Buscar

Sístese de cinamato de metila

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – DCF
QUÍMICA FARMACÊUTICA
PABLO FERREIRA DOS SANTOS - 11222839
Introdução
Na aula prática, preparou-se a síntese do cinamato de metila. Vimos que tal processo se dar por uma reação de esterificação do ácido cinâmico, uma reação reversível de álcool com um ácido na formação de éster e água. O cinamato de metila é um metil éster com um forte odor aromático adocicado, encontrado numa variedade de plantas, incluindo frutos, como o morango, por exemplo. É usado em indústrias de aromas e perfumes.
 Reação de esterificação do ácido cinâmico.
Objetivo
O objetivo da aula prática é obter o cinamato de metila.
Materiais e Reagentes
Erlemeyer (50mL);
Funil de separação;
Ácido cinâmico;
Metanol;
Ácido sulfúrico concentrado;
Acetado de etila;
Bicarbonato de sódio a 5%;
Sulfato de sódio anidro;
Água destilada.
Procedimento
Pesou – se 2,5g de ácido cinâmico e com auxilio de um pipeta foi adicionado 8,0 mL de metanol em um erlemeyer de 50mL. Com outra pipeta foi adicionado 0,6 mL de ácido sulfúrico concentrado e agitou-se cuidadosamente o frasco. Aqueceu – se em Banho-Maria a 65ºC por 1hora. Em seguida foi resfriado em temperatura ambiente e despejado em um funil de separação contendo 20mL de água e 15mL de acetato de etila. Foi agitado cuidadosamente sempre abrindo a torneira do funil de separação diminuindo a pressão, evitando uma possível explosão devido à ocorrência de formação de CO2, assim, em seguida foi feita a separação da fração orgânica. Após isso realizou - se uma lavagem na fração orgânica com 10mL de água seguido por 5mL de bicarbonato de sódio a 5% para remover resíduos de ácido cinâmico. 
Repetiu – se o processo separando mais uma vez a fração orgânica, agitando e liberando o gás, e lavada novamente com 5mL de bicarbonato de sódio a 5% e refeita a separação para ser realizada a lavagem com água 10 mL e separar o acetato. Por fim, foi realizado o descarte das frações aquosas e colocou – se a fração orgânica em um béquer seguido da adição de sulfato de sódio anidro para secar resíduos de água durante 10 min. Após o tempo foi feita a filtração do líquido e colocado para secar em banho-maria.

Outros materiais