Buscar

SIMULADO AQUATICA 2018.1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408067316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao exercício de agachamento na piscina com água na altura da linha mamilar e sem uso de implementos, temos, exceto:
		
	
	Facilitação da execução do exercício se comparado à execução em solo, para os músculos extensores dos membros inferiores.
	
	Tanto na subida quanto na descida, o grupo muscular em ação no joelho é o extensor (por exemplo: glúteo máximo).
	 
	A ação muscular dos membros inferiores fica invertida em relação ao solo, sendo na piscina: contração concêntrica na fase de descida e excêntrica na fase de subida.
	
	Tanto na subida quanto na descida, o grupo muscular em ação no quadril é o extensor (por exemplo: glúteo máximo).
	
	Ao introduzir um colete flutuador no tronco há aumento da carga dos músculos flexores de membros inferiores (antigravitacionais).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407144497)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às indicações e contra-indicações em Hidrocinesioterapia, marque a alternativa correta.
		
	
	Pacientes com febre alta, alterações cutâneas e descompensações cardíacas devem utilizar a água para melhora da condição.
	
	Pacientes com alterações neurológicas só devem utilizar a piscina se apresentarem boa condição cognitiva
	
	Pacientes com alterações respiratórias não devem fazer exercícios na piscina já que esta sempre dificulta o trabalho respiratório.
	
	Pacientes com alterações reumáticas beneficiam-se dos exercícios aquáticos pelo maior atrito articular gerado em imersão das articulações.
	 
	Pacientes com dor, limitação de arco de movimento, diminuição de força e edema podem se contribuir dos efeitos produzidos pelo exercício na água.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407144441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A piscina terapêutica contribui para a aceleração das respostas fisiológicas dos pacientes, tendo em vista as propriedades físicas da água que, quando bem direcionadas, otimizam essas possibilidades. Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta.
		
	
	Os exercícios com turbulência contribuem para ganhos de relaxamento muscular, pelo aumento da viscosidade gerada entre os ¿objetos¿.
	
	Os exercícios com flutuadores, na posição de pé, favorecem maior resistência muscular, contribuindo para um relaxamento específico.
	
	Os exercícios que utilizam a flutuação não são indicados para condutas de relaxamento muscular e/ou fortalecimento, independente da aplicação.
	 
	A água, em si, propicia respostas automáticas dos pacientes, favorecendo melhor mobilidade articular e endireitamentos de tronco do que em terra.
	
	O uso de flutuadores modifica a densidade relativa dos pacientes que, por isso, demonstram maior dificuldade de flutuação na postura deitada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407164177)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando um indivíduo com maior quantidade de massa magra em relação a massa gorda estiver dentro de uma piscina com água, a tendência desse corpo é afundar. Qual o princípio físico que permite que isso aconteça?
		
	 
	( )densidade relativa.
	
	( )empuxo.
	
	( )viscosidade.
	
	( )flutuação.
	
	( )tensão superficial.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407933191)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ambiente aquático é indicado como recurso da reabilitação neurológica devido as vantagens que a água proporciona ao individuo. De acordo com as afirmativas abaixo, marque a que não corresponde uma vantagem da água para um paciente com hipertonia importante.
		
	 
	Turbulência
	
	Fácil manipulação para o terapeuta
	
	Diminui o estímulo sensitivo articular
	
	Movem as extremidades de forma mais eficiente
	
	Flutuação oferece alívio do peso, isso facilita o paciente a assumir posturas mais corretas

Continue navegando