Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
Disciplina: Metodologia Científica Curso/Semestre: Administração - 2º
Docente: Bárbara Cabral Data: 20/11/2017
Discente: Mônica Tayse Mamedio Guimarães da Silva
O Comportamento do Consumidor em Tempos Digitais
 Desde o surgimento do E-commerce em 1970, houve diversos avanços tecnológicos com a difusão da internet, o que tem possibilitado hoje o acesso de forma mais simplificada a abertura de uma loja virtual com menos custos e burocracia do que de uma loja física. O E-commerce tem buscado atender às expectativas dos consumidores finais que também têm passado por frequentes mudanças de comportamento.
 Devido à necessidade de modernização e ampliação de mercado, as lojas físicas já estabelecidas neste modelo há alguns anos têm buscando atualizar o seu modelo de negócio buscando as plataformas on line.
 A Empresa “MC varejista” buscando atender às necessidades de sua clientela e visando ampliar os negócios da empresa já estabelecida no comércio varejista tradicional há mais de 20 anos, expandiu os negócios para uma plataforma digital E-commerce “MC Digital”, contratando para auxilia-la na política de expansão nesse novo segmento a empresa de marketing “Consultec”, que teve o acesso direto ao banco de dados da MC varejista para efetuar as ações de divulgação. Foram feitos ações de: Telemarketing, SMS, E-mail, Wathsapp, Redes Sociais com o objetivo de incentivar o acesso da Loja Virtual pelos já Clientes da MC varejista e para expansão da marca.
 As ações de Marketing resultaram em um extraordinário sucesso da MC digital, superando as expectativas de crescimento e faturamento, não somente na região de atuação, mais em todo o território Nacional e Internacional. O resultado Positivo no E-commerce trouxe à MC Varejista um aspecto não esperado por seus diretores, desaceleração de crescimento e drástica redução na fidelização dos Clientes na Loja Física, o que provocou a diretoria retomar após 02 anos o estudo com a Consultec, para buscar entender e solucionar essa situação.
 Após estudos iniciais de observação nas lojas física e virtual e comportamento dos Clientes (público externo) e Funcionários (público interno), emitiu o seguinte relatório: 
O consumidor atual é multicanal, está sempre em constante investigação antes de fechar um negócio. Transita por lojas físicas e virtuais em busca do melhor custo benefício.
Em um levantamento realizado pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL, mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas on line antes de comprar em lojas físicas. Os que compram em lojas físicas sem consultar a internet figuram 13% e outros 40% recorrem à consulta eventualmente, dependendo do tipo de produto ou serviço.
Com base nesses dados sugerimos que seja realizada uma pesquisa através de questionários com até 1000 pessoas, entre Homens e Mulheres acima de 18 anos pelo período de 60 dias, para entender o comportamento e hábitos de consumo, que com as evidências de números dos faturamentos da loja física e conforme dados acima do SPC/CNDL sofreu grandes mudanças desde o início das atividades da MC varejista, é preciso se modernizar para atender a esses novos consumidores para buscar retomar o crescimento e visibilidade. 
As pesquisas serão realizadas com utilização de Questionários aplicados através de: e-mail, telefone, entrevistas diretas em campo ao público da região de atuação.
 A diretoria acatou a orientação da Consultec e assim iniciou-se o projeto que busca a retomada da visibilidade da MC Varejista.
 Após os 60 dias, o resultado do projeto de pesquisa identificou as deficiências a serem sanadas através de 03 ações que visam o reposicionamento da marca no mercado varejista: 1) Utilização de uma ferramenta tecnológica na loja física “heat mapping” – tecnologia que possibilita ao lojista ter um mapa de calor do espaço – com esta ferramenta deve ser refeito todo o layout da loja deixando mais acessível aos consumidores a manipulação dos produtos, com corredores mais amplos e gôndolas mais baixas para melhor visualização do ambiente e dos produtos, um atendimento mais personalizado visando melhorar a experiência de consumo de seus clientes; 2) Diversificação das atividades varejistas oferecendo outros serviços no espaço: barbearia, salão de beleza, café, bar, cursos, [...] tornando a visita na loja física mais atrativa; 3) Possibilitar ao cliente a interação entre a loja física e virtual, com utilização de Cartão Fidelidade, retirada na loja física de compras efetuadas no ambiente on line, assim como a compra feita na loja física ser entregue em casa sem custos adicionais.
 A Mudança da visão de mercado das lojas físicas nos tempos de hoje é imprescindível para sobrevivência do modelo de negócio não importa o Tamanho ou Ramo de atividade da Loja Física, é necessário a constante investigação do comportamento do cliente para entender e atender às perspectivas de consumo, pois, as mudanças de hábitos dos consumidores e o que influencia no processo de compras têm mudado constantemente e a cada dia exige maior interação tecnológica com o ambiente em que vive aliado ao melhor custo x benefício.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SITE (artigo acessado em 20/11/2017): 
Heat Map: Mapear comportamento do consumidor em lojas físicas
FLÁVIO BERALDO NOVEMBRO 28, 2016  .
http://blog.cicloagenciadigital.com.br/heat-map-em-lojas-fisicas/
SITE (Matéria acessada em 20/11/2017):
E-commerce x Loja física: novo hábito do consumidor coloca operações em concorrência direta com o efeito “showrooming”
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/e-commerce-x-loja-fisica-novo-habito-do-consumidor-coloca-operacoes-em-concorrencia-direta-com-o-efeito-showrooming-dino89095452131/
SITE (Matéria acessada em 20/11/2017):
Mudança no comportamento do consumidor coloca em risco lojas de varejo 04/04/2017
https://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/economia/mudanca-no-comportamento-do-consumidor-coloca-em-risco-lojas-de-varejo/185338/
SITE (artigo acessado em 20/11/2017): 
47% DOS CONSUMIDORES PESQUISAM NA INTERNET ANTES DE COMPRAR EM LOJA FÍSICA
http://www.portalnovarejo.com.br/2017/08/29/consumidores-pesquisam-internet-loja-fisica/

Outros materiais