Buscar

peneumonia sreptococcus



Continue navegando


Prévia do material em texto

Pneumonia
 Streptococcus Pneumoniae
Graduandas:
 
Introdução 
O streptococcus pneumoniae ou pneumococos é uma espécie de bactérias gram-positivas, pertence ao gênero streptococcus, com forma de de cocos, assim como todos streptococcuss são cocos com cerca de de 1 micrometro, encontrada na mucosa da nasofaringe e orofaringe de seres humanos sadios.
O streptococcus pneumoniae tem 90 sorotipos imunológica mente distintos de importância epidemiológica mundial na distribuição das doenças pneumocócicas invasivas (pneumonias bacteriêmicas, meningite, sepse e artrite) e não-invasivas (sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia)
O principal fator de virulência destes microrganismos reside na cápsula de polissacarídeos que está presente na sua estrutura celular. Este tipo de cápsulas protege o organismo da fagocitose. Por outro lado, as cápsulas dos pneumococos são antigénicas o que resulta numa atuação de anticorpos específicos que neutralizam os pneumococos, numa segunda linha de atuação do sistema imunitário. O combate a estes microrganismos é bastante difícil, para a identificação destas bactérias existem dois tipos de testes: a reação de Quellung e a Sensibilidade à Optoquina.
A vacina conjugada 11-valente, que inclui os sorotipos 3 e 7F, além dos sorotipos contidos na vacina 9-valente, aumenta a cobertura vacinal para 60,78% do total das cepas. Entretanto, na faixa etária de 0 a 5 anos a cobertura permanece a mesma da vacina 9-valente, visto não terem sido isolados, nesta faixa etária, os sorotipos 3 e 7F.
Discussão 
O Streptococcus pneumoniae é a causa mais frequente de pneumonia em adultos. A pneumonia pneumocócica ocorre de repente, apresenta como sinais calafrios, febres elevadas, dor no peito durante a respiração e dificuldade em respirar. Os alvéolos de um ou mais lóbulos pulmonares ficam cheios de células sanguíneas brancas, bactérias e exsudatos. Esta situação é verificada com um raio-X. A pessoa infetada expele um muco amarelo esverdeado enquanto tosse, o qual revela, pela coloração de Gram, a presença de diplococos Gram-positivos lanceolados.O nível da taxonomia desta bactéria pertence à família Streptococcaceae, ao Género Streptococcus.
Os Streptococcus pneumoniae também causa otite média, que é uma infeção do ouvido médio, bastante comum em crianças. Nos adultos provoca meningite bacteriana. O sinal mais evidente da meningite bacteriana é a rigidez da nuca, apresentando-se o pescoço inflexível.
O elevado número de cepas de pneumococos isolados na faixa etária de 0 a 5 anos é um achado relevante, também relatado por outros autores, sendo o sexo masculino mais predisposto a infecções pneumocócicas invasivas nessa faixa etária.
Existe, atualmente, uma vacina com 23 dos antigénios capsulares mais comuns. Esta vacina, na sua maioria, é administrada a pessoas mais suscetíveis, para as quais a pneumonia pneumocócica seria excecionalmente mortal, como é o caso dos idosos. Indivíduos sem o baço ou portadores de HIV também devem ser vacinados uma vez que são incapazes de se defender de bactérias encapsuladas. Alguns Streptococcus pneumoniae têm demonstrado uma resistência de nível intermediário à penicilina.
Conclusão 
em função das rápidas modificações nos padrões de resistência bacteriana, é fundamental sua monitorização e também a dos seus sorotipos, tendo como referência padrões locais, pois existe grande variabilidade em diferentes regiões do país e de outros países.