda Indústria produz ou transforma matéria prima em produtos e este por sua vez é colocado no mercado para a venda. Possui departamentos que são considerados produtivos e departamentos considerados improdutivos. Podemos dizer que nos departamentos produtivos poderemos encontrar materiais como:
Alternativas:
· Talheres
 
· Peças de almoxarifado
· Materiais de despesas
· Materiais de escritório
 
 
· Matéria Prima
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
A matéria prima é considerada como material direto para uma indústria.
Código da questão: 7244
5)
Se uma empresa apresenta em certo produto, os seguintes valores: Material direto = 1.000, mão de obra direta = 300, aluguel e iluminação da fábrica = 50, podemos dizer que, admita CIF como sendo o Custo Indireto de Fabricação:
Alternativas:
· O custo direto é R$ 50,00 e o CIF é R$ 1.300,00.
 
· O custo direto é R$ 1.000,00 e o CIF é R$ 50,00.
checkINCORRETO
· O custo direto é R$ 1.300,00 e o CIF é R$ 50,00.
CORRETO
· O custo direto é R$ 1.050,00 e o CIF é R$ 300,00
 
 
· O custo direto é R$ 350,00 o CIF é R$ 1.000,00.
Resolução comentada:
deveremos perceber que o exemplo prático de custos diretos é a matéria prima e a Mão de Obra Direta, já o aluguel e a iluminação da fábrica são exemplos típicos de Custo Indireto de Fabricação – CIF.
Código da questão: 9373
6)
Suponha que uma empresa remunere os seus vendedores exclusivamente por meio de um percentual incidente sobre o valor das vendas realizadas. Neste caso a remuneração, para a empresa é:
Alternativas:
· Despesa Fixa
· Despesa Variável
CORRETO
· Custo Fixo
· Mão de obra indireta
 
 
· Custo Variável
 
checkINCORRETO
Resolução comentada:
É uma despesa variável, pois se trata de vendedores, despesa comercial e também atrelada a um percentual de vendas.
Código da questão: 9288
7)
Uma empresa fabrica um único produto, o produto A. Esta empresa possui um custo fixo total de R$ 150.000,00 e um custo variável unitário, de R$3,00. Caso a empresa produza em determinado período 30.000 unidades deste produto, poderemos afirmar que neste período o custo total de fabricação é de:
Alternativas:
· R$ 150.000,00
· R$ 200.000,00
· R$ 240.000,00
 
checkCORRETO
· R$ 135.000,00
 
 
· R$ 280.000,00.
Resolução comentada:
CT = CF + CV = 150.000,00 + (3,00 x 30.000,00) = 150.000,00 + 90.000,00 = Custo Total = 240.000,00
Código da questão: 9197
8)
Um produto que tem um custo de produção de R$ 200,00 e foi solicitada a venda de 5000 unidades deste produto para um determinado cliente. Dentre a estrutura do Mark Up estão18% de ICMS, 3% de comissão, 5% de despesas administrativas e também 30% de margem de lucratividade. Poderemos dizer que o valor de venda é de:
Alternativas:
· 469,00
· 428,50
 
 
· 380,00
· 345,20
 
· 454,55
checkCORRETO
Resolução comentada:
Pegamos toda a estrutura de mark up e subtraímos de 100 e depois dividimos por cem, logo>
Código da questão: 9161
9)
Quando falamos em custeio variável falamos que é um custeio de gastos voltados à produção e ou demanda de um determinado item. Com isso podemos concluir que pelo custeio variável, o custo variável de determinado item não se altera, porém, o custo fixo se altera de acordocom a quantidade produzida. Uma empresa que tenha um custo fixo no valor total de R$ 85.000 e um custo variável de R$ 9,00 por unidade, e produza no mês 20.000 unidades, terá como custo unitário total:
Alternativas:
· R$ 12,85
· R$ 20,50.
· R$ 15,80
 
 
· R$ 14,50
 
· R$ 13,25
checkCORRETO
Resolução comentada:
Como o custo fixo total é R$ 85.000 e o custo variável é de R$ R$ 9,00 e a empresa produziu 20.000 unidades, pegamos o custo variável unitário, logo: (9,00 * 20.000) = 180.000, e somamos com o custo fixo, 180.000,00 + 85.000,00 = 265.000,00, depois dividimos pela quantidade produzida, logo 265.000,00 / 20.000 = 13,25.
Código da questão: 8616
10)
Quando falamos em Mark Up, podemos demonstrar a sua grande importância quando:
I. Existem oscilações no mercado financeiro
II. A informação online que marketing e vendas recebe
III. Sabemos que o mark up é o lucro que a empresa almeja
IV. O acompanhamento do gestor quando compara mercado x Mark up
V. Quer se verificar a margem de contribuição
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
· I, II, III e IV
 
