Buscar

Nassau JP Atividade contextualizada

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada – Língua Portuguesa III
Caro (a) aluno (a),
Chegamos ao final dos estudos da disciplina Língua Portuguesa III, espero que tenha aproveitado e absorvido os conteúdos aqui trabalhados. Para fixação do conteúdo apreendido, trago este questionamento abaixo, na certeza que você responderá baseado (a) no que já vimos anteriormente.
Existem conjunções que geram dúvidas quanto ao tipo de oração, no caso das orações subordinadas substantivas, como você considera que estas dúvidas podem ser minimizadas?
Não esqueça que sua resposta deverá conter no máximo 30 (cinco) linhas. Aguardamos seu texto.
A conjunção mais frequente e que causa mais dúvida é o “que”. Esta conjunção está presente em praticamente todas as orações subordinadas substantivas. Desse modo, o primeiro passo para distingui-las, na minha opinião, é analisar a sua função. Em outras palavras, temos que perceber se a oração subordinada está funcionando como sujeito, objeto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. Para tanto, precisamos geralmente olhar para o verbo e distinguir o que ele expressa. 
Por exemplo, no caso de uma oração subordinada substantiva subjetiva, o verbo será um verbo de ligação precedido de um predicativo do sujeito do tipo: é preciso, é necessário, é bom, é/parece claro, é/parece certo. Os verbos também podem ser unipessoais como acontecer, convir, parecer, suceder; ou ainda podem estar na voz passiva. 
Em orações subordinadas substantivas objetivas, por exemplo, os verbos têm de ser transitivos, sejam eles diretos ou indiretos, exigindo um complemento. Devemos observar o verbo e analisar se ele atende a este critério. Uma oração representativa deste caso seria: Alguns pais proíbem que seus filhos saiam desacompanhados. 
Por outro lado, os verbos transitivos estando na voz passiva irão indicar uma oração subordinada substantiva subjetiva e não objetiva. Como demonstra o seguinte exemplo: Sabe-se que ela é muito bonita. 
Dessa forma concluímos que um elemento importante para distinguir as orações subordinadas substantivas é a flexão do verbo e o tipo de verbo.
Bons estudos!

Continue navegando