Buscar

APOL NOTA 100 ANÁLISE DO DISCURSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O contexto em que os interlocutores intercambiam significados não está desprovido de valor social. Na visão de Halliday, todo contexto verbal é uma construção semiótica, apresenta uma forma (derivada da cultura) que capacita os participantes a predizer características do registro predominante e, portanto, permite a compreensão mútua à medida que a interação prossegue”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira. Contexto e funcionamento do discurso oral. <http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/maluv_contexto_funcionamento_discurso.pdf>. Acesso em 21 dez. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao contexto, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os contextos culturais estão desconectados da linguagem, por isso, o contexto não interfere nessa relação.
	
	B
	As pessoas se comunicam umas com as outras em contextos interpessoais dotados de significados culturais que determinam o que elas dizem.
Você acertou!
A relação entre o que dizemos e o contexto em que isso ocorre está no fato de que os contextos atuam como construtos semióticos que permitem as pessoas saberem como agir em determinadas situações. Segundo Halliday, “o contexto assume uma parte na determinação do que dizemos; e o que dizemos assume uma parte na determinação do contexto” (livro-base, p. 53).
	
	C
	Contexto se conceitua como cada cultura decide se comportar linguisticamente na sociedade.
	
	D
	Embora exista alguma relação entre contexto e linguagem, não existe uma base social que comprove isso.
	
	E
	As pessoas se comunicam nos contextos que determinam apenas a necessidade que elas têm de dizer o que pensam umas das outras.
Questão 2/5 - Análise do Discurso
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “A [Análise do Discurso Crítica] ADC estuda as interações sociais a partir da análise de textos. Não se trata de um estudo puramente sociológico, no entanto, nem de uma abordagem exaustivamente linguística dos textos. A [Análise do Discurso] AD como um todo se insere no limiar entre esses dois pontos, buscando a relação do elemento linguístico com o elemento social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Lucas Piter Alves. A ADC Faircloughiana: Concepções e reflexões. http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/ensaios/003.pdf>. Acesso em 29 nov. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa que está de acordo com os princípios que norteiam as pesquisas na Análise do Discurso Crítica — ADC.
Nota: 20.0
	
	A
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a investigação de problemas de cunho sociodiscursivos, a interdisciplinaridade e o interesse em desnaturalizar o funcionamento ideológico de textos.
Você acertou!
Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a investigação de problemas de cunho sociodiscursivos, a interdisciplinaridade e o interesse em desnaturalizar o funcionamento ideológico de textos e clareza da posição que os analistas adotam em suas pesquisas (livro-base, p. 44,45).
	
	B
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a relação entre os gêneros textuais e a gramática de base normativa.
	
	C
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são os trabalhos voltados para a elaboração de regras gramaticais.
	
	D
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são os métodos de correção de erros da fala e os trabalhos relacionadas à aquisição da fala.
	
	E
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são a interferência dos meios sociais e culturais na boa escrita e os problemas de escrita em contextos informais.
Questão 3/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A priori, a principal diferença seria que para o funcionalismo a língua é analisada no uso, nas situações comunicativas e como função que desempenha na frase, e não como estrutura estável e pressuposta e muito menos como aquisição inata, já que, para os funcionalistas, aprendemos o sistema linguístico subjacente ao uso, portanto, surge a oposição entre desempenho e competência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERANDO LETRAS, Breve introdução ao funcionalismo linguístico. <http://gerandoletras.blogspot.com.br/2011/06/breve-introducao-ao-funcionalismo.html>. Acesso em 25 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, o pressuposto teórico que explica a relação entre linguagem e sociedade é:
Nota: 20.0
	
	A
	Estruturalismo
	
	B
	Positivismo
	
	C
	Behaviorismo
	
	D
	Feudalismo
	
	E
	Funcionalismo
Você acertou!
Os linguistas procuravam um novo modelo que pudesse explicar a relação entre linguagem e sociedade. O paradigma formalista ou estruturalista já não satisfazia os anseios por respostas, pois defendia uma concepção de linguagem como objeto autônomo, cuja estrutura era estudada dissociada de seu uso (livro-base, p. 27).
Questão 4/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
 "Quando me refiro a uma linguística crítica, quero, antes de mais nada, me referir a uma linguística voltada para questões práticas. Não é a simples aplicação da teoria para fins práticos, mas pensar a própria teoria de forma diferente, nunca perdendo de vista o fato de que o nosso trabalho tem que ter alguma relevância. Relevância para as nossas vidas, para a sociedade de modo geral".
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: SIGNORINI Inês. Resenha do livro: RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e questão ética. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200011>. Acesso em 25 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade em relação à Linguística Crítica, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O objetivo da linguística crítica era investigar a forma como os seres humanos aprendem a linguagem quando são pequenos.
	
	B
	A Linguística Crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas.
Você acertou!
A Linguística Crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas, defendo a ideia de que a análise linguística deverá ser um instrumento valioso para o estudo dos processos ideológicos que medeiam as relações de poder e controle (livro-base, p. 30). A LC surgiu como uma linguística instrumental cujo objetivo era revelar a ideologia implícita no discurso público e tinha como principal eixo o entendimento da linguagem como prática social (livro-base, p. 31).
	
	C
	O objetivo principal da Linguística Crítica era o de investigar as relações entre a fala e a ortografia dos seres humanos com problemas de fala e de escrita.
	
	D
	A Linguística Crítica se propunha a investigar apenas a língua escrita publicada em meios oficiais.
	
	E
	A Linguística Crítica tinha por principal objetivo elaborar os discursos dos reis e soberanos.
Questão 5/5 - Análise do Discurso
Leia o extrato de texto a seguir:
“No final dos anos 1960, Michel Pêcheux (1938–1983), então pesquisador da École Normale Supérieure (ENS Paris), propõe a teoria da Análise de Discurso na França. Para a proposição de sua teoria, Pêcheux baseou-se em importantes estudos realizados por Canguilhem e Althusser”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: BRASIL, Luciana Leão. Michel Pêcheux e a teoria da Análise de Discurso: Desdobramentosimportantes para a compreensão de uma tipologia discursiva. <https://www.revistas.ufg.br/lep/article/viewFile/32465/17293>. Acesso em 25 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação à obra de Michel Pêcheux sobre Análise do Discurso, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A publicação da obra de Labov deu início à análise da conversação francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na Linguística
	
	B
	A publicação da obra de Karl Marx sucedeu a análise cognitivista francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na Linguística ligada ao discurso e às práticas sociais.
	
	C
	A publicação da obra de Michel Pêcheux deu início à Análise do Discurso francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na Linguística muito mais preocupada em analisar as questões relacionadas à língua, ao discurso e às práticas sociais.
Você acertou!
A publicação da obra de Michel Pêcheux deu início à Análise do Discurso francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na Linguística muito mais preocupada em analisar as questões relacionadas à língua, ao discurso e às práticas sociais (livro-base, p. 28).
	
	D
	A publicação da obra de Piaget deu início à pragmática francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na Linguística.
	
	E
	A publicação da obra de Monteiro Lobato deu início à gramática francesa no século XIX.

Outros materiais