Buscar

Prova parcial em 16 04 2018

Prévia do material em texto

»  de 50 min.
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
		
	VERIFICAR E FINALIZAR
	Aluno: MARLESSON JOSE PINHEIRO DA SILVA
	Matrícula: 201802408428
	Disciplina: CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Analise esta afirmação de Everardo Rocha: (...) trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Partindo desta premissa, estamos nos referindo, ao conceito de:
	
	
	
	
	e) Etnografia
	
	
	d) Relativismo cultural
	
	
	b) Antropologia
	
	
	c) Etnocentrismo
	
	
	a) Sociologia
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A primeira geração de antropólogos formulava suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I. A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II. Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III. A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Qual o objeto de estudo da sociologia?
	
	
	
	
	As diferentes culturas do mundo.
	
	
	As diferenças de costumes e valores de um grupo para outro.
	
	
	As relações sociais que os homens estabelecem com outros homens por meio de instituições sociais.
	
	
	As diferenças de costumes e valores de um lugar para outro.
	
	
	As relações de poder que se estabelecem na sociedade.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O nome sociologia surgiu, no século XIX e era similar ao termo FÍSICA SOCIAL. O criador da sociologia, acreditava ser possível submeter a ciência da sociedade aos mesmos pressupostos metodológicos advindos das ciências naturais. Indique o nome do autor, criador da SOCIOLOGIA:
	
	
	
	
	Saint - Simon.
	
	
	Francis Bacon
	
	
	Auguste Comte
	
	
	Nicolau Copérnico.
	
	
	Charles Fourier
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Em sua obra "A Divisão do Trabalho Social", Émile Durkheim afirma que enquanto seres socializados possuímos, simultaneamente, uma consciência individual e uma consciência coletiva, sendo que para o autor:
	
	
	
	
	existiria sempre uma preponderância do coletivo sobre o individual.
	
	
	todo este processo é regido por leis biológicas, cuja identificação é o objeto de estudo da Sociologia que se apresenta como uma ciência positiva.
	
	
	ambos os campos interagem de modo dialético, sendo impossível delimitar qual deles é preponderante.
	
	
	são os indivíduos que dão significado a sua existência e exercem supremacia sobre a coletividade.
	
	
	a consciência individual sempre prevaleceria sempre sobre o coletivo.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Segundo Émile Durkheim os fatos sociais devem ser tratados como "coisas", devem ser observados com distanciamento, objetividade. Na concepção do autor isto se deve:
	
	
	
	
	à necessidade do cientista social não se envolver com o objeto de estudo, mantendo a objetividade e a neutralidade científica.
	
	
	às características dos fatos sociais, que devem ser percebidos como subjetivos conforme as pesquisas da Física e da Química.
	
	
	às características metodológicas da Sociologia que precisa se apresentar como uma ciência engajada, visando mudanças sociais radicais.
	
	
	ao cuidado de evitar a manipulação teórica e o plágio, nos resultados obtidos nas diferentes formas de pesquisa de campo.
	
	
	ao sentido intuitivo da pesquisa sociológica, para equipará-la ao patamar das ciências naturais e exatas.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
	
	
	
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	
	
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
	
	
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de
	
	
	
	
	reforço da consciência coletiva.
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	
	conscientização e politização.
	
	
	manutenção da alienação.
	
	
	emancipação de classe.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		"A burguesia desnudou de sua auréola toda ocupação até agora honrada e admirada com respeito reverente. Converteu o médico, o advogado, o padre, o poeta e o cientista em seus operários assalariados". (Manifesto Comunista, Marx e Engels)
Marx discute em sua obra as importantes transformações que o capitalismo impõe às relações de trabalho. Qual transformação nas relações de trabalho que marca a consolidação do capitalismo como modo de produção?
	
	
	
	
	todo trabalho transforma-se em emprego, protegido por uma legislação trabalhista.
	
	
	as relações de trabalho passam a ser objeto de comunicação, sendo negociado em conversações.
	
	
	o trabalho é remunerado na medida justa do valor que agrega as mercadorias.
	
	
	o trabalho manual é valorizado, ganhando novo status social, em detrimento do trabalho intelectual.
	
	
	o trabalho é transformado em mercadoria, o trabalhador vende sua força de trabalho em troca de um salário.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		As escolas deveriam formar indivíduos integralmente desenvolvidos, isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual.Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
	
	
	
	
	Lévi-Strauss
	
	
	Karl Marx
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	August Comte
	
	
	Max Weber

Continue navegando