Buscar

PROINTER PARCIAL GESTÃO AMBIENTAL ANHANGUERA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Luiz Péricles de Souza Faria
RA:0106002016
Bacias Hidrográficas, o Berço da Água Potável 
(Conhecendo, entendendo e como cuidar. Pesquisa feita sobre seu uso devido e o descuido do homem. Meio de preservar e conservar)
NOVA IGUAÇU
2017
LUIZ PÉRICLES DE SOUZA FARIA
Bacias Hidrográficas, o Berço da Água Potável
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito indispensável para a obtenção do título de Técnico em Gestão Ambiental, na Universidade Anhanguera. Orientadora: Profª. Me. Klaudia Bitencourt.
NOVA IGUAÇU
2017
Agradeço primeiro a DEUS por nesta fase de minha vida ainda me dar forças para prosseguir em busca de meus objetivos, e depois agradeço a minha família, em especial minha esposa, que em vários momentos se anulou para que eu pude-se prosseguir neste objetivo.
AGRADECIMENTOS
A DEUS
Anderson Harrt – Guarda Ambiental de Seropédica – RJ
Daniele Ribeiro – Esposa
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi 
ÍNDICE/SUMÁRIO
RESUMO......................................................................................................................1
INTRODUÇÃO.............................................................................................................2
METODOLOGIA.........................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO................................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12
TÍTULO DO TRABALHO.
Luiz Péricles de Souza Faria
Klaudia Bitencourt 
RESUMO
Este trabalho fora elaborado para a afirmação da importância da preservação de nossas águas. A base de nossa vida e de toda a estrutura que nos cerca. Não ha vida sem ela. Demoramos décadas para termos a consciência que esse recurso e finito, escarço. A cultura de que água e eterna felizmente caiu por terra e nos, agora temos a consciência de que esse recurso precisa ser preservado e conservado. Trata-se de um trabalho elaborado em cima de pesquisas, trabalhos acadêmicos e entrevistas pessoais sobre o uso e conservação de nossa bacias hidrográficas e de todo nosso sistema hidrográfico.
PALAVRAS-CHAVE: Bacias hidrográficas; poluidores da água; preservação
_________________________
INTRODUÇÃO
Hoje, ontem e se não fizermos nada também o nosso amanhã, essa e a frase que nos define em respeito a poluição. Desde que nos autos denominamos “civilizados” parece, a meu ver que estamos travando uma batalha com o seres não civilizados, e para nossa infelicidade estamos vencendo. A nossa evolução, infelizmente esta condicionada a degradação da terra. Quanto mais evoluímos mais destruímos em proporções as vezes desiguais, destruímos mais que evoluímos.
Temos nosso ar poluído, respiramos química e partículas sólidas, respiramos morte! Hoje sem cuidado nenhum inalamos chumbo, Monóxido de Carbono, Dióxido de carbono, Oxido de enxofre dente muitos outros.
Nossos solos, nossa terra, de onde tiramos nosso sustento. A falta de conhecimento, pois não temos uma cultura ambiental e nem alto sustentável, pelo menos ate bem pouco tempo atrás essa cultura não era disseminada em nossos seios. A enorme quantidade de lixo lançada sobre o solo em áreas urbanas, sem o divido tratamento um dos principais poluidores do solo. Detritos domésticos, hospitalares, industriais, dentre outras substâncias.
Nas áreas rurais, a contaminação do solo, ocorre exclusivamente pelo uso inadequado e abusivo de agrotóxicos e fertilizantes.
