Buscar

O consumo do suco de beterraba por atleta

Prévia do material em texto

O consumo do suco de beterraba por atleta é devido os efeitos do óxido nítrico (resultado da conversão do nitrato), onde este possui ação de relaxamento do músculo liso da camada interna dos vasos sanguíneos, gerando a vasodilatação (aumenta o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão artérial) e a broncodilatação. Estimula a angiogênese (desenvolvimento de novos vasos sanguíneos nos tecidos), biogênese mitocondrial, ou seja, o nascimento de novas mitocôndrias (importante na transformação de macronutrientes em ATP), captação de glicose e maior sensibilidade por íons de cálcio.
Estudos recentes vêm demonstrando que o consumo de nitrato, de forma aguda ou crônica, melhora a performance em exercícios de longa duração (provas e treinos mais longos) e de força. Desta forma, o atleta com a suplementação de suco de beterraba gasta menos energia para realizar a mesma atividade economizando energia, fica mais resistente à fadiga muscular, melhora a força e o desempenho no exercício.
A utilização do suco do vegetal é feita antes do treino/prova pela sua capacidade vasodilatadora e fornecedora de energia, e pós treino para a recuperação muscular.

Continue navegando