Buscar

Atividade 01 1a Etapa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Leticia Bianca da Silva Ribeiro
Data:08/05/2018
Após o estudo da unidade I que aborda a Pré-História e a Antiguidade Clássica, responda às questões abaixo.
Para alguns estudiosos, a história da humanidade só começou a partir da descoberta da escrita, que as sociedades pré-históricas não conheciam.
1. Examine a imagem abaixo, leia a legenda e produza um pequeno texto concordando ou discordando da ideia de que a descoberta da escrita marcou o início da história.
Disponível em: http://www.aturistaacidental.com.br/ Acesso em: 24 fev. 2015.
O período registrado desde o aparecimento do homem até a invenção da escrita é convencionalmente chamado de Pré-História. A foto ilustra um representante de uma comunidade africana do século XXI, que não domina a escrita. Em razão disso, seus integrantes não fazem história?
___Temos grupos indígenas no Brasil como os Ianomâmi que não fazem uso de sinais gráficos para representar palavras, enquanto outros grupos estão numa fase diferente de domínio de computadores e de “softwares”. ____________________________________________________________________________________________________________
2. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?
	( ) Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.
	( ) Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.
	( ) Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.
	( x ) Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.
3. Sobre as cidades-estado, base da organização política que caracterizou o povo grego, podemos afirmar que:
	( ) mantinham política comum.
	( x ) possuíam princípios religiosos antagônicos.
	( ) eram politicamente autônomas
	( ) possuíam uma organização econômica solidária.
	( ) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
4. Os irmãos Graco, eleitos tribunos da plebe, no século II. (antes de Cristo), tornaram-se conhecidos por sua luta pela reforma agrária, tentando minimizar a grande desigualdade social que separava plebeus e patrícios em Roma. No Brasil atual, os conflitos no campo constituem-se também uma importante questão social. Agora responda:
	Quais foram as principais leis aprovadas em Roma, visando minimizar os conflitos agrários? Por que estas leis não surtiram efeito?
___Foram os direitos sociais, o direito de votar, poder se cantidatar a cargos publicos e poder escolher os representantes ou magistrados para os cargos publicos. Foi uns dos primerios direitos conquistados pelos plebeus romanos.
	Por que a questão agrária tem gerado vários conflitos no Brasil atual? Que semelhanças podem ser apontadas entre as lutas no campo no Brasil de hoje e as que existiam na Roma Antiga?
__Podemos comparar porque ainda os pobres são os mais excluídos da sociedade e lutam por seus direitos sobre a terra,tendo que disputar com fazendeiros ricos que só visam seus lucros pessoais. Há muita terra nas mãos de poucas pessoas e pouca terra nas mãos de muitos. Por esse motivo, é importante realizar uma política de reforma agrária no país, a fim de diminuir o número de latifúndios, principalmente aqueles considerados improdutivos, e distribuir melhor a posse sobre a terra, gerando mais renda e trabalho para o trabalhador do campo.
	Que movimentos atuam pela reforma agrária no Brasil atual? Pesquise quais são a principais reivindicações desses movimentos, como e em que estados eles estão estruturados e quais ações eles realizaçoes.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é o movimento social de maior expressão na realidade brasileira e um dos de maior relevância na América Latina”. O MST é resultado de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil. Sua origem e trajetória são formadas por muitos acontecimentos de disputa e ocupação de terras que se intensificaram, sobretudo a partir do final da década de 1970, peculiarmente na região Centro-Sul do País e, aos poucos se expandiu por todo Brasil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais