Buscar

Simulado ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	
	Simulado: GST0582_SM_201202109111 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 11/10/2014 11:52:39 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202129186)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
		
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202132075)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) atua como prestadora de serviços aos diversos setores da empresa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém os serviços específicos da ARH:
		
	
	Integrar os novos colaboradores à empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores; manter a qualidade de produtos e serviços e reter os colaboradores na empresa.
	
	Gerenciar o capital financeiro da empresa; reter os colaboradores na empresa; comercializar os produtos/serviços da empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	Desenvolver os colaboradores; gerenciar o capital financeiro da empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores e reter os colaboradores na empresa.
	 
	Reter os colaboradores na empresa; desenvolver os colaboradores; integrar os novos colaboradores à empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	Comercializar os produtos/serviços da empresa; Reter os colaboradores na empresa; Integrar os novos colaboradores à empresa e Assegurar a integridade física dos colaboradores.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202129137)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qual dos processos da Gestão de Pessoas o gestor deveria dar mais atenção quando a organização está partindo para a expansão e a ampliação de suas atividades?
 
		
	
	Processo de desenvolvimento gerencial. Prepara toda a cadeia de comando para novos desafios organizacionais.
	
	Processo de desenvolvimento de talentos internos. Promove os funcionários com o objetivo motivacional de atender à estratégia competitiva da organização.
	
	Processo de retenção de talentos. É o processo que garante a permanência dos funcionários, principalmente dos gerentes e dos líderes de equipes, para a manutenção da qualidade de produtos e de serviços em face do crescimento e da expansão da organização.
	 
	Processo de agregar pessoas. São os processos de captação e de inclusão de talentos por meio do recrutamento e seleção de pessoas que possuem o potencial adequado para o desenvolvimento e o crescimento competitivo da empresa.
	
	Processo de pesquisa de clima organizacional. Tem como fundamento a satisfação de seus funcionários, bem como a sua capacidade produtiva para o estabelecimento de novos desafios.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202130937)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1. Integra a função recursos humanos na organização, como processo:
		
	 
	seleção
	
	produção
	
	marketing
	
	logística
	
	compras
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202130466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização da economia e a forte concorrência mudaram a forma de gerir os diferentes recursos organizacionais. Neste contexto, é necessário que a Administração de Recursos Humanos adote práticas inovadoras de gestão, visto que é responsável por um dos aspectos considerados estratégicos, que é:
		
	
	a administração da estrutura organizacional, das estratégias e procedimentos da organização.
	
	a administração das rotinas de pagamento, recrutamento e seleção de funcionários.
	
	a administração geral dos recursos administrativos da empresa, bem como da sua produção.
	
	a administração dos resultados da organização por meio do uso correto dos recursos materiais, humanos e financeiros da empresa.
	 
	a administração de todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202130464)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
		
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202131221)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (2004), empregabilidade é "o conjunto de competências e habilidades necessário para que uma pessoa possa manter-se colocada em uma empresa". A aplicação deste conceito em processos seletivos está relacionado à:
		
	
	escolha de um processo de integração que possibilite uma adaptação rápida e adequada à cultura organizacional.
	
	definição por recrutamento interno ou externo e do tipo de anúncio que será veiculado para divulgar a vaga.
	 
	seleção, preferencialmente, de pessoas que tenham formação e experiência na área em que atuarão, reduzindo, assim, custos futuros com treinamento.
	 
	avaliação diagnóstica e prognóstica, pois, além de ser adequado à vaga, o candidato deve ter capacidade para atuar bem na empresa e se desenvolver nela.
	
	rotatividade de pessoal, que representa a flutuação de pessoal existente em uma organização em um determinado período de tempo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202131402)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano - o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e o sucesso. O capital humano é composto de dois aspectos principais. Quais são estes aspectos? Marque a alternativa correta.
		
	
	Captar talentos e dar condições de vida são os aspectos que estão na moda hoje. As organizações investem muitos recursos desnecessários, porém, desta forma, acreditam que vão obter sucesso e competitividade no mercado em que atuam.Gerir talento humano está-se tornando cada vez mais difícil para as organizações, pois ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Na era do conhecimento e do saber, dois aspectos chamam a atenção da gestão de pessoas: quanto custa um talento e como achá-lo. Estes são os aspectos que garantem o sucesso das organizações.
	
	O primeiro é a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas de uma equipe. São pessoas de boa aparência e boa postura profissional. O segundo é o fator organizacional, em que as organizações oferecem melhores salários e benefícios voluntários.
	
	Os aspectos competitivos de mercado influenciam na tomada de decisões e nas estratégias de captação e retenção de talentos. Perder ou ganhar investimentos em gestão de pessoas são aspectos necessários para um ambiente produtivo da era moderna.
	 
	O aspecto do conhecimento, habilidades e competências que constantemente são atualizadas, reforçadas e recompensadas. Pessoas com a capacidade de coexistir em um contexto que lhes permita liberdade de inovar, autonomia de ações e de expansão. Também o aspecto do ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202185661)
	
	O recrutamento e a seleção de pessoas ocorrem sempre que há uma vaga a ser preenchida na empresa. Estes processos podem acontecer dentro ou fora da empresa; identifique quais são as vantagens e desvantagens de recrutar e selecionar candidatos internamente.
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: A resposta deverá apontar para os efeitos sobre o clima organizacional e o custo de recrutamento que tende a ser muito menor, entre outros.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202132196)
	
	Para atender às necessidades de preenchimento de cargos em sua estrutura, as empresas podem utilizar o Recrutamento Interno ou o Recrutamento Externo. Cite 3 (três) vantagens da utilização do Recrutamento Interno.
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Melhor aproveitamento do potencial humano da organização/ Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários/ Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização/ Não requer socialização organizacional de novos membros/ Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos já são conhecidos pela empresa / Custo financeiro menor do que utilizar recrutamento externo.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes