Buscar

BDQ 3 Fisioterapia da Saúde do Idoso

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604165175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Escala de Atividades de Vida Diária (Barthel), tem como objetivo indicar o grau de dependência do paciente avaliado. De acordo com essa escala, é uma característica do paciente independente:
		
	
	Pode caminhar até 50 metros, mas necessita de ajuda ou supervisão.
	
	Come com dificuldade, necessita de ajuda para cortar o pão, passar manteiga etc.
	
	Apresenta episódios ocasionais de incontinência ou necessita de ajuda para o uso de sondas ou outro dispositivo.
	
	Veste-se com alguma ajuda. Necessita também de alguma ajuda para arrumar a roupa, amarrar os sapatos, ou colocar a cinta.
	 
	Lava o rosto, as mãos, escova os dentes etc. Barbeia-se e utiliza sem problemas a tomada, no caso de aparelho elétrico.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604165186)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação geriátrica global é um método de diagnóstico que aborda a área médica, psico-social e funcional. Tem como objetivo detectar precocemente deficiências potenciais, traçar tratamentos terapêuticos adequados e monitorar a progressão da perda funcional a longo prazo. Dessa forma é importante que a avaliação compreenda além da história e exame físico, a análise da marcha, do equilíbrio e da capacidade funcional, ou seja, a habilidade para exercer as AVDs (FREITAS et al., 2002). Com relação ao Índice de Tinetti, pode-se afirmar: I. O Índice de Tinetti é compreendido por duas escalas: de equilíbrio e de marcha. II. A primeira parte do teste possui 32 itens: equilíbrio sentado, levantando, tentativas de levantar, assim que levanta, equilíbrio em pé, teste dos três tempos, olhos fechados, girando 360º e sentando. III. A segunda parte do teste possui 34 : início da marcha, comprimento e altura dos passos, simetria dos passos, continuidade dos passos, direção, tronco e distância dos tornozelos. IV. A pontuação total do índice é de 28 pontos. V. Pontuação menor que 19 indica risco cinco vezes maior de quedas. Portanto, quanto menor a pontuação, maior o problema. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e III.
	 
	I, IV e V.
	
	I, III e V.
	
	II e IV.
	
	I, II e III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604165172)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Questionário de Atividade Funcional (Pfeffer), as questões vão um pouco além das atividades diárias, preocupando-se com atividades mais elaboradas, relacionadas também à memória e outros aspectos cognitivos. Entre as alternativas seguintes, assinale aquela que contém questão(ões) que não se refere(m) ao Questionário de Pfeffer:
		
	 
	Capacidade de subir ou descer escadas sem ajuda ou supervisão, mesmo que necessite de muletas ou bengala ou se apóie no corrimão.
	
	Capacidade de prestar atenção, entender e discutir um programa de rádio ou televisão, um jornal ou revista.
	
	Capacidade de preparar uma comida.
	
	Capacidade de passear pela vizinhança e encontrar o caminho de volta para casa.
	
	Lembrar-se de compromissos, acontecimentos familiares, feriados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604165174)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Escaras de decúbito são comuns em pacientes acamados, idosos e subnutridos e podem ocorrer em pacientes terminais devido à imobilidade, incontinência fecal e urinária e imunodepressão. Pode-se afirmar que são áreas propícias ao aparecimento de úlceras de decúbito:
		
	
	escápulas, trocanter maior do fêmur e região cervical.
	
	calcâneos, escápulas, trocanter maior do fêmur e região abdominal.
	 
	calcâneo, maléolos, ísquios e região sacral.
	
	maléolos, escápulas e região poplítea.
	
	maléolos, ísquios, olecrano e região cervical.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604165327)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação ao direito à saúde, o Estatuto do Idoso afirma: 1. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). 2. Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado. A oferta de próteses e órteses são incumbências do idoso e/ou da família. 3. Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei. 4. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos não são objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados. Cabe ao Ministério Público, obrigatoriamente, investigar e comunicar os Conselhos de Idosos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
		
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4
	
	São corretas apenas as afirmativas 2 e 3
	
	São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3
	 
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 3
	 
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 4

Continue navegando