Buscar

RESPOSTAS 12.05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS
O foro competente é o o foro de qualquer um dos bens imóveis deixados pelo autor da herança, ou seja conforme o art. 48, § único, II, CPC, o inventário pode ser aberto no foro de Campos, São Paulo ou Fortaleza. Para este caso, é competente o juízo civil da sucessão.
a) Existe conexão entre as ações, pois a causa de pedir é a mesma, porém as partes são diferentes, e desta forma atende ao que está previsto no art 55, CPC.
b) O juízo prevento é o da 1ª vara cível, pois foi o primeiro a receber a demanda. O fundamento legal que podemos citar é o art. 59 CPC.
a) O critério adotado para escolha da comarca de Linhares foi o territorial.
b) A competência pode ser caracterizada como absoluta, pois tem interesse público.
c) Sim, o juiz agiu corretamente. Os artidos que p	odemos usar para justificar a assertiva do juiz é o 109, § 2º, CF e o 51, CPC, que tornam competentes as demandas em que a União for ré, ou seja ainda que a matéria seja de competência dos juízes federais, poderá ser julgado no foro de domicílio do autor.
d) Caso o juiz estivesse errado, a consequência seria a prevista no art. 64, § 4º, CPC, que seria a nulidade dos atos decisórios, ou seja, invalidação dos atos decisórios já praticados, até que outra seja proferida.

Outros materiais