Buscar

Avaliando Adaptada

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504439883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Educação Física, bem como toda a Educação, vem passando por um momento que nos apresenta uma nova realidade: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Para isso, o professor de Educação Física deve ter a consciência de alguns fatos que interferem diretamente nos resultados de seu trabalho. Na realidade, o tratamento das pessoas com deficiências deve ser idêntico mas, torna-se imperativo que sejam tomados alguns cuidados, como por exemplo:
I. Conhecer o grupo de pessoas, observar suas necessidades, e a partir daí, planejar trabalhos específicos e excludentes.
II. Elevar gradativamente o grau de dificuldade das atividades.
III. Sempre demonstrar a atividade, para que a criança possa ter uma visão global da tarefa a cumprir.
IV. Evitar explicações complicadas e extensas ao iniciar uma atividade.
V. Elogiar o acerto, mas nunca enfatizar o erro. Sempre, ao final da atividade, avaliá-la, e, se preciso modificá-la.
		
	  Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
	
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201504920848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a classificação do tipo de deficiência que apresenta duas deficiências primárias, exemplo: auditiva e visual.
		
	  Deficiência Múltipla.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505435596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Educação Física adaptada para pessoas com necessidades especiais não se diferencia da Educação Física escolar em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados em atividades com indivíduos com necessidade especial. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades dos alunos. PORQUE A Educação Física na escola constitui significativa oportunidade que favorece a participação de crianças e jovens em jogos, brincadeiras e danças adequados às suas possibilidades e lhes proporciona valorização e integração em um mesmo mundo. As aulas de Educação Física, quando adaptadas a estudantes com necessidades especiais, possibilitam a vivência e a compreensão de habilidades e a inserção social de tais estudantes no grupo escolar. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	  As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504439781)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Educação Física Adaptada é caracterizada como um programa individualizado e que pode propiciar ganhos na aptidão física e motora, desenvolvimento de habilidades e padrões motores fundamentais e aquisição de habilidades tanto nos esportes aquáticos e danças, como também nos jogos e esportes individuais e coletivos. Diante desta assertiva, e em relação à Educação Física adaptada, assinalar, dentre as afirmativas baixo, as FALSAS ou VERDADEIRAS respectivamente com (F) ou (V).
		
	 
	Somente professores habilitados em Educação Física Adaptada devem trabalhar com as pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais, pois as especificidades, em termos de conhecimento, são essenciais ao planejamento e execução de aulas adequadas a este público.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201504439409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao buscar as características de pessoas com deficiências na literatura especializada, é comum encontrar referências à descrição dos problemas, limitações ou dificuldades de realizar algo como por exemplo: "as pessoas cegas apresentam problemas no equilíbrio e na postura...".
Há uma diferença entre dizer que o indivíduo não consegue se locomover sem auxílio de muletas e dizer com o uso de muletas ele consegue participar de uma atividade. A diferença está na perspectiva de abordagem (...). (MUNSTER In: SCHWARTZ, 2004).
Diante destas afirmativas assinale, dentre as opções a seguir, a que melhor representa as 2 abordagens ADOTADAS respectivamente:
		
	 
	Incapacidades e Potencialidades
	 1a Questão (Ref.: 201505361755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as PcDs VISUAIS, sua classificação em relação ao nível de perdas sensoriais, e suas consequentes capacidades e limitações na aprendizagem e desenvolvimento psicomotor, sabemos que o grau deste desenvolvimento está diretamente relacionado a diferentes tipos de adaptações nas aulas de Educação Física, que tornam possível a construção de repertórios motores progressivamente maiores mais complexos. Assim, e considerando as 5 (cinco) diferentes tipos de adaptações possíveis nas aulas de Educação Física (INFRAESTRUTURA FÍSICA, RECURSOS MATERIAIS, MÉTODOS DE ENSINO, REGRAS e CUIDADOS ESPECIAIS), assinale a opção que apresenta os tipos de adaptação que devem ser adotados na prática da modalidade FUTEBOL DE 5 por esta clientela específica.
		
