Buscar

Atividade Discursiva Éticas e Relações Humanas no Trabalho

Prévia do material em texto

“O trabalho sempre foi um elemento importante de definição das civilizações, já que determina a organização social das comunidades, sua cultura, seus costumes e suas ideias, de modo a criar instrumentos materiais de usos característicos. Em todas as investidas humanas faz-se presente a capacidade do trabalho humano, o que pode ser notado considerando-se desde o esforço pela conquista da terra e da civilização até a busca de melhores condições de vida. Não é por outra razão que, no prólogo da sua obra intitulada “A condição humana”, Hannah Arendt relata que o homem encheu seu coração quando olhou para os céus para contemplar uma de suas obras. Mas, o aspecto mais interessante dessa observação é a interpretação deste evento feita por Arendt, que o considerou como o primeiro passo dado pelo homem para a libertação humana de sua prisão na terra. A autora, assim, mostra o quanto os homens estão à frente da técnica, afirmando que a ciência apenas realizou aquilo que os humanos já haviam antecipado em sonhos. (SILVA, 2007, p.141)”. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 a valorização do trabalho humano é um dos pilares da ordem econômica nacional. Para que se tenha a devida compreensão a respeito da importância do princípio da valorização do trabalho, se faz necessário analisar três pontos da evolução histórica: a escravidão, a revolução industrial e os dias atuais.
Sob o enfoque da relação entre capital e trabalho nesses períodos históricos, disserte a respeito das principais características dessa evolução promovendo uma reflexão crítica a respeito do princípio da valorização do trabalho humano e sua aplicabilidade e alcance na atualidade.
Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 
Partindo de uma perspectiva histórica, a constituição de 88, promoveu diversas melhorias no processo de evolução do trabalho em nosso país, assim como a criação do CLT durante o período do Governo Vargas. 
Deste modo, é interessante notar, que após a ditadura, com o restabelecimento do direito de greve e a livre associação sindical profissional, o mercado de trabalho demandou novos ares para as políticas trabalhistas Brasileiras, de maneira que o salário mínimo fixado, firmaram elementos que já tinham sido apresentados décadas atrás. 
Por fim, hoje, o país vive um processo de crise econômica e política, onde a má gestão dos diversos setores do nosso país estão prejudicados, o que afeta de forma drástica o mercado de trabalho, gerando milhões de desempregos e aumentando o nicho de mercado informal, que cresce em abundância  em meio ao período que estamos vivendo. Por isso, em um futuro podemos ter novas especializações que dividam ainda mais o mercado formal das classes autônomas, fortalecendo nossa economia.

Continue navegando