 
· I, II, III e V
 
· I, II, IV e V
checkCORRETO
· II, III, IV e V
 
 
· I, III, IV e V
 
 
Resolução comentada:
A importância do mark up é com referência à oscilação do mercado financeiro, às informações para a área de marketing e vendas, o acompanhamento do gestor e à verificação da margem de contribuição.
Código da questão: 7265
1)
O termo mentoring refere-se:
Alternativas:
· a uma técnica desenvolvida em consultórios, por um profissional habilitado, com o objetivo de desenvolvimento de pessoas nas organizações.
· a um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais.
· ao nome dado para o processo de orientação de novos líderes e antigos liderados.
· a um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, aplicado por psicólogo em profissionais que estão sendo preparados para a liderança.
· a uma técnica desenvolvida dentro das organizações, por uma pessoa mais experiente, com o objetivo de desenvolvimento das pessoas nas organizações.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Mentoring é a técnica que tem o objetivo de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Normalmente o mentoring responde a pergunta “O que (ou Quem) você quer se tornar?”. É conduzido por uma pessoa experiente de dentro da organização com o objetivo de orientar novos líderes.
Código da questão: 9791
2)
Dentre as diversas atribuições de um líder dentro de uma organização, está a gestão de conflitos. De acordo com Robbins (2010) conflito é:
Alternativas:
· um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante.
 
 
checkCORRETO
· um processo que não deve existir nas organizações.
 
 
· um processo que se não existir deve ser estimulado para que novas ideias surjam.
· um processo que tem como origem a disputa por cargos ou funções.
 
· um processo que termina quando o líder se aproxima de seus liderados.
 
 
Resolução comentada:
De acordo com Robbins (2010), conflito é um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante.
Código da questão: 7524
3)
O domínio de Inteligência Emocional que se caracteriza pela capacidade de por as emoções a serviço de uma meta sendo essencial para centrar a atenção, para a automotivação, o controle e a criatividade. As pessoas que tem essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes em qualquer atividade que exerçam. Assinale a alternativa que corresponda a este domínio:
Alternativas:
· lidar com relacionamentos.
· motivar-se.
checkCORRETO
· reconhecer as emoções nos outros.
· lidar com as emoções.
· conhecer as próprias emoções.
Resolução comentada:
Motivar-se é a capacidade de por as emoções a serviço de uma meta sendo essencial para centrar a atenção, para a automotivação, o controle e a criatividade. As pessoas que tem essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes em qualquer atividade que exerçam.
Código da questão: 7521
4)
Analise as afirmações sobre Grupos e Equipes de Trabalho:
( ) interagem basicamente para compartilhar informações.
( ) responsabilidade individual.
( ) habilidades aleatórias e variadas.
( ) responsabilidade individual e mútua.
( ) habilidades complementares.
Relacione às afirmações, indicando como "A" as afirmativas que correspondem a "Grupos de Trabalho" e assinale como "B" as afirmativas que correspondem a "Equipes de Trabalho". Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· A-B-A-B-B
checkINCORRETO
· B-A-A-A-B
 
 
· A-A-A-B-B
 
 
CORRETO
· A-A-B-B-B
 
 
· B-A-A-B-B
 
Resolução comentada:
Grupos de trabalho interagem basicamente para compartilhar informações, apresentam responsabilidade individual e habilidades aleatórias e variadas. Já Equipes de Trabalho possuem responsabilidade individual e mútua e habilidades complementares.
Código da questão: 8369
5)
Partindo da compreensão das diferenças entre grupos e equipes, o líder precisa saber a diferença entre os tipos de equipes mais comuns nas organizações. Desta forma, a equipe formada por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa, é chamada de:
Alternativas:
· equipes mistas
· equipes virtuais
· equipes multifuncionais
checkCORRETO
· equipes auto gerenciadas
· equipes de resolução de problemas
Resolução comentada:
Equipes de resolução de problemas são aquelas em que os membros trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos ou métodos de trabalhos.
Código da questão: 8449
6)
De acordo com Robbins (2010), existem quatro tipos de equipes mais comuns nas organizações. São elas:
Alternativas:
· equipes de resolução de problemas, equipes gerenciadas, equipes funcionais e equipes virtuais.  
· equipes de apoio, equipes auto gerenciadas, equipes multifuncionais e equipes situacionais.
· equipes de resolução de problemas, equipes de resolução de conflitos, equipes funcionais e equipes virtuais. 
· equipes de resolução de problemas, equipes auto gerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.  
checkCORRETO
· equipes de resolução conflitos, equipes gerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.  
Resolução comentada:
Os quatro tipos de equipes mais comuns nas organizações são as equipes de resolução de problemas, equipes auto gerenciadas, equipes multifuncionais, equipes virtuais.
Código da questão: 7153
7)
Em relação à Gestão de Conflitos:
I. parte do princípio de que todo conflito é ruim.
II. entende que conflitos não são produtivos.
III. Encoraja o conflito.
Assinale a alternativa que indica a visão de conflito na ordem em que as afirmativas foram apresentadas:
Alternativas:
· I. visão interacionista, II. visão focada na resolução, III. visão tradicional.
 
· I. visão tradicional, II. visão interacionista, III. visão focada na resolução.
 
 
· I. visão interacionista, II. visão tradicional, III. visão focada na resolução.
 
 
· I. visão focada na resolução, II. visão interacionista, III. visão tradicional.
· I. visão tradicional, II. visão focada na resolução, III. visão interacionista.
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
Visão tradicional, parte do princípio de que todo conflito é ruim. Visão focada na resolução entende que conflitos não são positivos. Visão Interacionista encoraja o conflito para que o grupo não se torne apático.
Código da questão: 7527
8)
As teorias da liderança ___________, a Liderança _____________ e a Liderança __________, são consideradas teorias neocarismáticas e valorizam comportamentos simbólicos e emocionalmente apelativos para conquistar altos níveis de comprometimento dos subordinados. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Alternativas:
· Contingencial, Situacional, Cognitiva.
 
· Carismática, Transformacional, Visionária.
 
 
checkCORRETO
· Contingencial, Carismática, Transacional.
 
 
· Visionária, Situacional, Neocarismática.
· Carismática, Motivacional, Meta.
 
 
Resoluçãocomentada:
Consideram-se teorias neocarismáticas aquelas que valorizam comportamentos simbólicos e emocionalmente apelativos dos líderes e desta forma os líderes conseguem atingir níveis de comprometimento dos subordinados. São elas: Teoria da Liderança Carismática, a Liderança Transformacional e a Liderança Visionária.
Código da questão: 9806
9)
Considere a afirmação: "As teorias contemporâneas em liderança diferenciam as habilidades de líderes e de gerentes" e assinale a alternativa correta:
I. gerente administra, líder inova.
II. líder prioriza processos, gerente prioriza pessoas.
III. gerente tem visão de curto prazo, o líder tem visão de futuro.
IV. o gerente inova, o líder comanda.
V. o gerente faz as coisas direito, o líder faz as coisas certas.
Alternativas:
· I, II e V estão corretas.
 
· I, IV e V estão corretas
· I,III e IV estão corretas.
 
· I, II e III estão corretas.
 
 
· I, III, V estão corretas.
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
Diferença entre líder e gerente: o gerente administra, o líder inova; o gerente tem visão de curto prazo, o líder tem visão de futuro; o gerente faz as coisas direito, o líder faz as coisas certas; o gerente prioriza os processos, o líder prioriza as pessoas; o gerente administra, o líder inova.
Código da questão: 8317
10)
A empatia é uma capacidade que está sintonizada com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem. Assinale a alternativa que corresponda a este domínio:
Alternativas:
· lidar com relacionamentos.
· reconhecer as emoções nos outros. 
checkCORRETO
· lidar com as emoções.  
· motivar-se.  
· conhecer as próprias emoções.  
Resolução comentada:
Reconhecer emoções nos outros. Trata-se da empatia, isto é, a capacidade que se desenvolve na autoconsciência emocional. Pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais do mundo externo que indicam o que os outros precisam ou o que querem.
Código da questão: 7425
1)
Alguns autores apontam características que diferenciam líderes de gerentes. Podemos dizer que é característica do líder:
Alternativas:
· promover uma visão de mudança, fazendo com que as pessoas queiram trabalhar.
 
 
checkCORRETO
· atuar de forma a manter o funcionamento da organização.
· priorizar sistemas e estruturas das organizações.
 
 
· fazer o outro trabalhar através de controle.
 
