Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR
 INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
PANORAMA HISTÓRICO DE ISRAEL
KELLI PINHEIRO DA LUZ BURKOT
ATIVIDADES Nº 01 – PG 15
1) Questões para revisão
a) Por que é difícil de apresentar uma história de Israel?
Porque o período que vai do surgimento da humanidade até Abraão, que aparece em Genesis pela primeira vez no final de Gn 11, é bem maior do que o período aproximado de 4000 anos que vai deste até os nossos dias.
b) Qual o motivo de, muitas vezes, termos a impressão de que os Patriarcas surgiram já no início da humanidade?
Porque não se tem a verdadeira noção de tempo, do início da humanidade até o surgimento dos Patriarcas, onde estes viviam em civilizações de certa forma avançadas para o seu tempo.
c) Quais regiões formavam o mundo bíblico na época dos Patriarcas?
Era o crescente fértil que era composto por Mesopotâmia, Egito e Canaã.
d) Qual foi a promessa que Abraão recebeu, em relação à Canaã, e quem a herdou?
Que Ele possuiria Canaã, mas quem a herdou foi seus descendentes muitos séculos mais tarde.
e) Como explicar o não cumprimento imediato da promessa envolvendo Canaã e a aceitação disto pelos Patriarcas?
Porque era necessário Israel se tornar uma “nação”. Os patriarcas entediam que quando seus descendentes recebessem o cumprimento da promessa eles também a receberiam.
f) Como que os Patriarcas foram parar no Egito?
Foram fugindo da fome que assolava o lugar onde viviam, estes foram através de José que tinha se tornado Governador do Egito depois que seus irmãos o venderam com escravo.
g) Descreva a sequência da trajetória dos Patriarcas?
Teve início na Mesopotâmia, passou por Canaã e terminou no Egito, de onde saíram os descendentes de Jacó para formar a nação de Israel.
ATIVIDADE 2 – PG 25
a) Explique a falta de evidências arqueológicas a respeito de Israel no Egito, no período que vai de Josué até Moisés.
Porque seria demais para os Egípcios narrarem em suas memórias, que costumavam ser de vitórias, tamanha vitória de um povo escravo sobre eles.
b) Como se supera a falta de evidências arqueológicas sobre Israel no Egito, neste período?
A festa da Páscoa que é celebrado pelos judeus e também os nomes egípcios entre alguns membros da tribo de Levi, como: Moisés, Finéias, Merari entre outros.
c) Quando “nasceu” a nação de Israel?
Isso aconteceu no momento em que Deus, utilizando Moisés como intermédio, estabeleceu um pacto com eles, três meses depois que saíram do Egito.
d) Como foi organizado o primeiro governo de Israel?
Não se teve um governo humano central, passaram por inúmeros conflitos, mas nunca perderam sua identidade como povo, porque eram governados por um mesmo Deus: Iavé.
e) Por que foi adiada a entrada de Israel em Canaã?
Os espiãs ao olharem a Canaã reconheceram que a terra era boa, mas alguns deles, salvo somente Josué e Calebe, julgaram-se incapazes de derrotar o povo que nela havia, com isso o povo desanimou e pensou em voltar para a escravidão do Egito, essa decisão resultou em um castigo imediato, que foi peregrinar pelo deserto.
f) Por quanto tempo foi adiada a entrada de Israel em Canaã?
Foi adiada até que todos do povo com vinte anos para cima estivessem mortos.
g) Como era o deserto no qual Israel habitou por tantos anos?
Um lugar desabitado, impossível de se viver.
h) Cite dois fatos importantes que aconteceram enquanto Israel estava no deserto?
Se firmou como uma nação;
Desenvolveu sua religião.
ATIVIDADE 3 – PG 37
a) Por que não é correto utilizar o termo Palestina para descrever a região de Canaã na época da conquista?
Porque Palestina é bem moderno e significa Filistia, o qual traduzido é país de filisteus, e somente mais tarde na história de Israel que este povo vai se destacar.
b) Como eram as cidades de Canaã neste período de conquista?
Suas cidades em sua maioria eram pequenas, mas bem construídas, fortificadas e em, alguns casos, bem planejadas, possuindo sistema de esgoto e de abastecimento de água retirada de fontes cavadas em rochas, como em Jerusalém.
c) Dê uma breve descrição da organização política em Canaã na época da Conquista?
O povo não estava organizado politicamente, eles se organizavam em cidades estados independentes, ou semi independentes, em sua maioria vassalos do Egito, onde o governo era exercido por um rei leal a Faraó.
d) Como você descreve a influência do Egito em Canaã na época da conquista?
Absoluta, como mencionado na resposta anterior o governo era mantido por amigos do Faraó, no qual este dominavam a maioria da população, que era formada por camponeses (meio-livres) e muitas vezes quando havia conflito interno na região o Egito não se opunha e quem acabava perdendo era a classe menos favorecida (camponeses).
e) Quem era os “Apiru”?
Grande grupos de salteadores formados por elementos sem tradição ou lugar fixo, recebiam mercenários descontentes, escravos e margilizados em geral, como seus membros.
f) Escreva a respeito da religião praticada em Canaã quando da conquista?
Muito eram os deuses e deusas que os cananeus possuíam em seus cultos, o elemento de destaque era a atividade sexual, o que é próprio de uma comunidade agrícola, como dependiam de uma boa colheita, buscavam em seus deuses, por meio do culto da fertilidade, a garantia de uma boa colheita. Os deuses eram: deus El, Baal, Asera, Astarte e Anate.
g) Explique quem era Baal?
Significa Senhor, possuidor ou marido, em cada localidade havia um Baal, exemplo: Baal-Peor, com o passar do tempo foi se tornando nome próprio, (Hadade) o grande deus da fertilidade, ele era considerado filho de El e Asera, era ele quem dominava os outros deuses, controlava os céus e a terra, sendo responsáveis pelas chuvas. A morte e ressureição de Baal correspondia a morte e ressureição da natureza (fertilidade), os seus adoradores prestavam cultos com rituais que envolviam relações sexuais, prostituição sagrada e outras práticas orgíacas.
h) Como aconteceu a invasão israelita de Canaã?
A entrada em Canaã aconteceu nas proximidades da cidade de Jericó acompanhada por um evento extraordinário, as águas do rio Jordão pararam para que eles pudessem passar. Logo em seguida deram início as conquistas e deixaram um rastro de destruição, como bem mostra o Livro de Josué, as muitas destruições, durante o século XIII a.C., sugere que aconteceu uma campanha bem planejada de conquista, a intenção clara destas campanhas foi a de, primeiramente, ocupar territórios, para, provavelmente, mais tarde, estabelecer nação.

Mais conteúdos dessa disciplina