Buscar

PORTFOLIO PTI

Prévia do material em texto

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING 1º SEMESTRE – 100% ONLINE
THAIS PEREIRA GOMES
gestão e aspectos sociais
Laguna
2017
THAIS PEREIRA GOMES
GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS
Trabalho de Produção Textual Individual 
(PTI) apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de trabalho interdisciplinar.
 Professores: Henry Tetsuji Nonaka
 Marco Ikuro Hisatomi
 Ewerton Taveira Cangussu
 Maria Carolina Antonio
 Bruno Montenegro
 
 
Laguna
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	4
 DESENVOLVIMENTO	4
2 - Modelo de gestão	4
3 – Gestão de projetos	5
4 - Empreendedorismo	6
5 – Homem, cultura e sociedade	7
6 - CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
	
INTRODUÇÃO
De acordo como a leitura do SGA a EcoPlástico baseia sua gestão administrativa na teoria dos tempos e movimentos de Taylor, este modelo procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção, para isso buscava uma padronização do trabalho onde o mesmo deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente para que assim fosse definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas, onde os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.
O projeto tem como objetivo inserir um novo modelo de gestão, no qual serão ponderados a posição da empresa, identificando as dificuldades e impedimentos que bloqueiam seu desempenho. O reconhecimento dessas dificuldades sucede após um diagnóstico dos fatos que precisam ser reparados na empresa. Para isso é preciso avaliar o perfil da empresa, apontando os principais pontos de aprimoramento, sugerindo saídas adequadas e melhoria de resultados.
A EcoPlástico, é uma empresa que produz embalagens feitas de materiais recicláveis. Seu método de produção é baseado no Sistema Toyota, além da produção em larga escala. Atualmente a EcoPlástico está passando por dificuldades em seus processos de gestão. Alguns funcionários estão tendo uma grande resistência dentro da empresa, estão se sentindo coagidos e oprimidos por conta da pressão feita pelos gestores para o cumprimento das metas estabelecidas, essas metas consideradas abusivas, são também vexatórias.
MODELO DE GESTÃO
 A empresa tem como objetivo traçar metas mais bem definidas, utilizar os recursos de maneira racional, corrigindo erros obtendo melhores resultados. Dentre os resultados alcançados estão os grandes índices de produtividade e qualidade, com menor custo de produção, menor índices de falhas, desse modo o planejamento e o controle da qualidade estão interligado com a produção o que leva a empresa a produzir com maior rapidez e menor custo, obtendo maior lucro e satisfação do cliente. Um modelo de gestão alternativo pode ser a gestão participativa.
Neste tipo de gestão, a empresa pode contar com as ideias de todos os seus colaboradores, ou seja, praticar uma gestão descentralizada, onde todos contribuem com sugestões de melhoria que podem agilizar as tomadas de decisões da forma mais acertada possível, inclusive sobre como alcançar as metas previstas sem tornar o trabalho dos seus colaboradores tão exaustivo.
GESTÃO DE PROJETOS
Hoje em dia, os projetos envolvem grande complexidade técnica, além de requererem diversidade de habilidades. Para lidar com essas características bem como com as incertezas inerentes aos projetos, novas formas de gestão se desenvolveram e o gerenciamento de projetos é uma delas. Este processo de gerenciamento de projetos vem sendo cada vez mais aprimorado e é definido, pelo guia PMBOK® (2009, p. 12) como: “[...] a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.”
O Gerente do Projeto deve entender as causas das alterações e influenciá-las sempre que possível.
Os Requisitos que satisfazem as necessidades, desejos e expectativas do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas estão diretamente ligados à abertura do projeto que é definido como uma autorização formal do projeto em si, esta autorização promove a liberdade do gerente de projetos para aplicar a mão de obra e recursos da organização nas atividades relacionadas.
Um patrocinador interessado no projeto, o qual não deve estar ligado à empresa executora deverá emitir o documento de abertura do projeto par que este possa financiá-lo em um nível adequado.
Os requisitos satisfazendo a necessidade dos clientes e patrocinador são levantados para verificar a viabilidade, um escopo preliminar ou qualquer forma equivalente de análise que mostre que o projeto tem funções e objetivos bem definidos.
Necessidade do negócio: uma nova necessidade pode ter como causa uma nova regulamentação governamental, avanço tecnológico, uma nova demanda do mercado, um requisito legal ou alguma norma ambiental. Normalmente, esta informação está contemplada no business case, junto com outras informações, a fim de justificar o projeto.
Descrição do escopo do produto: documenta as características do produto, serviço ou resultado que o projeto tem o objetivo de criar. Para que o leitor entenda melhor, basta pensar no momento da compra de um objeto, por exemplo um celular, define-se marca, cor, tamanho da tela, processador, sistema operacional, entre outros. Neste exemplo, temos as características de um determinado produto.
Plano estratégico: este plano irá apresentar a visão estratégica da organização solicitante, bem como metas e objetivos. Entende-se, pelo menos em teoria, que todos os projetos de uma organização estão alinhados com o planejamento estratégico da organização, a fim de garantir que o projeto possa contribuir para os objetivos da organização.
Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos, sem prova ou demonstração. São afirmativas que são pressupostas como verdadeiras, mas que poderão estar erradas. Destaque de hipóteses ou suposições que são consideradas verdadeiras, reais ou certas sem prova ou demonstração. São utilizadas para estabelecer as condições iniciais para viabilizar um projeto. Um projeto em que não existem condições iniciais, e tudo pode acontecer (riscos), está sujeito a fugir do controle.
Restrições -> O estado, a qualidade ou o sentido de estar restrito a uma determinada ação ou inatividade. Uma restrição ou limitação aplicável, interna ou externa, a um projeto, a qual afetará o desempenho do projeto ou de um processo. São fatores que limitam as opções da equipe.
EMPREENDEDORISMO
 Intraempreendedorismo é o empreendedorismo corporativo, ou seja, empreendedorismo interno. São ideias inovadoras dos colaboradores da própria empresa. Nesta Situação Geradora de Aprendizagem, a EcoPlástico precisa implantar um novo modelo de gestão, logo, as ações intraempreendedoras auxiliam no processo de reestruturação empresa através de:
Mudança na postura dos funcionários, que passarão a compreender a necessidade de alcançar as metas estabelecidas.
Identificação de novas oportunidades no mercado.
Mudança na cultura organizacional por meio de uma atuação mais participativa.
Levantamentode novas formas de alcançar os objetivos da empresa sem que seja utilizadas ações abusivas como a pressão sofrida pelos funcionários.
É interessante ainda, que a empresa elabore um programa de treinamento e desenvolvimento que faça com que os seus colaboradores abandonem a cultura conservadora e passem a agir como intraempreendedores.
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
 Uma ação social é considerada como sendo relacionada a fins quando é tomada tendo em vista um objetivo racionalmente estabelecido, no qual o autor da ação busca atingir um resultado e, para isso, utiliza os meios necessários. A conduta científica em busca do entendimento de um fenômeno é um exemplo. Uma ação social é entendida como sendo relacionada a valores quando o autor da ação orienta seu sentido de acordo com seus valores e convicções pessoais. O autor orienta o sentido de sua ação de acordo com o que acredita ser correto, o que pode ser observado no exercício das ações baseadas em crenças religiosas ou políticas. A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim.
CONCLUSÃO
 Hoje vivemos em uma época de mudanças, em que as necessidades se alteram com necessidades tecnológicas , aumentando a  concorrência para se manterem competitivas o exemplo a empresa Ecoplástico que vem nessa luta pela manutenção de um lugar no mercado globalizado, a empresa se ver obrigada a se reinventar, criando novas técnicas e métodos que as auxiliam na resolução diária de problemas através de formulas, implantam a cultura da mudança e se comprometem com o aperfeiçoamento continuo dos funcionários no desejo de superar as expectativas de seus clientes enquanto que as atividades rotineiras estão ligadas ao objetivos do retorno de investimento e à sobrevivência em longo prazo da empresa (KELLING 2012).
      A Ecoplástico pode ser vista como uma grande empresa, que recebe insumos, processa-os e devolve a este ambiente produto ou serviços, informações, recursos, transformados de maneira que atendem as necessidades dos clientes “verificando e controlando o desempenho da execução e garantindo que as características especificadas e contratadas sejam entregues” (KELLING,2012).
    Com isso a Ecoplástico tem como objetivo a qualidade e os principais benefícios a redução dos custos, promovendo  a competitividade no mercado e o aumento de clientes .
REFERÊNCIAS
MORAES, Lúcio Flávio Renault de; MAESTRO FILHO, Antonio Del; DIAS, Devanir Vieira. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200004
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2015.
PATRÍCIO, Patricia Sales; CANDIDO, Claudio Roberto (Org). Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. LTC: Rio de Janeiro, 2016.
 [1] PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 5. ed. Pennsylvania: Project Management Institute Inc., 2013.
RODRIGUES E., Modelos de gestão e processos gerenciais: a evolução da administração e a atuação do gestor, Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
PMI – Project Management Institute. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). 5. ed. Newton Square: PMI, 2013

Continue navegando

Outros materiais