	  Recursos materiais, regras do jogo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504918144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Lou Royo e López Urquízar (2012), necessidades educativas especiais são aquelas preconizadas para aqueles alunos que, adicionalmente e de forma complementar, possam precisar de outro tipo de ajuda menos habitual  "pedagógicas, técnicas e materiais" ou serviços para alcançar os objetivos e/ou fins da educação. Assim, as necessidades educativas especiais têm um espectro muito grande de atendimento, que vai das necessidades mais simples para as mais complexas, das mais amplas para as mais específicas, sendo vinculadas aos indivíduos e aos recursos humanos, materiais e técnicos oferecidos pelo sistema educacional. Nesse contexto podemos afirmar que:
		
	  Os itens A e B estão corretos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504440890)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	2 Sobre a pratica dos esportes para pessoas com deficientes podemos afirmar como correto os seguintes benefícios: A) Melhora da motivação, da autonomia e auto-estima, pois o esporte possibilita deficiente perceber-se saudável; B) Diminui os sintomas de ansiedade e incapacidade. x C) Contribui para a inserção do deficiente. x D) Diminui o percentual de gordura e auxilia no controle do peso corporal. E) Estimula, entre outras, a melanina responsáveis por sensações de bem estar e pelo combate à depressão;
		
	 
	resposta A está correta
	
	 4a Questão (Ref.: 201504439041)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência visual total na escola, segundo as orientações do Ministério da Educação, é essencial, dentre outras adaptações, a utilização de pisos táteis. Sabendo-se que existem os de caráter DE ALERTA e DIRECIONAL podemos afirmar sobre eles que:
		
	  Devem ser usados para orientar a pessoa cega e permitir locomoção autônoma no ambiente;
	
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201504441040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a participação de alunos com deficiências nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais atribuem funções e responsabilidades específicas para o Professor. Dentre as opções abaixo assinale a única que apresenta somente atribuições específicas desse profissional:
		
	 
	fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a plena participação segundo suas capacidades.
		
	 1a Questão (Ref.: 201504529722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A prática profissional em Educação Física não pode restringir o convívio de uma criança com deficiência em relação as demais, mas sim, funcionar como veículo provido de múltiplas ferramentas educacionais, com propósito de ajudá-las na construção de uma consciência e estilo de vida mais ativos, fazendo-os participantes na busca e afirmação das suas possibilidades e potencialidades, tanto no aspecto esportivo como também da inserção social. Diante desta assertiva, podemos afirmar que cabe ao profissional de Educação Física:
		
	 
	Garantir a participação dos alunos com deficiência nas atividades da disciplina, de maneira ampla e segundo suas possibilidades, de tal forma que os ajude a superar suas carênciasde experiências motoras e conhecimento do próprio corpo e suas potencialidades.
	
	 2a Questão (Ref.: 201504915857)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na trajetória histórica da Educação Física Adaptada as PcD´s - Pessoas com Deficiências houve 4 (quatro) fases distintas e características pela forma de fazer participar, ou não, PcD´s nas aulas de Educação Física. Com base nesses conceitos, e considerando a seguinte situação hipotética e atitude do professor de Educação Física, qual o conceito que corresponde a esta ação? "Um professor de Educação Física recusou-se a inserir nas atividades da turma um aluno com Síndrome de Down em função de ter solicitado, e não ter recebido, um diagnóstico médico capaz de posicioná-lo quanto as limitações anatomo-estruturais características deste tipo de síndrome, sobretudo em se tratando de instabilidade atlanto-axial, em função de seu programa de aulas esta baseado em atividades de contato direto como lutas, futebol, handebol, basquetebol. Após receber o citado diagnóstico providenciou imediatamente as adaptações necessárias e inseriu o aluno normalmente nas aulas da turma."
		