Por último, mas não menos impontante temos a poluição de nossas águas, que tem como principais causas o despejo irresponsável de esgotos sem nenhum tratamento, o despejo de óleo de maneira irresponsável em nosso esgoto doméstico, metais pesados e o nosso lixo sólido que é despejado de forma continua em nossas ruas e terrenos que a primeira chuva são levados para nossos rios e lagos, isso quando não são jogados diretamente. O homem é o grande responsável por estes poluentes, causando assim a degradação do meio ambiente que por sua vez, morre aos poucos. As doenças e pragas trazidas por essas poluições são muitas, além de impossibilitar o reaproveitamento da água, tornando assim uma forma de
METODOLOGIA
A metodologia usado foram pesquisas virtuais e entrevistas pessoais com profissionais do ramo. Foram usados buscas em artigos acadêmicos, periódicos, matérias jornalísticas e sites de estudos sobre o meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil e famoso por suas vastas e ricas bacias hidrográficas. E de suma importância para o Brasil seus rios, bacias e mares. Os recursos hídricos que temos e fonte de alimentos, vias de transportes entre outros usos como: Geração de energia elétrica, agropecuária, agricultura, industriais etc. As principais fontes de poluição de nossos rios são o despejo irresponsável de esgoto doméstico sem tratamento, o despejo direto do óleo de cozinha o ambiente (Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água). Fertilizantes Químicos, Se não for feito de forma adequada a fertilização pode contaminar açudes e lençóis freáticos. Chorume, Resíduos sólidos, Quaisquer resíduos sólidos levados pelas chuvas ou mesmo descartados em córregos e riachos. Sua presença é uma ameaça a fauna aquática, matando por sufocamento e impedindo o curso natural das águas em alguns casos. Os principais aspectos a serem observados são: Declividade, tempo de concentração, cobertura vegetal: interceptação, evapotranspiração e escoamento. uso do solo, tipo do solo rede de drenagem Indicadores de qualidade: Qualidade da água, Biodiversidade, Taxa de preservação ou de perda de áreas alagadas, Taxa de contaminação de sedimentos de rios, lagos e represas. Indicadores de vulnerabilidade: Potencial de eutrofização, Descarga urbana e rural, Poluentes tóxicos Hoje exitem vários instrumentos para aferirmos a qualidade e a potabilidade da água, entre outros temos: pHmetro ( determina o pH da água), turbidímetro (avalia a turbidez a partir da medida de quantidade de luz refletida, dando a ordem de grandeza dos sólidos em suspensão). Disco de cor, também chamado de método colorimétrico (A cor e determinada pelo método de comparação visual). kits Colilert (que servem para detecções e confirmativas de coliformes totais e coliformes fecais de água tratada)
Os parâmetros pela legislação são:
Cloro (mg/L) 0,7 máx.
Cor (uH) 0 a 15
pH 5 a 10
Turbidez (NTU) 5 máx.
Coliformes totais Negativo
Coliformes fecais Negativo
Hoje temos a consciência que o re uso de nossas águas e essencial para a preservação do meio ambiente. Existem vaias formas de se fazer esse reúso, de formas individuais e também de formas coletivas: O reaproveitamento das águas da chuva, com sua canalização e armazenamento. A separação do esgoto doméstico sujo do esgoto limpo (lavatórios, máquinas de lavar e etc). A implantação do uso do esgoto doméstico na agricultura, caso que vem dando certo em vários países do primeiro mundo, e principalmente devemos preservas nossas bacias hidrográficas evitando o despejo de esgoto sem tratamento e também o vazamento de resíduos sólidos no meio ambiente, dentre muitos outros.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse trabalho foi elaborado para podermos reforçar a necessidade de pôr em práticas mediadas existentes como também elaborar novas para a conservação imediata e preservação futura de nosso meio ambiente em especial de nossas bacias hidrográficas, que estãoexpostas a degradação contínua por irresponsabilidade de alguns e ignorância de outros. Serve também para afirmar que o conhecimento sobre as causas e consequências dessa degradação estão em grande parte em nossas mãos, demostrando assim que podemos se não acabar, pelo menos minimizar seus efeitos destrutivos. Precisamos tomar consciência que a preservação desse precioso recurso e tarefa de todos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Mundo Educação http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/poluicao-solo.htm
Pensamento verde:http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-os-principais-poluentes-da-agua/
RNS AMBIENTAL: https://www.rnsambiental.com.br/single-post/2017/01/10/Qual-a-importancia-dos-recursos-hidricos-para-o-brasil
SALVEMOS O PLANETA: https://salvemosoplaneta.wordpress.com/2013/05/15/os-10-principais-poluentes-da-agua/
ANÁLISES DE ÁGUA: UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS E
PARÂMETROS QUE GARANTEM A POTABILIDADE DESSA SUBSTÂNCIA
FUNDAMENTAL PARA A VIDA

Continue navegando