Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO caso concreto 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANA PAULA PINHEIRO CHORRO
MATRICULA:201803119659 - DIREITO NOTURNO
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 
Título Caso Concreto 15
 Descrição
 Como tivemos a oportunidade de analisar, a história do Brasil é repleta de permanências e rupturas. O direito não deixa de ser um instrumento de solidificação de algumas permanências (já que o direito também tem por função conceder estabilidade social), mas também pode ser visto como agente de transformação (introduzindo normas que aceleram o processo de mudanças sociais e mentais no seio social).
 Neste sentido:
 a) O caso do "mensalão" pode ser considerado um fato isolado em nossa história ou representa uma permanência indesejável de nossa cultura política? 
Resposta: O mensalão significou um rompimento com o tipo de corrupção que tradicionalmente marcou a política brasileira. A ação individual dos corruptos, para fins pessoais, foi sobrepujada pelo uso político-partidário do dinheiro sujo.
b) O reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo pode ser explicado pela tradição jurídica e mental do povo brasileiro ou representa uma ruptura com um tipo de mentalidade vigente em nosso país cuja superação foi acelerada pelo Direito?
Resposta: Representa uma ruptura com um tipo de mentalidade vigente em nosso país cuja superação foi acelerada pelo Direito.  A expressão “família” utilizada pela CF/88 não se limita a casais heteroafetivos, devendo-se reconhecer a união homoafetiva como família, segundo as mesmas regras e consequências da heteroafetiva. Ademais, nas últimas décadas, a sociedade, bem como a família, vem sofrendo alterações em todo o processo histórico, tal fato influenciou o estudo, posto que este reconhecimento da Suprema Corte, culmina um processo de superação do preconceito e da discriminação, visto que o Direito vem progressivamente reconhecendo novas modalidades de entidade familiar.

Outros materiais