Buscar

discursiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escreva a resposta com as suas palavras com base no texto proposto, o livro da disciplina e a aula virtual sobre o tema. Respostas total ou parcialmente copiadas do livro ou da internet não serão validadas.
Qual a situação do processo de inclusão nas escolas brasileiras atualmente? 
A escola possui a diversidade como valor, nas escolas brasileiras, este é o momento que está sendo vivido, avanços estão sendo notados nos ambientes escolares. Como um todo podemos afirmar que o processo está mais resistente a inclusão nas redes de ensino público, visto que hoje em dia há muitos mais matriculas para a inclusão educacional do que nos anos anteriores como mostram estatísticas apontadas pelo professor Claudio Baptista no texto base. 
Como deve se dar a formação de professores para o trabalho com a criança com deficiência? 
Atualmente não é obrigatório que todas as redes de ensino superior disponham de uma disciplina relacionada a inclusão escolar, mas algumas redes já disponibilizam em sua matriz curricular dos cursos de licenciatura, disciplinas tanto para inclusão escolar quanto para educação especial de forma obrigatória para formação do curso. Cada dia a inclusão de torna algo a ser discutido e aproveitado, assim como as redes de ensino comum também deveriam disponibilizar uma extensão afim de orientar os professores sobre como lidar com situações e até mesmo facilitar de alguma forma esta inclusão. 
Quais os principais desafios para a inclusão nas instituições de ensino?
A inclusão escolar é um assunto muito discutido nos tempos atuais, principalmente nas escolas municipais e estaduais onde se encontra um maior nível de crescimento nas matrículas dos últimos anos. Porém, mesmo com este crescimento, ainda se nota que um dos maiores desafios, encontram-se na adaptação do local para suprir as necessidades de acesso do aluno incluso. Nas salas de aula, são postos ajudantes dos professores que estão no apoio, não diretamente para um atendimento exclusivo na a inclusão do aluno com deficiência, mas sim para que este movimento seja mais rico dentro da aprendizagem em conjunto.

Outros materiais