Buscar

Exercicio - Bioquimica

Prévia do material em texto

Atividade Parte 1.
1- O que são proteinas e quais são as funções?
R= Proteínas são polímeros de 100 ou mais aminoácidos. Elas possuem funções estruturais, de reserva, de transporte, de movimento, protetora, catalítica e hormonal.
2- Em quais estruturas das células as proteinas são encontradas?
R= As proteinas são encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são essenciais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
3- O que são os aminoácidos? O que os diferencia?
R= Os aminoácido, como o próprio nome diz é composto por uma Amina (NH2) e um Ácido Carboxílico (COOH). Tendo ainda um Hidrogênio (H) e um Radical (R) ligados ao Carbono. E o que diferencia um aminoácido um do outro é o Radical.
4- O que é ponto isoeletrico de um aminoácido? Qual é a carga eletrica líquida do aminoácido em solução com pH abaixo e acima do seu ponto isoeletrico?
R= O ponto isoeletrico de um aminoácido é definido como o valor de pH para o qual a carga total do aminoácido é nula. A carga eletrica liquida do aminoácido em solução com pH abaixo do seu ponto isoeletrico, adquire carga positiva, pois os grupos funcionais tendem a estar protonados (captam H+) porém quando essa carga elétrica está acima do seu ponto isoeletrico a carga total é negativa, pois os grupos funcionais tendem a estar predominantemente desprotonados (perdem H+).
5- O que você entende por entende por estrutura primária de uma proteina? Que informações importantes ela nos fornece?
R=Estrutura primária é simplesmente a sequência de aminoácidos que a compõe, além das ligações peptídicas realizadas entre os aminoácidos. As informações que ela nos fornece diz respeito a uma modificação na estrutura primária pode afetar a conformação e a função da proteína.
6- O que é estrutura secundária de um a proteína? Que tipos de interações químicas estabilizam este tipo de estrutura? 
R= São estruturas regulares formadas por um padrão regular de pontes de hidrogênio entre os grupamentos peptídicos. Suas interações são: α hélice 1, pontes de hidrogênio 2, Aminoácidos por passo (3,6 AA) 3, Aminoácidos que quebram uma α -Hélice prolina aminoácidos carregados (glutamato, aspartato, histidina, lisina, e arginina. aminoácidos com cadeias laterais ( R ) volumosas triptofano, valina, leucina e isoleucina.
7- Quais as características da a-hélice? O que a desestabiliza?
R= A α-hélice é um a hélice orientada para a direita, com as ligações peptídicas localizadas na parte interna e os radicais se estendendo p ara fora. Ela é estabilizada pela formação regular de pontes de H paralelas ao eixo da hélice. 
8- Quais as características estruturais da b-folha?
R= Duas ou m ais fitas β conectadas por pontes de hidrogênio se reúnem formando as folhas. As voltas reversas conectam fitas de folhas β antiparalelas. 
9- O que é estrutura terciária? Quais são as forças que a mantêm? Por que alterações de pH destroem a estrutura terciária? 
R= É um tipo de estrutura tridimensional da proteína. Interação hidrófoba entre os aminoácidos no interior são as forças que a mantém. Porque ocorre a quebra as pontes de H, ligações iônicas e pontes dissulfeto.
10- O que são proteínas simples? E compostas?
R= Proteínas simples são também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Proteínas conjugadas estão compostas de proteína simples combinada com alguma substância de natureza não- protéica. 
11- Quais as principais características estruturais das proteínas quaternárias?
R= As principais características é a agregação de 2 ou mais cadeias polipeptídicas, cada cadeia individual é chamada de subunidade, as subunidades podem ser idênticas ou diferentes, na maioria dos casos, as subunidades são mantidas unidas por interações não covalentes. 
12- O que é desnaturação de uma proteína e como ela ocorre?
