Buscar

Portifólio - Prática Profissional A Escola - 100pts

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BRASIL PODE SER A NOVA REALIDADE DE STAR TREK
	O Acelerador de Partículas LHC, a maior máquina já construída pelo Homem pode ganhar um irmão mais novo chamado Sirius, no interior de São Paulo
Bianca Andreose Lima Galvão – RU 1814028
UNINTER Ibiúna
Já pensou em viajar pelo universo em poucas horas para conhecer outros planetas, conhecer novas formas de vida e dirigir carros voadores? Ou melhor, viver até mil anos, saber o que causou o Big Bang e ter a cura para todas as doenças? Bem, talvez viajar pela imensidão do universo possa demorar um pouco mais, contudo, podemos estar a um passo de saber o que realmente aconteceu na Grande Expansão. Essa é uma das finalidades de um Acelerador de Partículas e, apesar do tamanho, também é o melhor e mais eficiente microscópio do mundo. 
FONTE: https://mapadelondres.org/science-museum-o-melhor-para-as-criancas-em-londres/
Antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, foi criado um dos primeiros Aceleradores de Partículas em 1937 e que agora faz parte do acervo do Museu de Ciências de Londres junto ao Módulo de Comando da Apollo X (1969), a Máquina a Vapor de Newcommen (1712) dentre outros. 
No entanto, poucos sabem o que é um acelerador de partículas e como eles podem mudar o futuro da humanidade. Já existem alguns pelo mundo e o Brasil está incluso em uma de suas localizações. O Maior e mais famoso é o Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider), O LHC. Este acelerador de partículas do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é a maior máquina inventada e construída na história da Humanidade. Está localizada na fronteira da Suíça com a França, e possui a incrível circunferência de 27 km. Composto por mais de 9 mil imãs e bobinas de alta potência em toda sua extensão para impulsionar os feixes de partículas de Hidrogênio, também utiliza mais de 10 mil toneladas de azoto (Nitrogênio) e 120 toneladas de Hélio para fazer o resfriamento de todos os imãs e bobinas muitos graus abaixo de zero. Mais precisamente 273,3 graus negativos! Mais frio que o espaço exterior. As partículas – que viajam em dutos de vácuo ultra-alto - ao se colidirem em uma velocidade muito próxima à velocidade da luz, chegam a ter uma temperatura um milhão de vezes mais quente que o núcleo do sol. O Colisor de Hádrons teve o reconhecimento oficial em 21 de março de 1984 em um workshop em Lausanne, Suíça e no CERN (maior laboratório de Física de Partículas do mundo e criador do LHC) e levou quase 25 anos para ser construído. Em 10 de setembro de 2008, um feixe de próton foi conduzido com sucesso pela primeira vez no LHC.
Isso pode fazer com que você pergunte: “Mas e o que eu tenho a ver essa supermáquina?” Podemos começar com a possível resposta para a pergunta que aflige o ser humano desde os primórdios; como surgiu o universo?
Em 4 de julho de 2012 o CERN anunciou a descoberta do Bóson de Higgs, apelidada de Partícula de Deus pois são partículas que existiram apenas nano segundos após o Big Bag. O Bóson de Higgs é considerado crucial para compreender a formação do universo já que pode explicar como as partículas ganham massa. Sem isso, nenhuma matéria que conhecemos, nem mesmo nós, existiria. Quando os prótons das partículas de Hidrogênio se chocam, eles se destroem e são em seus pedaços que se encontram partículas que existiram apenas nos primórdios no universo, levando, então, ao carinhoso apelido de Partícula de Deus.
Usando um exemplo clássico dos professores de química do ensino fundamental, os átomos do diamante e do grafite são compostos exatamente das mesmas moléculas; carbono. Porém, a maneira que esses átomos se arranjam no espaço já é suficiente para se tornarem materiais absolutamente diferentes.
FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/lhc-maior-acelerador-particulas-mundo.htm
Dentro do circuito do acelerador de partículas existe uma radiação eletromagnética de extremo brilho que é altamente acelerada e durante seu trajeto, algumas partículas escapam dando origem à Luz Síncrotron, esta, por sua vez, é captada na estação de pesquisa e serve para estudar qualquer tipo de matéria na sua menor essência, como a mais nova partícula descoberta; o Pentaquark.
Atualmente o CERN vem utilizando o LHC para procurar minúsculos Buracos Negros, pois a descoberta desses ‘centros de gravidade’ aponta para a existência de universos paralelos e reais defendidos por Albert Einstein na Teoria de Relatividade. Em uma matéria da BBC, o físico Stephen Hawking “...afirmou ainda que se o buraco fosse suficiente grande e estivesse girando, poderia ter uma passagem a um universo alternativo....” FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/08/stephen-hawking-diz-que-buracos-negros-podem-levar-outro-universo.html
O Brasil, apesar da forte crise econômica e política, está custeando o Acelerador de Partículas chamado de Sirius no valor de R$ 1,5 bilhão, em Campinas. FONTE: http://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/noticia/2017/01/o-acelerador-de-particulas-de-r-15-bilhao.html
Segundo o Diretor Antônio José "O Sirius está sendo desenhado para ter uma sobrevida de décadas, principalmente porque em algumas questões, características, ele está no limite do que a física permite [...] a vida útil dele é de pelo menos uns 30 anos". Antônio José afirma ainda que quando o projeto brasileiro for inaugurado será o líder mundial e sincrotron. FONTE: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/05/superlaboratorio-sirius-esta-no-limite-do-que-fisica-permite-afirma-diretor.html
Pode parecer não haver uma utilidade prática para a vida cotidiana, contudo, o acelerador de partículas não serve apenas para o estudo profundo da matéria, mas também para a criação da mesma, como por exemplo, produtos para as indústrias petrolíferas explorarem o pré-sal e até mesmo novos medicamentos. Segundo o Diretor do Laboratório Nacional/Luz Síncrotron Antônio José Roque: “… numa determinada doença causada, por exemplo, por uma bactéria, e esta, por sua vez, possui uma série de proteínas e macromoléculas, é possível selecionar uma dessas moléculas através da Luz Síncrotron e desenvolver um remédio que se consolide com a proteína da bactéria, impedindo que esta atue como deveria e, eventualmente, mate a bactéria.” FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=voc5ydW9jdA
Levando em consideração a atual escassez criativa dos últimos séculos, é possível apontar para um avanço realmente significativo proporcionado pelo acelerador de partículas. Assim que as pesquisas forem concluídas e o período de gestação da tecnologia se extinguir dando lugar a uma nova Era de descobertas, não somente as áreas do conhecimento científico darão grande passo como também a área da Saúde, da Física e da História.

Continue navegando