Buscar

Aula 5 fisio parte 1.dotx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 5 - 09/04/18 
Gânglios da base e Cerebelo 
São estruturas envolvidas no controle do movimento. Verificam se o movimento se inicia no momento certo, se é executado conforme planejado e se termina no momento correto. 
Cerebelo 
Recebe informações do córtex motor (de como o movimento deve ser realizado) e informações sensoriais (de como o movimento de fato está sendo realizado). Assim, podem ser feitas as correções apropriadas, quando necessárias.
	O cerebelo possui 2 hemisférios (direito e esquerdo) e entre eles o verme. Possui também um córtex e núcleos profundos, os núcleos fastigiais, interpostos e denteados.
 
	Os lobos são: anterior, posterior e flóculo modular. 
Via do vestíbulo – cérebro -> envolvida no controle da postura e equilíbrio. Informações proeminentes do labirinto entram no cérebro pelo lóbulo flóculo modular, daí então para os núcleos vestibulares e daí para o sistema motor medial ( que controla os músculos relacionados a postura). 
Via do espinocerebelo -> envolvida no controle da execução motora. As informações sensoriais provenientes da periferia chegam as regiões do hemisfério intermédio e do verme, daí passa para os núcleos profundos (interpostos e fastigal) e daí partem informações para o sistema motor redial e lateral. 
Via cérebro – cerebelo -> envolvida no controle de movimentos de grande complexidade. Informações provenientes do córtex cerebral chegam a região do hemisfério lateral, daí para o núcleo denteado e deste para o sistema motor lateral e de volta para o córtex cerebral. 
Lesões da via do cerebelo
Lesão do estíbulo – cerebelo
Marcha e postura atáxica. 
Lesão do espinocerebelo 
Incoordenação entre movimentos de braços e pernas 
Lesão no cérebro – cerebelo
Incoordenação de movimentos que envolvem várias partes do corpo e erros de execução espacial do movimento
Núcleos da base 
Chegada de informação pelo corpo estriado (núcleo caudado* e putâmen) passa para os núcleos intrínsecos (núcleo subtalâmico e substância negra) e sai pelo globo pálido (interno e externo) para o tálamo. 
Os núcleos da base controlam o início e o término do movimento. Sua saída é inibitória, evitando a realização de movimentos indesejáveis. Com a necessidade de realizar o movimento, deixa de haver inibição, liberando a realização do movimento. Ao final do movimento, volta haver inibição. 
Danos nos núcleos base: 
Doença de Parkinson: degeneração de neurônios da substância negra. Assim, há menos estímulo ao neurônio do putâmen, que deixa de inibir neurônio do globo pálido, fica então mais ativo inibindo a realização do movimento. Assim o paciente apresenta rigidez muscular, dificuldade de movimentar-se e tremor.
Balismo -> degeneração de neurônios do núcleo subtalâmico. Assim há menor ativação dos neurônios do globo pálido, diminuindo a inibição dos movimentos. Os pacientes apresentam movimentos indesejados e incontroláveis dos membros.

Outros materiais