Buscar

prova discursiva relações trabalhista

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Relações Trabalhistas 
“Para manter emprego, MP permite reduzir jornada e salário temporariamente. A presidente Dilma Rousseff assino u, nesta segunda -feira (6), uma medida provisória (MP) que permite às empresas reduzir em até 30% a jornada de trabalho e os salários pago s durante a atual crise econômica. O objetivo é evitar corte de empregos. A de cisão foi anunciada após encontro da presidente com ministros e representantes de centrais sindicais”. UOL, em São Paulo 06/07/2015
Estabeleça a relação do princípio da irredutibilidade do salário.
Res: A restrição de sua aplicação no direito do trabalho se deve ao fato de que o contrato laboral não pode ser alterado, tornando se, portanto intocável sempre que tal alteração se der no sentido de prejudicar o empregado. Assim, entendemos que, como regra, nenhum salario pode ser reduzido, sendo garantido ao empregado o mesmo salario, salvo as vicissitudes que possam ocorrer durante a vigência do contrato de trabalho e que possam ser alvo de negociações coletivas.
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários 
Remuneração fixa corresponde ao s salários previamente definidos, pagos mensalmente ou por hora. Essa modalidade de remuneração é a mais utilizada, pois gera maior segurança, tanto para o colaborador quanto para a empresa. Além da remuneração fixa, existem outros tipos, como: Remuneração variável, remuneração por desempenho, remuneração por tempo de casa etc. 
Referente à remuneração variável, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: É a modalidade de remuneração utilizada pelas pequenas em presas para cargos em níveis operacionais, que apresentam baixo grau de responsabilidade e desempenho. É a modalidade de remuneração utilizada pelas empresas para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados. Consiste em pagar ao colaborador o equivalente à sua entrega final, ou seja, conforme o desempenho atingido em relação ao trabalho realizado É o adicional pago em função do período que o colaborador trabalha na empresa e pelo período que ele ocupa determinado cargo. Esse modelo pode oferecer progressão salarial quando ocorrem promoções internas.
Res: É a modalidade de remuneração utilizada pelas empresa para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados.
Questão 3/5 - Relações Trabalhistas 
Depois de tantos anos de trabalho duro, o seu descanso é mais do que merecido. Chegou a hora de se aposentar, mas saiba que para ter direito ao benefício, é importante que a contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esteja em dia. É este o órgão responsável por administrar o recebimento mensal do contribuinte e garantir sua aposentadoria. 
A renda do trabalhador será substituída por este salário, que ao final do exercício de suas atividades trabalhista s, poder á ser adquirido por diversos motivos, tais como, idade avançada, o u ainda condições que tenham prejudicado sua saúde
Dentre os tipos de aposentadoria a que o trabalhador tem direito pela legislação brasileira, escolha uma delas e discorra sobre suas características. 
RES: Aposentadoria por idade: esse benefício é concedido aquele trabalhador que labutou durante a maior parte de sua vida e é merecedor de uma situação de tranquilidade. Entretanto, ele deve preencher alguns requisito: trabalhadores urbanos do sexo masculino podem se aposentar aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade trabalhadores rurais do sexo masculino podem se aposentar a os 60 anos e do sexo feminino aos 55 anos de idade.
Questão 4/5 - Gestão de Cargos e Salários 
“Os passos ou etapa s envolvidas no processo de análise de cargos levam 
em conta o fato de que as empresas estão em constante processo de mudanças. Para tanto, é necessário que os cargos sejam redefinidos, reescritos e realinhados constantemente para acompanhar às mudanças organizacionais.” (MORENO, 2014 , p.38) Dentro deste processo é importante frisar que seis passos são indispensáveis para sua execução efetivas. Cite -os e escolha três deles para explicar.
1: examinar a estrutura da organização e a quantidade de cargos 
2 :definir a metodologia de coleta dos dados para analise de cargos 
3 : selecionar os cargos a serem analisados 
 4 : coligir os dados necessários para a analise de cargos. É o estudo que se faz para 
coligir informações sobre as tarefas componentes do cargos e as especificações exigidas dos seus ocupantes. 
 5 :preparar a descrição dos cargos. 
A descrição do cargo é o relato das tarefas descritas de forma organizada. 
6 :preparar a especificação dos cargos. É o relato dos requisitos, 
responsabilidade e incômodos impostos aos ocupantes dos cargos. 
Questão 5/5 - Gestão de Cargos e Salários 
Chiavenato (2009, p. 23), aponta que cada organização deve estruturar seu próprio plano de carreira, pois se trata de um importante instrumento de desenvolvimento para as organizações. 
Existem parâmetros básicos para se estruturar um plano de carreira. Um profissional de RH ao propor um plano de carreira deve observar estes parâmetros básicos. Relacione quais são estes parâmetros.
Res: formação escolar necessária para cada cargo experiência profissional prévia para cada cargo, mesmo em funções correlatadas capacitação funcional por meio de cursos e estágios de aperfeiçoamento desempenho funcional no cargo e na organização

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes