Buscar

Casas Feitas com garrafas PET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Casas Feitas com garrafas P.E.T.
Grupo:
ALONSO BARCELOS COSTA
JEFFERSON BARCELOS DE BRITO
VICTOR HENRIQUE FERREIRA RAMOS
WÉVERTON LUCAS ALVES SANTOS
Todo mundo sabe que o maior sonho de todo o brasileiro de baixa renda é ter sua casa própria. Depois da difícil tarefa de conseguir um espaço de terra só seu, esses brasileiros precisam enfrentar os altos preços dos materiais de construção, impossibilitando para muitos ter uma casa segura e confortável. É por essa razão que vemos tantas casas feitas com madeirite e pedaços de lixo.
2
Uma solução barata e sustentável que já se mostrou eficiente em muitos países do mundo é a construção de moradias utilizando garrafas PET como tijolos.
As garrafas são preenchidas com areia, terra, pedras ou até água para aumentar sua resistência. Depois de organizadas em forma de parede, chão ou laje, basta dar o acabamento com cimento ou mesmo barro.
Dúvidas gerais
1 – Quanto se gasta para fazer uma casa dessas?
Normalmente pode-se dizer que o custo baixa entre 40% e 60 %, com respeito ao preço da construção tradicional, dependendo do tipo de obra que está sendo construída. Estes valores ocorrem principalmente porque as garrafas atuam como economizador de cimento.
2 – A casa é segura mesmo? O vento não leva?
O resultado dos teste surpreendeu, dando resultado de 1,94 MPa. A tolerância para blocos de concreto, de acordo com o autor da ideia, é de 1,5 MPa.
3 – Como é a temperatura da casa?
Os tijolos são materiais que absorvem calor e não conseguem dissipar. Com esses blocos feitos com garrafas, as casas ficam bem mais frias.
4 – Quantos dias leva para construir uma casa de 50m?
Para construir uma casa dessa, são utilizados blocos feitos com cimento, areia e as garrafas. Quando se tem todas as formas, é possível que a casa seja construída em apenas três dias.
Informações sobre a
 construção
8
1 – Qual a média de garrafas pet preciso juntar para montar minha casa?
Com 46 metros de área coberta, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro, o projeto piloto de Antonio Duarte leva em conta as projeções estabelecidas para financiamento da Caixa Econômica Federal e reuniu 2.700 garrafas pet.
2 – Que tipo de garrafas podem ser usadas?
Em geral pode-se usar todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede.
Projeto piloto de Antônio Duarte:
3 – Como construímos as colunas e qual a proporção da mistura?
 
Nas colunas podem ser usadas garrafas de 500 ou 600 ml formando um círculo de 11 garrafas. No centro amarram-se entrelaçadamente os gargalos com sisal ou nylon. A mistura pode ter uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal), mas muitos projetos mais simples usam somente barro para construir as paredes e colunas.
4 – Como se amarram as garrafas em uma parede?
Usa-se sisal ou fios de nylon normalmente utilizado na agricultura. Deve-se amarrar cada garrafa entre si como se fosse uma rede tanto nos gargalos quanto na base da garrafa . A base é entrelaçada dando uma volta com o laço quando a colocamos. Nos gargalos, igualmente, deve-se dar uma volta de modo a entrelaçar umas com as outras em uma forma losangular.
5 – Qual a proporção da mistura das paredes?
Nas paredes são usadas normalmente uma mistura de terra com calcário/barro muito similar a argila onde ainda pode ser acrescentada a palha de arroz. A proporção é de 1:6:1 (1 de cimento, 6 de argila e uma de cal). Esta mistura com o cal e cimento serve para evitar problemas em épocas de chuva. A mistura pode ser ainda a mesma usada para fazer as colunas com uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal). Para a construção de cabanas pode se utilizar a mistura com a proporção de até 1:10:0,5 (1 de cimento, 10 de terra e meia de cal).
6 – Como as garrafas são preenchidas?
Usa-se um funil que pode ser feito com o gargalo de uma garrafa menor. Para enchê-las podem ser utilizados quaisquer sólidos como terra, areia, palha de arroz ou trigo e inclusive resíduos de compostagem. O importante é que quanto mais seco é o material, mas fácil se enchem as garrafas.
REFERÊNCIAS:
AECWEB (site). Chapas de plástico reciclado da Resiways permitem até 15 reutilizações em obra. São Paulo: AECweb, 2012. Disponível em <http://www.aecweb.com.br>. Acesso em 21 de novembro de 2013.
AMBIENTE BRASIL (inst.). Reciclagem de Entulho. Curitiba: Ambiente Brasil, 2013. Disponível em <http://ambientes.ambientebrasil.com.br>. Acesso em 21 de novembro de 2013.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur Edições, 2007. Acesso em 19 de novembro de 2013.
CARVALHO, J. Análise de ciclo de vida ambiental aplicada à construção civil: estudo descaso - comparação entre cimentos Portland com adição de resíduos. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2002. Acesso em 21 de novembro de 2013. 
CASSA, J. C. S; CARNEIRO, A. P; BRUM, I.A.S. Reciclagem de Entulho para a Produção de Materiais de Construção. Disponível em <http://www1.caixa.gov.br/>. Acesso em 21 de novembro de 2013.
CERQUEIRA, Mario Henrique. Placas e telhas produzidas a partir da reciclagem das embalagens Tetra Pak. Acesso em 21 de novembro de 2013.
COSTA, Diego. A evolução da construção civil. São Paulo: Engenharia x Cidadania, 2011. Acesso em 21 de novembro de 2013.
HENRIQUE, Leydson; MONTEIRO, Adriano; SANTOS, Milton. Construção Civil é campeã na geração de emprego em Minas. Belo Horizonte: Ezine, 2008. Disponível em<http://www.ezine.jor.br/>. Acesso em 21 de novembro de 2013.
IUDÍCIBUS, Sergio de. et al. Contabilidade Introdutória. 8. ed. São Paulo. Atlas. 1994. JOHN, V. M. O Meio Ambiente e a Reciclagem. Disponível em <http://www.reciclagem.pcc.usp.br>. Acesso em 21 de novembro de 2013.
LEANDRO, Silvia. Tijolo de Entulho - A reciclagem do entulho é uma alternativa para redução de problemas. São Paulo: Revista Habitare, 2011. Disponível em: <http://www.revistahabitare.com.br/>. Acesso em 21 de novembro de 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando