Buscar

Análise do Filme Para Sempre Vencedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTRO
Setor de Ciências da Saúde
Departamento de Psicologia
ANGELICA STEFANIAK
ANÁLISE DO FILME “PARA SEMPRE VENCEDOR”
Trabalho apresentado à profª. Liciane Cechetto, na disciplina de Dinâmicas de Grupo como requisito parcial de avaliação semestral.
IRATI
2017
Richard Penning, pai do Rick e técnico do seu antigo time
Dentro do time ele ocupa o lugar de um coordenador de grupo, porém durante a trama do filme é possível perceber que ele não possui muitos dos atributos desejáveis a um bom coordenador. 
 	Richard também teve sua carreira como atleta, mas, depois de um problema físico, teve que abandonar o campo. Desta maneira, torna-se um homem duro que deposita todas as suas expectativas frustradas no time e principalmente em seu filho, Rick Penning, protagonista do filme.	
 	Não é um coordenador coerente, pois deixou com que fatores externos, ligados a sua experiência de vida interferissem na maneira com que ele lidava com os jogadores do seu time. Apresenta um senso de ética falho, pois acaba invadindo o espaço mental de Rick e impondo seus próprios valores. Também apresenta uma dificuldade em compreender as falhas e limitações dos participantes do grupo, além de não se mostrar continente, pois não é capaz de conter as fortes emoções grupais, suas próprias angústias.	
 	A postura de Richard, técnico desse time, fica bem clara em uma cena do filme em que ele diz a Rick que “quem tenta fica no banco, aqui se trata de fazer.”, o que nos permite perceber que ele está interessado apenas em vencer.
Time antigo de Rick Penning
 	O posicionamento de Richard como técnico e a forma com que coordena o time o caracterizam como grupo operativo, pois um número de pessoas se reuniu em prol de um objetivo em comum e cada membro desempenhava dentro do time um papel para a execução de uma tarefa específica. Não tem um caráter terapêutico porque não estava interessado em promover uma mudança nos indivíduos que faziam parte do grupo, estava centrado apenas na tarefa.	
 	Neste grupo o Esquema Conceitual Referencial Operatório Individual e o Grupal são iguais, pois tanto os indivíduos quanto o grupo como um todo estavam centrados no objetivo de vencer o campeonato.	
 	A participação de Rick neste grupo era por solidariedade orgânica e se sentia pertencente a ele em um primeiro momento, se afiliou a ele por escolha própria. Não estabelecia nenhum tipo de pressão contrária em relação ao padrão estabelecido pelo grupo, mesmo não tendo uma boa relação com o treinador, que era seu pai. Havia uma coesão dentro desse grupo, pois não haviam manifestações individuais que não estavam claramente de acordo com seus objetivos em um primeiro momento, mas não existia muita fidelidade dentro dele, o que acabava enfraquecendo as relações.
Reformatório 
 	O reformatório onde Rick ficou poderia ser classificado como um agrupamento, pois as pessoas reunidas naquele lugar tinham histórias em comum, mas não compartilhavam um objetivo específico entre elas. As pessoas agrupadas lá eram uma simples parte da soma de um todo, não apresentando características de um grupo dinâmico.	
 	 
Técnico Gelwix do time Highland Rugby
 Gelwix, ao contrário de Richard Penning, aparece como figura de um bom coordenador de grupo, pois é ele o responsável pela evolução do time. Durante a trama percebe-se que ele não almeja só a vitória, mas sim formar pessoas éticas, responsáveis e prontas o melhor que puderem para enfrentar a vida. Isso fica claro em uma de suas falas no filme onde diz que “Não é pelo Rugby, é pelos jovens. Não é para formar um time para o campeonato, é para formar jovens campeões, garotos que serão fortes para sempre."
 	Ao decorrer do filme podemos identificar nas ações adotadas por Gelwix que ele possui muitos dos atributos desejáveis à um coordenador. Fica claro que ele gosta e acredita em seu grupo, além de gostar de lidar com pessoas, o que evita o desgaste profissional e não acarreta prejuízos a tarefa do grupo. Apresenta o atributo de amor à verdade e isso fica claro em cenas do filme onde os jogadores tem a liberdade de o procurar e se abrir com ele devido a confiança que passa.	
 	Além do papel de coordenador exerce também um papel de liderança, mas caba delegando essa liderança para outros indivíduos que participam do grupo, fazendo com que ela seja rotativa, o que faz parte do idela de um coordenador.	
 	Trabalha dentro desse grupo com coerência, senso de ética, respeito e paciência, pois não mistura fatores externos de sua vida pessoal, não invade o espaço mental dos jogadores e nem impões seus próprios valores e tolera as falhas e limitações dos participantes do grupo. Reconhece, entende e compreende as angústias do grupo, sendo continente, ao mesmo tempo em que exerce a capacidade negativa, pois contém suas angústias em relação ao grupo ou aos indivíduos inseridos nele.	
 	Exerce também dentro do grupo a função de pensar, usando os pensamentos de sua experiência emocional sem fazer projeções de si, sendo capaz de escutar os outros e analisar suas idéias. 	
 	A partir desses atributos enfrenta as dificuldades, estabelece limites, consegue discriminar as diferentes situações, maneja com as verdades, dá coesão ao grupo. Assim, o propicia a oportunidade para que os participantes se identifiquem com a figura do coordenador.
Time Highland Rugby
 	Esse time pode ser classificado como grupo operativo, pois os participantes partilhavam de tarefas que constituíam uma finalidade, a de vencer o campeonato. Além de um caráter operativo pode-se perceber que tem características de um grupo terapêutico, porque promovia um bem-estar para os participantes. Isso fica explicito na trama do filme quando se observa a mudança de comportamento de Rick.	
 	É um grupo coeso, porque existe uma finalidade em sua formação, os participantes compartilham ideais e seus motivos individuais, que eram parecidos.	
 	Cada participante deste grupo chegou lá por um motivo e os Esquemas Conceituais Referenciais Operatórios Individuais eram bem específicos, mais no ECRO Grupal havia uma ligação entre todos os ECROS individuais, criando um ponto de interlocução entre todos, focados no mesmo objetivo.	
 	Quando Rick tem a chance de treinar com o Highland, ele só aceita para encurtar os dias de confinamento, caracterizando sua participação no grupo por solidariedade mecânica. Neste time o técnico Gelwix não se interessa apenas pelo condicionamento físico, queria também formar jovens de caráter e Rick Penning não estava preparado para esse tipo de treinamento, o que fez com que agisse com uma pressão contrária ao padrão estabelecido pelo grupo não compartilhando da fidelidade do grupo e indo contra ela. Quando o grupo percebe que Rick tem valores e interesses diferentes devido a essa pressão contrária o próprio grupo o exclui, mas com o passar do tempo ocorre uma coesão entre as duas partes e ele passa a se inserir cada vez mais dentro das relações do time.	
 	No Highland Rugby, ele passa por experiências que o ensinam disciplina, dignidade, trabalho em equipe e solidariedade. O esporte passa a ser o agente motivador para uma grande transformação na sua conduta e comportamento e a equipe Highland torna-se a família de Rick. A partir daí ele passa a se inserir no grupo a partir da solidariedade orgânica.

Continue navegando