R= A desnaturação é um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de pH, força iônica, entre outras. A proteína perde a sua estrutura tridimensional e, portanto, as suas propriedades. Ela ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, a proteína perca sua atividade biológica característica.
13- O que são proteínas fibrosas? E globulares?
R= As proteínas fibrosas na sua maioria são insolúveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados. E as proteínas globulares são geralmente solúveis nos solventes aquosos e são mais ou menos esféricas.
14- Explique por que somente o aminoácido alanina não apresenta isomeria ótica.
R= O motivo do aminoácido alanina, deve-se fato do mesmo não ser obtido por meio da hidrólise de proteínas em condições suficientemente suaves.
Atividade Parte 2
1- Defina ácidos e bases no conceito de Bronsted, mostrando exemplos.
R= Na teoria de Bronsted os ácidos são definidos como toda espécie química capaz de doar um próton (H+(aq)) e as bases é toda espécie capaz de receber um próton (H+(aq))
Exemplos: HCl(g)+ H2O(l) → H3O+(aq) + Cl-(aq).
2- Qual o pH de soluções 0,1M dos ácidos fortes HCI e HNO3?
3- Use a equação henderson -hasselbach para calcular o grau da dissociação dos acido fracos a) H2S (Ka= 1x10-7) b) ácido cético ( ka= 2x10-5) em soluções 0,1M. Qual o pH dessas soluções?
4- Esquematize a curva de titulação de 1 litro de água de uma solução de 0,1 M H3PO4 com uma solução de 10M NaOH colocando pH (eixo y) em função de volume de base adicional (eixo x). Indicar os pontos na titulação (volumes de NaOH) em que o pH equivale cada um dos pKas do ácido.
5- Os valores do pH= 2, pH=7 e pH= 9 são respectivamente de soluções: 
 a) ácidas, básicas e neutras;
 b) básicas, ácidas e neutras;
c) neutras, ácidas e básicas;
d) neutras, ácidas e ácidas.
6- A quantidade de água nas células e nos tecidos.
a) tende a diminuir com o aumento da idade.
b) tende a aumentar com o aumento da idade.
c) permanece constante com o aumento da idade.
d) não tem qualquer relação com a idade.
e) tem ralação com a idade, mas é a mesma em qualquer espécie.
7- Com relação ao papel desempenho pela água nas estruturas celulares dos seres vivos, qual das afirmações não é correta?
a) É o veículo de eliminação dos excretas provenientes do metabolismo celular;
b) Age como catalisador enzimático de numerosas reações intracelulares;
c) Oferece grandes condições de estabilidade aos coloides protoplasmáticos;
d) Tem participação direta nos fenômenos osmóticos entre a célula e o meio extracelular;
e) Participa das reações de hidrólise.
8- Das alternativas abaixo, referentes à química da célula viva, escolha as que são corretas: (O1) Das substâncias orgânicas que constituem a célula, podemos citar: carboidratos, lipídios, aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.(02) Dos componentes inorgânicos presentes na célula, a água é o mais abundante, tendo como função, entre outras, a de solvente de íons minerais e de muitas substâncias orgânicas.(04) Além de favorecer a ocorrência de reações químicas, a água é indispensável no transporte de substâncias.(08) Os sais minerais existentes na célula estão sob duas formas: imobilizados como componentes de estruturas esqueléticas e dissolvidos na água na forma de íons.(16)Quanto ao íon Mg + + (magnésio) é certo que tem papel importante na coagulação do sangue.
Dê como resposta a soma dos números das alternativas corretas.
a) 3 d) 15
b) 10 e) 47
c) 12 
9- Indique como se pode preparar 1L de um tampão a pH=7,0, capaz de manter o pH estável com adição de 10mlde HCL 0,1,dispondo-se das soluções:
a) 1M H3PO4;
b) 1M ácido acético; 
c) 1M NaOH.
10) A taxa de água em um organismo pode variar de acordo com alguns. São eles:
a) espécie, enzimas e proteínas;
b) idade, espécie é proteínas;
c) atividade, idade e espécie;
d) atividade, enzimas e proteínas;
e) idade, enzimas e proteínas.
11- Dos componentes da matéria viva, quais deles existem em maior proporção em qualquer célula?
a) Proteínas
b) Hidratos de carbono
c) Lipídios
d) Água
e) Eletrólitos
 
12- O papel principal do íon PO4- na célula é:
a) manter o equilíbrio osmótico;
b) formar ligações de alta energia;
c) atuar como oxidante energético;
d) regular o equilíbrio ácido-base;
e) atuar como catalizador em relações metabólicas.
13- Por que se diz que os seres vivos jamais estão em equilíbrio como meio ambiente?
R= Os seres vivos nunca estão em equilíbrio estático com o ambiente devido às moléculas e os íons contidos no interior dos organismos vivos diferirem em tipo e concentração das existentes no meio ambiente. Sendo assim um organismo vivo só alcançaria o estado de equilíbrio com o meio a partir de sua morte e decomposição, onde perderia sua capacidade de obter energia a partir dos alimentos, não podendo manter seus níveis de concentração.
14- O que é o Equilíbrio Dinâmico (Steady State) observado em relação às substâncias presentes no interior dos organismos?
R= O equilíbrio dinâmico acontece quando a velocidade de aparecimento de um componente celular é contrabalançada exatamente pelavelocidade de seu desaparecimento. Isso explica então a quantidade de hemoglobina e glicose no sangue permanecer quase sempre constante, pois a velocidade de síntese ou de ingestão de cada uma delas equilibra-se com a velocidade de quebra, consumo ou conversão em outro produto.
15- Termodinamicamente, como agem os organismos sobre a Matéria e a Energia do meio ambiente?
R= Durante astransduções metabólicas, a entropia (grau de desordem de um sistema) aumenta à medida que diminui a energia potencial das moléculas complexas (açucares, gorduras). Os organismos vivos extraem energia do ambiente, convertem em parte em energia útil para a produção de trabalho e outra retorna para o meio na forma de calor, liberam moléculas de produtos finais, os quais são menos organizados do que o alimentoinicial, aumentando assim a entropia do universo. Um efeito dessas transformações é aumento na ordem por meio da formação de macromoléculas complexas.
16- Quais são as bases físicas do mundo bioquímico?
R= Células vivas e organismos devem executar trabalhos para se manterem vivos e se reproduzir. A síntese contínua de componentes celulares requer trabalho químico, a acumulação e retenção de água.
17- Quais os elementos estruturais comuns aos diferentes tipos celulares? Compare procariontes e eucariontes.
R= 
18- Qual o formato geral da molécula da água?
R= 0 = H20
 H	H
19- Qual o papel das pontes de H nos pontos de fusão e ebulição?
R= O papel da ponte de hidrogênio é aumentar o ponto de fusão e o ponto de ebulição, pois como as ligações são mais intensas a força necessária para quebra-las passa a ser maior.
20- Que outros grupos funcionais das biomoléculas podem formar pontes de H? Por que grupos CH não formam pontes de H?
R= Os ácidos carboxílicos ionizados, aminas protonadas, ésteres ou anidridos fosfóficos. Por que nos grupos CH as pontes de H são desprezíveis.
21- Cite alguns dos grupos funcionais das biomoléculas capazes de interagir eletrostaticamente com a água?
R= Os ácidos carboxílicos ionizados.
22- Que propriedade física do oxigênio contribui para que a concentração dessa substância seja limitante para o organismo aquático de águas profundas?
R= 
22- O que é uma substância anfipática? Dê um exemplo.
R= São moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica, e uma região hidrofóbica. Exemplo: Dodecil sulfato de sódio (aniônico).
23- Compare as interações fracas (pontes de H, interações iônicas, interações hidrofobicas, interações de van der waals) entre si e com ligaçoes covalentes, em termos de seus niveis energeticos.
R= 
24- Por que o produto da ionização da água (Kw) a 25ºC é igual a 1 x 10-14? 
R= Por que o produto da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido.
25- 	Qual a relação entre Kw e a escala de pH?
R= É A multiplicação entre os íons hidrônio e hidróxido
26- Defina pH e pKa e explique suas diferenças.
R= O pH é o que chamamos de potencial de Hidrogênio. É apenas uma medida que diz se a substância tem pouco ou muito H+ e a classificação a que ela pertence, de acordo com o pH. Já o pka seria o pH do ácido.
27- Quando se perde um proton um ácido transforma-se: 
 a) numa especie de altamente reativa;
 b) no seu ácido conjugado;
 c) na sua base conjugada;
 d) num ion hidroxido.
28- As soluções tampões
a) Têm sempre um pH de 7;
b) só raramente

Continue navegando