Buscar

Aula_03

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
JOSÉ MACHADO CARREGOSA
Aula 3
OBJETIVOS:
1 - Conhecer as estruturas de mercado
2 – Compreender os preceitos constitucionais sobre a concorrência
3 – Analisar a Lei Antitruste brasileira e sua relação com as estruturas de mercado
2
Estruturas de Mercado
 Ao analisar o mercado pelo lado de como os fornecedores (oferta) estão organizados frente aos consumidores (demanda), tem-se as estruturas do mercado de bens e serviços.
3
Estruturas de Mercado
 Os mercados produtores estão estruturados de modo diferenciado, podendo ser classificado dos seguintes modos: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. 
4
a)Concorrência Perfeita
 A Concorrência Perfeita, ou competição pura, tem como característica principal a existência de um número muito grande de empresas produtoras e de compradores no mercado, onde nenhum destes possui condições suficientes de influenciar o mercado. (Art. 170 da CF Inciso IV)
5
a)Concorrência Perfeita
 a)A existência de um número muito grande de empresas produtoras e de compradores no mercado, onde nenhum destes possui condições suficientes de influenciar o mercado; b) Os bens, serviços ou produtos são padronizados, não diferenciados (homogêneos);
6
a)Concorrência Perfeita
c) As empresas não têm nenhum tipo de influência em relação aos preços dos produtos, informações privilegiadas, na realidade, este mercado é transparente;
d) Não existem impedimentos, acordos, restrições, barreiras à entrada ou saída de outras empresas no mercado (mobilidade);
7
b)- Monopólio 
 O monopólio é ausência de concorrência, é uma figura que se situa em sentido oposto ao da livre concorrência, pois tem o poder de influenciar o mercado, significando a existência de um único fornecedor, podendo neste caso, impor o preço que mais lhe provier para suas mercadorias. 
8
c)- Oligopólio
 
 O oligopólio é uma situação de concentração de mercado, é um tipo de mercado dominado por um reduzido número de grandes empresas, com alto grau de concentração, e estas empresas, influenciam no preço de mercado, o que leva a uma reação em face ao abuso do poder econômico. 
9
c)- Oligopólio
 
 Os oligopólios podem ainda se apresentar de forma diferenciada (Oligopólio Diferenciado), quando os produtos destas empresas apresentam diferentes níveis de diferenciação, ou concentrada (Oligopólio Concentrado), quando o produto das empresas participantes é homogêneo 
10
c)- Oligopólio – (Cartel)
 
 No cartel as empresas são independentes e, têm atuação no mesmo ramo, acordando entre si e, promovendo a dominação de mercado de modo geral, através da combinação de preços. Existe o domínio de mercado, aumentando os lucros, contrariando, a livre concorrência.
11
c)- Oligopólio – (Truste)
 
 No Truste, as empresas se organizam numa nova empresa para em conjunto dominarem o mercado, fornecendo um produto em comum, eliminando a concorrência e fixando um preço único conforme seus interesses. Esta é uma associação que pode se dar pela fusão ou combinação formal de empresas.
12
c)- Oligopólio – (Holding)
 
 No holding é criada uma sociedade empresarial juridicamente independente, seu objetivo será a de participação no capital de outras sociedades empresariais. Existe o objetivo de promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, visando engrandecer seus lucros. 
13
Abuso do Poder Econômico
 
 O art. 173, parágrafo 4° da Constituição Federal reprime o abuso do poder econômico para que não haja a dominação dos mercados, combatendo a eliminação da concorrência como também o aumento arbitrário dos lucros. reprimindo o abuso do poder econômico. 
14
Abuso do Poder Econômico
 
 Tal preceito constitucional foi complementado pela lei antitruste, Lei n° 8884 de 11 de junho de 1994, quase integralmente revogada pela Lei no. 12.529 de 30 de novembro de 2011, coibindo assim os atos de concentração, as infrações à ordem econômica, 
15
 
Constituição - Concorrência
 
 A Carta Magna de 1988 enfatiza o livre mercado através de seus princípios gerais, voltado para políticas públicas direcionadas ao bem estar social. Está voltada para o desenvolvimento econômico, através de ações do Estado na economia, conforme o artigo 170 e incisos.
16
 
Constituição - Concorrência
 
 Artigo 170 – “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa; tem por fim assegurar a todos a existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios”:
I - soberania nacional;
17
 
Constituição - Concorrência
 
 II - propriedade privada;
 III - função social da propriedade;
 IV - livre concorrência;
 V - defesa do consumidor;
 VI - defesa do meio ambiente [...];
 VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
18
 
Constituição - Concorrência
 
 VIII - busca do pleno emprego;
 IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte [...].
 & Único – É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
19
 
 
Lei Antitruste Brasileira 
 
 A Lei Antitruste Brasileira, Lei no. 12.529 de 30/11/2011, tem o intuito de restaurar o processo de concorrência no mercado e reprimir os abusos praticados no mercado de consumo. 
20
 
 
Lei Antitruste Brasileira 
 
 Art. 1o  [...] estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - SBDC e dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica, orientada pelos ditames constitucionais de liberdade de iniciativa, livre concorrência[...] e repressão ao abuso do poder econômico[...]
21
 
 
Lei Antitruste Brasileira 
 
 Art. 4o  O Cade é entidade judicante com jurisdição em todo o território nacional, que se constitui em autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com sede e foro no Distrito Federal, e competências previstas nesta Lei. 
22
 
 
Lei Antitruste Brasileira 
 
Art. 36.  Constituem infração da ordem econômica [...] 
I - limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa; 
II - dominar mercado relevante de bens ou serviços; 
III - aumentar arbitrariamente os lucros; [...]
23
 
 
Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - SBDC
 
 
 O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) é formado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda –SEAE e pela Secretaria de Direito Econômico - SDE. 
24
 
 
Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - SBDC
 
 
 O SEAE e a SDE têm função analítica e investigativa, atuando na instrução dos processos, enquanto que o CADE atua como um tribunal administrativo. As decisões do CADE não cabem recursos na esfera do Poder Executivo, podendo apenas sofrer revisão no Poder Judiciário. 
25
ECONOMIA POLÍTICA
JOSÉ MACHADO CARREGOSA
Atividade – Aula 3
ATIVIDADE
Empresas brasileiras adotam nova estrutura corporativa (O Globo On-Line, 26/01/2016)
 
 [...] A governança corporativa traduz uma cultura de responsabilidade e de visão estratégica. 
27
ATIVIDADE
 Além de fornecer diretrizes para o bom funcionamento da empresa — seja de capital aberto, fechado ou misto —, busca o equilíbrio entre os interesses de controladores,acionistas e diretoria. É preciso alinhar condutas para o bom desempenho da companhia. 
28
ATIVIDADE
 No Brasil, essa cultura começou a ganhar corpo no fim dos anos 1990, ao abranger conceitos de Administração, Contabilidade, Direito, Economia e Finanças.
29
ATIVIDADE
 O modelo empresarial brasileiro encontra-se num momento de transição. Em lugar de grandes oligopólios, empresas de administração exclusivamente familiar e controle acionário altamente concentrado, o país caminha para uma nova estrutura corporativa.
30
ATIVIDADE
 Esse ambiente é marcado pela participação crescente de investidores institucionais, pela pulverização do controle acionário das empresas e pelo foco na transparência da gestão. [...]
31
ATIVIDADE
Indagações:
Governança corporativa X preceitos constitucionais da livre concorrência; concentração de mercado (oligopólios) X novo modelo com investidores institucionais, e pela pulverização do controle acionário das empresas.
32

Continue navegando