	 INCLUSÃO
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504439863)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao observar a prática de atividades físicas e esportivas de alunos considerados sem deficiência e de alunos com deficiência intelectual (DI), é observável a presença de diferenças entre o desempenho desses dois grupos de pessoas. Comparando-se o aluno com deficiência intelectual ao aluno sem esta deficiência, é correto afirmar que o aluno com deficiência intelectual possui capacidade de canalizar e processar informações de forma:
		
	 
	mais lenta e limitada do que o sujeito normal, tendo mais dificuldade para reconhecer os estímulos relevantes da tarefa proposta
	
	 4a Questão (Ref.: 201504438952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a situação de você ter sido contratado por uma família como Treinandor Personalizado de um dos filhos. Ele tem Síndrome de Down, 30 anos de idade, está com sobrepeso e é sedentário. Apresenta como característica pessoal facilidade e ótimas possibilidades de participação em atividades grupais. Diante deste cenário, assinale, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta somente atividades adequadas a um programa de exercícios físicos/esportes adequado às necessidades e características deste aluno levando em conta as especificidades de sua deficiência.
		
	
	
	 
	Alongamentos, caminhadas, hidroginástica.
	
	 5a Questão (Ref.: 201504437813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você enquanto profissional de Educação Física responsável pelas aulas de natação de uma Academia recebe uma aluna autista de 10 anos. O autismo é um transtorno do desenvolvimento (e não um tipo de deficiência), com causas múltiplas e caracterizado por um déficit na interação social, expresso pela inabilidade em relacionar-se com o outro e usualmente combinado com dificuldades de linguagem e de comportamento. No encaminhamento da equipe multidisciplinar em saúde que atende a aluna (médico neurologista e psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) aparece o diagnóstico de Autismo dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD, Código Internacional de Doenças CID-10). Sabe-se que um dos métodos de ensino utilizados para a aprendizagem de pessoas com autismo utilizados no Brasil, atualmente, é o Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children (TEACCH), tendo como três de seus princípios fundamentais:
1. O ambiente deve propiciar informações sobre o que é esperado da pessoa naquele local, de forma clara e com acesso fácil ao material de trabalho;
2. Oferecer uma programação diária visível, para que o aluno tenha previsibilidade das tarefas previstas para serem executadas durante o dia, fazendo uso de comunicação alternativa;
3. Oferecer rotinas que possibilitem um entendimento sobre o que está ocorrendo, para propicar mais confiança para a pessoa com autismo.
Considere as 2 (duas) afirmativas a seguir:
a) Os alunos com autismo não devem participar das aulas de natação de uma academia.
b) É mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com autismo.
A esse respeito, pode-se concluir que:
		
	 
	as duas afirmações são falsas.
	 1a Questão (Ref.: 201505361766)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação as PCDs Motoras e Físicas sabemos que há uma lógica que precisa ser rompida para que seu acesso aos bens e serviços em saúde, qualidade de vida e bem estar, por meio dos exercícios físicos, possa ser usufruído plenamente por eles. A carência dessa infraestrutura na sociedade lhes restringe a mobilidade, o acesso e pleno uso de espaços que, em tese, são voltados à melhoria da vida das pessoas, deixando evidente uma contradição em relação a missão da Educação Física enquanto área de intervenção profissional na saúde ena educação. Porém, a pouca participação delas nas academias, por exemplo, é uma realidade, e sempre que questionados sobre essa baixa frequência, gestores justificam o não-investimento em acessibilidade exatamente pela inexistência da demanda por parte dessas pessoas. Este argumento faz parte de uma visão denominada Ciclo:
		
	  da Invisibilidade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504988173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No desporto paralímpico existem critérios claramente definidos para que os atletas participem de forma equânime das competições, e tal exigência tem o propósito de permitir que estas competições não gerem vantagens decorrentes das limitações, mas sim dos potenciais de desenvolvimento das capacidades de cada atleta ou equipe. No caso do Voleibol Sentado, modalidade praticada por pessoas com deficiência física, existe uma exigência que deve ser cumprida e, no caso de não ser, é geradora de perda de pontos para a equipe que a transgredir. Esta exigência está relacionada a um certo segmento corporal durante o jogo, de forma que sua utilização não gere vantagem competitiva. Que exigência é esta?
		