 
· aceitar o “status quo” de seus funcionários direcionando para a realização da tarefa.
 
Resolução comentada:
É possível verificar uma diferença entre liderar e gerenciar, sendo que os gerentes fazem os outros trabalhar, através da ordem e do controle, e os líderes fazem com que as pessoas queiram trabalhar e promovem uma inspiradora visão de mudança.
Código da questão: 7150
2)
Estudos apontam quatro grupos de abordagem sobre teorias da liderança como sendo as principais. São elas:
Alternativas:
· teoria dos traços de liderança, teorias emocionais, teorias contingenciais e teorias neocarismáticas.
· teoria dos traços de liderança, teorias comportamentais, teorias contingenciais e teorias neocarismáticas.
 
checkCORRETO
· teoria dos traços de liderança, teorias motivacionais, teorias das direções e teorias carismáticas.
 
 
· teorias contingenciais, teorias situacionais, teorias psicológicas e teorias do alcance dos objetivos.
 
 
· teorias comportamentais, teorias contingenciais, teorias motivacionais, teorias coaching.
 
 
Resolução comentada:
Pesquisas na área de liderança têm-se baseado em diferentes perspectivas ao longo do tempo. Esses estudos caminharam de teorias mais simples para outras cada vez mais complexas. A evolução das teorias apresentada por Robbins (2202) demonstra 4 grupos de abordagens, sendo elas: teoria dos traços de liderança, teorias comportamentais, teorias contingenciais e teorias neocarismáticas.
Código da questão: 8896
3)
Partindo da compreensão das diferenças entre grupos e equipes, o líder precisa saber a diferença entre os tipos de equipes mais comuns nas organizações. Desta forma, a equipe formada por 10 a 15 funcionários, que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus supervisores, é chamada de:
Alternativas:
· equipes mistas
· equipes auto gerenciadas
 
 
CORRETO
· equipes virtuais
 
· equipes multifuncionais
 
 
checkINCORRETO
· equipes de resolução de problemas
 
 
Resolução comentada:
Equipes de resolução de problemas são aquelas em que os membros trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos ou métodos de trabalhos.
Código da questão: 9794
4)
As teorias da liderança ___________, a Liderança _____________ e a Liderança __________, são consideradas teorias neocarismáticas e valorizam comportamentos simbólicos e emocionalmente apelativos para conquistar altos níveis de comprometimento dos subordinados. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Alternativas:
· Contingencial, Situacional, Cognitiva.
 
· Carismática, Motivacional, Meta.
 
 
· Contingencial, Carismática, Transacional.
 
 
· Carismática, Transformacional, Visionária.
 
 
checkCORRETO
· Visionária, Situacional, Neocarismática.
Resolução comentada:
Consideram-se teorias neocarismáticas aquelas que valorizam comportamentos simbólicos e emocionalmente apelativos dos líderes e desta forma os líderes conseguem atingir níveis de comprometimento dos subordinados. São elas: Teoria da Liderança Carismática, a Liderança Transformacional e a Liderança Visionária.
Código da questão: 9806
5)
O poder de ________ é o oposto do poder coercitivo e está relacionado a uma pessoa se submeter às ordens de outro porque isso lhe trará algum benefício. Enquanto o poder de ___________ é a influência que se exerce como resultado da perícia, da habilidade específica ou do conhecimento. Assinale a alternativa que preencha adequadamente as lacunas.
Alternativas:
· competência, recompensa.
· referência, competência.
· competência, referência.
 
· recompensa, competência.
 
 
checkCORRETO
· recompensa, referência.
 
 
Resolução comentada:
Poder de recompensa é o oposto do poder coercitivo. Uma pessoa se submete às ordens de um outro porque isso lhe trará um benefício, como por exemplo, recompensa salarial e promoções. Poder de Competência é a influência que se exerce como resultado da perícia, da habilidade específica ou do conhecimento.
Código da questão: 8932
6)
Os líderes devem estar preparados para gerar resultados em um ambiente instável. Desta forma, a liderança bem-sucedida depende de comportamentos, habilidades e atitudes apropriadas. Os três tipos de habilidades que os líderes usam são: a habilidade _______, que se refere ao conhecimento e a capacidade de uma pessoa; a habilidade ______, que é a habilidade de trabalhar eficazmente com as pessoas; habilidade _________, capacidade de pensar em termos de modelos. Assinale abaixo a alternativa que preenche adequadamente as lacunas.
Alternativas:
· conceitual, humana, técnica.
 
· conceitual, técnica, humana.
 
 
· técnica, humana, conceitual.
 
 
checkCORRETO
· técnica, conceitual, humana.
 
 
· humana, técnica, conceitual.
Resolução comentada:
Habilidade Técnica refere-se ao conhecimento e capacidade de uma pessoa em qualquer processo ou técnica; Habilidade Humana é a capacidade de trabalhar eficazmente com pessoas para obter resultados no trabalho em equipe; Habilidade Conceitual é a capacidade de pensar em termos de modelos, marcos diferenciados e relações amplas, como nos planejamentos estratégicos de longo prazo.
Código da questão: 7518
7)
A leitura fundamental da disciplina estabelece que é possível perceber que a resolução ou gestão dos conflitos é a estratégia mais apropriada aos líderes de hoje. Selecione a alternativa que apresenta técnicas de resolução de conflitos apresentadas por Robbins (2010).
Alternativas:
· concessão; comando autoritário; compartilhar.
· resolução de problemas; alteração de variáveis humanas; não enfrentamento.
 
 
CORRETO
· expansão de recursos; intimidar; ouvir.
 
 
· suavização; alteração de variáveis estruturais;mentoring.
checkINCORRETO
· metas superordenadas; reconhecer emoções nos outros; influência.
 
 
Resolução comentada:
Robbins (2010) apresenta como técnicas de resolução de conflitos: resolução de problemas; metas superordenadas; expansão de recursos; não enfrentamento; suavização; concessão; comando autoritário; alteração de variáveis humanas; alteração de variáveis estruturais.
Código da questão: 8323
8)
_________________ é a capacidade de resolver com os sentimentos para que sejam apropriados. É a capacidade de confrontar-se. Pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente lutando contra sentimentos de desespero, enquanto outras se recuperam mais rapidamente dos reveses da vida. Assinale a alternativa que completa a lacuna com o domínio de Inteligência Emocional correto.
Alternativas:
· reconhecer as emoções nos outros.
· conhecer as próprias emoções.
· lidar com as emoções.
CORRETO
· lidar com relacionamentos.
checkINCORRETO
· motivar-se.
Resolução comentada:
Lidar com as emoções. Lidar com os sentimentos para que sejam apropriados é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência. É a capacidade de confrontar-se, livrar-se da ansiedade. Pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente lutando contra sentimentos de desespero, enquanto outras se recuperam mais rapidamente dos reverses da vida.
Código da questão: 41212
9)
Segundo Robbins (2002), as teorias comportamentais são resultado das pesquisas na Universidade Estadual de Ohio e na Universidade de Michigan. Estes estudos apresentam o estilo gerencial baseado na combinação de duas variáveis de comportamentos observáveis. Estas duas variáveis são:
Alternativas:
· preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.
 
checkCORRETO
· preocupação com a gestão e preocupação com os resultados.
 
 
· preocupação com os líderes e preocupação com as ações dos líderes.
 
 
· preocupação com o tempo e preocupação com a função.
· preocupação com a organização e preocupação com as metas.
Resolução comentada:
Os estudos de Ohio e Michigan apresentam o estilo gerencial baseado na combinação de duas variáveis de comportamento observáveis: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.
Código da questão: 9788
10)
De acordo com as teorias de Liderança Situacional, o líder pode adotar quatro estilos de liderança. Quais são eles?
Alternativas:
· centralizar, coordenar, persuadir e compartilhar.
 
 
· centralizar, comandar, fiscalizar e controlar.
 
· determinar, insistir, orientar e encaminhar.
 
 
· determinar, persuadir, compartilhar e delegar.
checkCORRETO
· definir, organizar, concordar e delegar.
 
 
Resolução comentada:
O estilo de liderança depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar. Desta forma, segunda a Curva Prescritiva, existem quatro estilos de liderança: determinar, persuadir, compartilhar e delegar.
Código da questão: 9782
1)
Os principais fatores que influenciam as empresas são:
Alternativas:
· Tecnologia, mercado, sociedade e clientes.
 
 
checkCORRETO
· Governo, economia, processos e estrutura.
 
 
· Tecnologia, inovação, produtos e clientes.
 
· Organização, governo, economia e empregados.
 
