Buscar

NEGOCIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conflito com a Negociação
Do latim conflictu: " Embate dos que lutam discussão acompanhada de injúrias e ameaças desavença guerra, luta, combate,colisão, choque", nós não devemos ter medo do conflito, porém devemos reconhecer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de se proceder em tais momentos . O conflito é o processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses.Não necessariamente acontece entre duas pessoas, podendo existir entre dois grupos, um grupo e uma pessoa, uma organização e um grupo.
Praticamente todas as negociações se iniciam a partir de algum tipo de conflito. Origem das negociações nos conflitos pode ser de diferentes naturezas:conflitos de interesses, conflito de necessidades, conflitos de opinião. Hodgson (1996).
A simples existência de diferentes grupos já cria um potencial latente de conflitos. Ex: experimento - dividiu garotos que não se conheciam em dois grupos, dormindo em quartos separados.
Nas organizações - O conflitos individuais ou grupais, disputam recursos limitados, possibilidades de progresso na carreira, privilégios e outras recompensas.
Conflito pode surgir da frustração de uma ou ambas as partes ou da incapacidade de atingir metas. As causas dos conflitos podem ser as mais diversas possíveis:
·	diferenças de personalidade
·	 atividades interdependentes no trabalho
·	metas diferentes
·	 recursos compartilhados
·	diferenças em informação e percepção
POSITIVOS E NEGATIVOS DOS CONFLITOS:
As partes envolvidas nos conflitos sentem uma série de sensações de dor, antagonismo e hostilidade. Os sentimentos negativos intensos podem trazer conclusões precipitadas e descabidas sobre os motivos, atitudes e intenções do outro. Os resultados positivos de um conflito incluem: expansão do entendimento dos assuntos
·	 mobilização dos recursos e energia das partes
·	 esclarecimento das soluções competitivas
·	busca criativa de alternativas
·	maior habilidade para trabalhar em conjunto no futuro
Tipos básicos de conflito nas organizações: discussão - pode levar a uma melhor solução. 
Discussões produtivas e construtivas (liderança compartilhada, com confiança e confidência entre os membros do grupo e questões tratadas de forma objetiva)
 Competição - estabelecem-se padrões para um desempenho superior e motivam-se as pessoas para produzir mais
Conflito – normalmente visto como nocivo.
Níveis do conflito:
· Conflito intrapessoal ou intrapsíquico – Este é o nível onde o conflito acontece dentro do indivíduo, podendo ser identificado como conflito de ideias, conflito de pensamentos, conflito de emoções e todas as outras formas de questionamentos internos que a pessoa possa apresentar.
· Conflito interpessoal – Neste nível o conflito se dá entre pessoas, sendo o conflito entre patrões e subordinados, entre irmãos, entre colegas, entre conjugues.
· Conflito intragrupo – No terceiro nível apresentam-se os conflitos dentro de um grupo, como o conflito dentro de uma equipe, entre membros de um departamento ou em uma família. Uma questão importante neste nível é a capacidade que o grupo pode apresentar se solucionar o conflito e seguir em direção ao objetivo comum.
· Conflito intergrupos – Aqui acontecem os conflitos entre grupos distintos, sendo conflitos entre sindicatos e empresários, nações em guerra, grupos governamentais, partidos políticos. Em função da quantidade de pessoas envolvidas assim como a possibilidade de participação de vários grupos distintos em um mesmo conflito, as negociações neste nível se apresentam mais complexas que nos demais. Os conflitos podem ainda ocorrer intragrupo e intergrupos ao mesmo tempo.

Outros materiais