	
	
	 
	A pelve não pode perder o contato com a quadra, a menos que seja exclusivamente para deslocamentos na área de jogo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201504437546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em âmbito nacional o esporte competitivo, ou de alto rendimento, entre outras iniciativas é fomentado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes visuais (CBDV). Esta entidade que congrega clubes e associações de todos os Estados do país está integrada ao Sistema Desportivo Nacional. O Brasil é um dos mais de 90 países integrados a Internacional Blind Sports Federation (IBSA) que responde pela organização, regulamentação e supervisão do desporto adaptado as pessoas com deficiências visuais no nível internacional. No Brasil, vários esportes são praticados por estas pessoas embora apenas alguns sejam regulamentados pela IBSA sendo classificados como PARAOLÍMPICOS. Baseado nessa assertiva assinale dentre as opções abaixo aquela que apresenta apenas modalidades paraolímpicas:
		
	  judô, natação, Goalball, atletismo
	
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201504437879)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a reportagem reproduzida a seguir: Nas escolas, falta de rampas e banheiros adaptados é obstáculo para crianças e adolescentes com deficiência. (Dandara Tinoco e Isabela Martin) Para Igor Ramos da Costa, de 14 anos, aluno do 5º ano da Escola municipal Antônio Austregésilo, em Bangu, Zona Oeste do Rio, a dificuldade começa ainda no caminho para a escola: - Conseguimos, na Justiça, que um transporte traga as crianças com deficiência física, mas, se têm aula de reforço, temos que pagar a van. Em frente à escola, a calçada é cheia de buracos e não tem rampas. A entrada deles tem de ser por um local diferente das outras crianças, porque onde elas entram há dois degraus - conta sua mãe, a dona de casa Cláudia Reginada Costa. Dentro da escola não há rampas, e a saída da direção foi improvisar: uma inclinação de madeira é removida de sala a sala. No banheiro, foi colocada uma mesa escolar com um colchão, usada para que as mães troquem as fraldas das crianças. Todas as escolas têm obrigação de se preparar para receber com deficiência defende a dona de casa Patrícia Amorim, mãe de Rafaela Amorim, de 11 anos, aluna do 3º ano da Antônio Austregésilo. - Há alguns anos, fui a uma escola regular perto da minha casa, em Realengo, tentar matricular Rafaela. Disseram que não trabalhavam com crianças especias. Quando uma mãe ouve isso, fica deprimida. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram uma realidade ainda pior há dez anos. Em 2000, o percentual de escolas acessíveis era de apenas 2,9%. A adequação dos prédios escolares é determinada por decreto federal. Para a Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Claudia Dutra, apesar do percentual ainda baixo, é preciso destacar o aumento do número de estabelecimentos adaptados: - O indicador de 20% demonstra, por um lado, o desafio de manter e fortalecer políticas de inclusão escolar. E, por outro, o crescimento do número de escolas acessíveis demonstra que há uma busca do sistema de ensino de apoiar a adequação dos prédios a estas pessoas. Disponível em: http://oglobo.globo.com Diante do que foi descrito, qual o tipo de barreira existente nesta Escola e que certamente funciona como impeditivo para a Inclusão dessas pessoas?
		
	  Arquitetônica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504438960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São muitos os agentes causais das lesões raquimedulares e, dependendo dessas causas e do nível das lesões, temos diferentes níveis de comprometimento neuromotor. Em linhas gerais sabemos que quanto mais alta for a lesão, maior é o grau de comprometimento funcional a ela associado.Tomando como base esta assertiva, assinale dentre as opções abaixo a opção que descreve corretamente as consequências de uma lesão raquimedular no nível L4-L5.
		
	 
	Comprometimento de membros inferiores e restrições na mobilidade do tronco.

Continue navegando