 
· Clientes, serviços, lucro e custo.
Resolução comentada:
Os fatores que influenciam a empresa são: tecnologia (produção / produtos), mercado (necessidades / oportunidades), sociedade (regulamentação / responsabilidade social), clientes (satisfação / qualidade).
Código da questão: 10738
2)
Considerando as estruturas organizacionais, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as alternativas a seguir.
( ) As organizações funcionais são hierarquizadas e baseadas em funções especializadas.
( ) Nas organizações projetizadas, o gerente do projeto possui menos poder do que o gerente funcional.
( ) Existem variações da organização matricial: matricial fraca, matricial balanceada e matricial forte.
Alternativas:
· V, F, V.
 
 
checkCORRETO
· F, F, F.
· V, V, V.
 
 
· F, F, V.
· V, F, F.
Resolução comentada:
As organizações funcionais são hierarquizadas e especializadas, sendo organizadas em departamentos ou “silos”. Nas organizações projetizadas, o gerente do projeto tem poder maior do que os gerentes funcionais. As organizações matriciais pode ser fortes, fracas ou balanceadas, dependendo do grau de autonomia do gerente do projeto.
Código da questão: 10856
3)
Os processos de controle de qualidade estão voltados para o monitoramento dos ensaios ou testes
PORQUE
É preciso avaliar se os padrões de qualidade estão sendo utilizados e identificar formas de eliminar as causas de uma reprova.
Alternativas:
· Ambas as afirmações são verdadeiras porém a segunda não se relaciona com a primeira.
 
· A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
 
 
· Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.  
checkCORRETO
· A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
 
· Ambas as afirmações são falsas.
Resolução comentada:
Os processos de controle de qualidade estão voltados para o monitoramento dos ensaios ou testes realizados para avaliar se os padrões de qualidade estão sendo utilizados, e identificar formas de eliminar as causas de uma reprova.
Código da questão: 12183
4)
O plano de recursos humanos tem como objetivo identificar e documentar papéis, responsabilidades, habilidades e hierarquias do projeto.
Alternativas:
· diagrama de Ishikawa.
 
 
· plano de recursos humanos. 
checkCORRETO
· projeto de qualidade.
 
· projeto de custos.
· programa de melhorias contínuas.
 
Resolução comentada:
O plano de recursos humanos tem como objetivo identificar e documentar papéis, responsabilidades, habilidades e hierarquias do projeto.
Código da questão: 10779
5)
De acordo com o Guia PMBOK®, existem três fatores que influenciam o desenvolvimento da equipe:
Alternativas:
· habilidades interpessoais, treinamento e construção da equipe.
 
checkCORRETO
· organização, treinamento e competências.
· integração, sinergia e planejamento.
 
· conhecimentos técnicos, comunicação e liderança.
 
 
· planejamento, gestão e habilidades.
Resolução comentada:
Os três fatores que influenciam o desenvolvimento da equipe são habilidades interpessoais, treinamento e construção da equipe.
Código da questão: 9915
6)
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· Projetos, programas e portfólios não possuem nenhuma relação entre si.
 
· Um portfólio é um conjunto de programas e projetos semelhantes.
 
 
· Programas e portfólios são como projetos, apenas são maiores.
· Um projeto é um esforço repetitivo para criar um produto.
 
 
· Um programa é um conjunto de projetos relacionados e gerenciados de forma integrada.
 
 
checkCORRETO
Resolução comentada:
Portfólio é um conjunto de programas e projetos que não precisam estar relacionados, mas que atendem a um mesmo objetivo estratégico. Projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único. Programas e portfolios são diferentes de projetos, mas possuem relação com projetos.
Código da questão: 10766
7)
A matriz de responsabilidades, também conhecida como Matriz RACI, é um instrumento para:
Alternativas:
· definir quando as atividades vão ocorrer em cada etapa do projeto.
 
 
· avaliar a necessidade de fazer ou não o plano de gerenciamento dos recursos humanos.
· identificar necessidades do calendário de recursos antecipadamente.
 
 
· calcular os desvios e atrasos quando houver falta de recursos humanos no projeto.
 
· atribuir de funções e responsabilidades das principais atividades aos membros da equipe do projeto.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A matriz de responsabilidades normalmente contém a lista de atividades ou produtos a serem entregues e os principais responsáveis, descrevendo sua forma de atuação
Código da questão: 10923
8)
Segundo o Guia PMBOK®, os cinco grupos de processos em gerenciamento de projetos são:
Alternativas:
· Viabilidade, Planejamento, Implementação, Controle e Encerramento.
 
 
· Viabilidade, Análise, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento.
· Iniciação, Planejamento, Execução,