Buscar

aquatica avaliando 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.A refração é um princípio físico causado quando a luz se propaga em meios com densidades diferentes, isso pode dificultar a visualização dos exercícios pelo paciente quando estão dentro da piscina. Como é vista a profundidade da piscina e os membros inferiores do paciente quando o fisioterapeuta o observa do lado de fora da água? Assinale a alternativa correta.
() profundidade parece mais rasa e membros inferiores parece mais curtos.
2.O paciente JKL, sofreu uma fratura de calcâneo há 6 semanas, ele está iniciando o processo de deambulação mas ainda tem restrição de carga, ou seja o indicado é que a descarga de peso no momento não ultrapasse os 30%. Sendo assim assinale a correta.
O paciente deve realizar á deambulação com a água na altura do processo xifóide.
3.A lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
Pressão Hidrostática;
4. _______________ é o atrito entre as moléculas de um líquido e que causa uma resistência a um corpo em movimento. Assinale a alternativa correta que completa a frase.
Viscosidade;
5.A densidade relativa é um princípio físico da água que é definida como a relação de uma determinada substância e a densidade da água. Pensando que essa subtância é o corpo humano que apresenta densidade relativa igual 0,974 e a densidade relativa da água é igual 1 ( 4⁰C) sabe-se que: I)A massa corporal magra (ossos, músculos, tecido conjuntivo e órgãos) tem densidade de 1,1. II)	A massa gorda (gordura corporal essencial e gordura que excede as necessidades essenciais) tem densidade 0,90 III)Indivíduos magros tendem a flutuar quando se encontram submersos na água IV)	Indivíduos obesos tendem a afundar quando estão dentro da piscina
I e III
6-A viscosidade é definida como a fricção ocorrente entre moléculas individuais num liquido, provocando resistência ao fluxo. A viscosidade pode ser percebida apenas quando há movimento através do liquido, e este funcional como resistência ao movimento decorrente de:
As moléculas do líquido aderem à superfície do corpo; a água é mais viscosa que o ar;
7-1)¿O uso da água como um meio de cura data de muitos séculos, embora o seu uso original não coincida exatamente com a nossa percepção presente do seu uso para finalidades de reabilitação. Não foi senão na última parte dos anos de 1890 que a reabilitação aquática passou de uma modalidade passiva para uma que envolvia a participação do paciente.¿ Fonte: RUOTI,RG et al. Reabilitação aquática. 1 Edição. São Paulo: Editora Manole, 2000. 03p De acordo com esse texto, sabe-se que alguns acontecimentos ocorreram na história da reabilitação aquática, desde o início do uso da água até os dias atuais, com isso podemos afirmar que: I)	O uso da água pelas pessoas iniciou-se depois de Cristo sendo utilizada com o objetivo de cura e equilíbrio espiritual II)	Atualmente, o termo fisioterapia aquática passou a ser utilizado no lugar de hidroterapia, pois denota uma melhor definição para reabilitação física na água. III)	Em 1922 a hidroterapia científica foi iniciada no Brasil na Santa Casa do Rio de Janeiro. Assinale a alternativa correta:
II e III
8-Com base nas imagems,comente a dinâmica de roda realizada por vocês durante nossas aulas práticas. A qual conclusão vocês chegaram com relação a turbulência após as dinamicas de roda realizada na piscina?
 
Que a dinâmica na piscina ficou mais fácil na roda onde estavamos abraçados( imagem da direita) pois diminuimos os espaços entre nos, diminuindo assim os redemuinhos( turbulência)
9-O movimento do corpo humano imerso completo ou parcialmente na água está relacionado a uma variedade de alterações fisiológicas. Conhecer essas mudanças é fundamental para a execução da terapia aquática com os objetivos específicos. Algumas alterações cardiovasculares são observadas após a imersão. A partir do exposto, analise as seguintes alternativas. I- A pressão hidrostática, apesar de dificultar a inspiração, facilita a expiração. II - Em relação a pressão sanguínea, o contato com a água fria conduz a um aumento da vasoconsctrição e consequentemente aumento da pressão arterial. III - A frequencia cardíaca do corpo humano na água aumenta em proporções maiores do que as observadas no exercício no ambiente terrestres. IV - A recuperação da frequencia cardíaca é favorecida no ambiente aquático. este fato interfere diretamente no treinamento, possibilitando pausas menores no treino. V - A dificuldade na expiração conduz a um fortalecimento da musculatura responsável pela mecânica respiratória.
 Certo	As afirmativas I, II e IV estão corretas
10-A água tem viscosidade intermediária entre os líquidos, mas ainda apresenta grande resistência ao movimento. Sob condições de fluxo turbulento é correto afirmar que:
esta resistência aumenta como uma função logarítmica da velocidade e depende da forma e tamanho do objeto
11-Um paciente com fraqueza de membro inferior direito, após 5 meses de imobilização, decorrente de uma fratura no terço proximal da tíbia irá iniciar o tratamento de fisioterapia aquática. Com isso, para realizar exercícios de fortalecimento de membros inferiores o terapeuta pode utilizar alguns princípios físicos da água e alguns equipamentos aquáticos tais como:
	flutuação, viscosidade, tensão superficial, flutuadores e equipamentos que promovem resistência muscular.
12-01-Assinale com um X a alternativa correta em relação às propriedades físicas da água e aos princípios da hidrodinâmica:
e) A Lei de Pascal afirma que a pressão do líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso a uma dada profundidade.
13-O meio aquático é considerado um ótimo exercício respiratório. Assinale a incorreta. 	
A relaização de exercícios em meio aquático aumenta a relação ventilação/perfusão e recruta novas unidades alveolares a medida que incrementamos a resistência ao exercício.
14-A refração é um princípio físico causado quando a luz se propaga em meios com densidades diferentes, isso pode dificultar a visualização dos exercícios pelo paciente quando estão dentro da piscina. Como é vista a profundidade da piscina e os membros inferiores do paciente quando o fisioterapeuta o observa do lado de fora da água? Assinale a alternativa correta.
( )profundidade parece mais rasa e membros inferiores parece mais curtos.
15-Segundo Pascal, a pressão de um fluido é igual em profundidade constante. A pressão da água é um princípio físico característico da hidrostática. Marque a alternativa que ratifica a afirmativa acima. I- A pressão hidrostática é diretamente proporcional à profundidade do segmento II- A pressão hidrostática é inversamente proporcional à profundidade do segmento III- A pressão hidrostática varia pois quanto maior a densidade do fluido, maior a resistência IV- A pressão hidrostática aumenta à medida que a velocidade do movimento aumenta
Apenas I está correta

Outros materiais