Buscar

Questões sobre o Brasil Império

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805759938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tomando por base a assertiva: ¿... sua principal característica sempre esteve presente: casos concretos são considerados fonte do Direito¿, em se tratando de sistemas jurídicos é CORRETO afirmar:
		
	
	Trata o texto do sistema de Leis Mosaicas;
	
	Trata o texto, exclusivamente, do Código de Hamurabi.
	 
	Trata o texto do sistema do Common Law;
	
	Trata o texto do sistema do Civil Law;
	
	Trata o texto do sistema romano-germânico;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805759065)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Período Regencial, que se seguiu à abdicação de D. Pedro I, foi marcado por uma série de reformas que refletiram as dificuldades que os governos deste período tiveram em lidar com a inexistência de um consenso entre grupos dominantes a respeito do arranjo institucional que lhes fosse mais conveniente e do papel do Estado como organizador geral dos interesses dominantes. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos do Período Regencial e das reformas institucionais nele ocorridas, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A lei da Regência, de junho de 1831, tinha como objetivo conceder amplos poderes aos regentes em virtude da ambiência político-institucional conturbada do período posterior à abdicação de D. Pedro I.
	
	De um modo geral, as reformas promovidas durante este período visavam tão somente explicitar, através de legislação específica, a organização unitária e centralizada do Estado brasileiro prevista na Constituição de 1824.
	
	A ¿solução regencial¿ adotada para o exercício da chefia do governo, enquanto durasse a menoridade de D. Pedro de Alcântara, resultou de um amplo acordo entre os principais atores políticos da época, já que não havia qualquer previsão legal para sua implantação.
	 
	Pelo Código de Processo Criminal de 1832, foi promovida uma descentralização da administração da justiça criminal, o que pôde ser constatado pela ampliação das atribuições dos juízes de paz.
	
	A criação da Guarda Nacional destinava-se a garantir à implementação do processo de federalização do Estado brasileiro, definido por emenda constitucional de 1834 (o Ato Adicional).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805759209)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O início do Brasil Imperial foi marcado pela convocação da Assembleia Constituinte para a elaboração da primeira Carta Magna do Brasil: A Constituição de 1823, que não chegou a ser promulgada, pois a assembleia constituinte foi dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, na Noite da Agonia. De que forma esse projeto de constituição ficou conhecido?
		
	
	Período Joanino, devido a estruturação jurídica das leis vigentes no período em que Dom João VI permaneceu no Brasil.
	 
	Constituição da Mandioca, pois instituiu o voto indireto censitário. Teria direito ao voto quem detinha uma renda mínima de 150 alqueires de plantação de mandioca.
	
	Lei da Boa Vontade e Lei Eusébio de Queiroz
	
	Período das Ordenações do Reino, pois foi influenciada pelas leis portuguesas que ficaram vigentes no Brasil.
	
	Seu texto foi promulgado em 1824
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805759158)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Houve um momento da história do Brasil Império em que a unidade territorial do Brasil sofreu sérias ameaças. Nesse momento, os debates políticos giravam em torno de temas como: a centralização ou descentralização do poder; o grau adequado de autonomia de que deveriam gozar as províncias. A alternativa que traz a denominação correta do período em referência é:
		
	 
	Período Regencial
	
	Primeiro Reinado
	
	Guerra do Paraguai
	
	Governo Provisório Institucional
	
	Segundo Reinado
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805758971)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A concretização da emancipação política do Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade em torno do projeto constitucional, culminando, inclusive, com o fechamento da Primeira Assembleia Constituinte. Por conseguinte, assinale a opção que relaciona corretamente os preceitos constitucionais da Carta Política do Império de 1824 com as características da sociedade brasileira à época:
		
	 
	O Poder Moderador encontrava-se acima dos demais poderes do Império, e o Imperador era inimputável por dispositivo constitucional.
	
	A abolição progressiva da escravidão, proposta e sancionada por José Bonifácio, foi uma das principais razões da oposição e abdicação do Imperador D. Pedro I.
	
	A abolição do padroado e do Estado confessional, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa.
	
	A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares em face da característica do governo ser monárquico, constitucional, hereditário.
	
	A autonomia das antigas províncias atendia aos interesses das oligarquias agrárias.

Continue navegando